MotoGP

Gardner supera Binder e faz na Holanda primeira pole na Moto2. Márquez é 4º

Remy Gardner tem motivos de sobra para comemorar na Holanda. Neste sábado (29), o piloto anotou o tempo de 1min36s572 na classificação em Assen e conquistou assim sua primeira pole-position na Moto2

Grande Prêmio / NATHALIA DE VIVO, de São Paulo
Remy Gardner encerrou o sábado (29) de classificação com o pé direito em Assen. Na tomada de tempos para o GP da Holanda, o piloto anotou o tempo de 1min36s572 para ficar com a pole-position da Moto2.

Primeiro, os pilotos foram para o traçado para brigar pelas quatro últimas vagas do Q2. Quem marcou tempo suficiente para avançar de fase foram Lorenzo Baldassarri, Jorge Navarro, Sam Lowes e Niccolò Bulega.

Enquanto, na fase final da tomada de tempos, as coisas começaram pouco movimentadas em terras holandesas. Binder surgia como o grande favorito a ficar com a posição de honra do grid de largada, se colocando na ponta desde o início.

Diversos competidores tentaram tirar a primeira colocação do #41, mas sem muito sucesso. Até que, nos minutos finais, o #87 tratou de fazer um tempo 0s110 melhor que do adversário para sair na frente.

O GP da Holanda de Moto2 está marcado para o domingo, às 7h20 (de Brasília). Acompanhe aqui a cobertura do GRANDE PRÊMIO.
Remy Gardner (Foto: Reprodução)
Paddockast #23
Lágimas em Le Mans



Baldassarri, Navarro, Lowes e Bulega passam para fase final da classificação
 
A classe intermediária foi a última a ir para a pista holandesa para a classificação. Quando o primeiro grupo foi ao traçado, o termômetro indicava 31ºC, enquanto o asfalto já batia os 49ºC. A velocidade dos ventos era de 8 km/h.
 
Os cinco primeiros minutos já haviam rodado em Assen, e o quarteto que conseguiu provisoriamente as vagas para o Q2 era Baldassarri, que anotou 1min37s053, Lowes, Navarro e Chantra.
 
Enquanto Lorenzo seguia na primeira colocação da folha de tempos, as coisas mudavam mais para trás. Lowes era o segundo, com Navarro e Bulega completando o top-4. Chantra, Aegerter, Manzi, Bendsneyder, Folger e Corsi fechavam o top-10.
 
Após o início mais movimentado da primeira fase da tomada de tempos, as coisas estavam mais calmas em Assen. Com menos de um minuto para a bandeira quadriculada, Baldassarri estava nos boxes, enquanto os demais pilotos seguiam na pista.
 
Mesmo com o piloto parado, nenhum competidor conseguiu bater seu tempo. Com isso, o #7, junto com Navarro, Lowes e Bulega avançaram para a fase final do classificatório para brigar pela pole-position.
 
Os quatro competidores então se uniram a Remy Gardner, Augusto Fernández, Jorge Martín, Marcel Schrotter, Enea Bastianini, Thomas Lüthi, Andrea Locatelli, Brad Binder, Iker Lecuona, Álex Márquez, Takaaki Nagashima, Fabio di Giannantonio, Xavi Vierge e Luca Marini para brigar pela pole.
 
Com os 15 últimos minutos do dia já rodando em Assen, não demorou muito para que os pilotos deixassem os boxes de suas equipes para irem para a pista para as voltas de instalação.
 
Ainda nos primeiros minutos, Baldassarri sofreu um grande revés ao ir para o chão na curva 5. O piloto acabou balançando em cima da moto e caindo, perdendo importante tempo de pista sem conseguir retomar a sessão.
 
Enquanto isso, na tabela, quem ficava com a posição de honra provisória era Brad Binder, que anotava 1min36s682. Quem vinha em segundo era Vierge, com Schrotter, Lowes e Márquez completando o top-5.
 
Sobravam quatro minutos no cronômetro para encerrar a sessão. O #41 da KTM Ajo seguia sendo o piloto a ser batido, com uma vantagem de apenas 0s034 para Vierge. Márquez vinha no terceiro posto.
 
Gardner esperou então até os últimos instantes para dar o seu bote. Com dois minutos para a bandeira quadriculada, o piloto anotou o tempo de 1min36s666 para bater Binder e assumir a pole provisória. No giro seguinte, baixou o tempo para 1min36s572.



Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.