Governo intercede, e MotoGP confirma GP de Portugal no calendário de 2025 e 2026
Depois de uma cobrança pública de Miguel Oliveira por apoio, o governo de Portugal intercedeu, decidiu apoiar e, assim, garantiu a permanência de Portimão no calendário da MotoGP pelos próximos dois anos
Depois de alguma incerteza, a MotoGP confirmou o GP de Portugal no calendário das temporada 2025 e 2026. O anúncio é resultado da interferência do governo local, que decidiu apoiar a etapa e, assim, assegurar a vaga de Portimão na programação.
Há algumas semanas, Miguel Oliveira fez uma cobrança pública ao governo, apontando para o impacto econômico do campeonato na região. Agora, Pedro Machado, secretário de turismo, reconhece a importância da etapa para mostrar o país ao mundo e, assim, fomentar o turismo.
Relacionadas
“O GP de MotoGP é um dos eventos esportivos mais visíveis no mundo, alcançando mais de 200 territórios e com uma base de fãs de mais de 500 milhões”, apontou Machado. “Estamos, portanto, falando de um evento que tem uma habilidade única de promover e projetar Portugal como destino turístico e como organizador de grandes eventos esportivos”, seguiu.
“Ao apoiar a organização dessas iniciativas, estamos fortalecendo a reputação e a atratividade do nosso país, e isso é muito importante do ponto de vista do turismo”, reconheceu. “Também tem um efeito imediato na economia local, que é igualmente significativo, já que é um evento que atrai milhares de pessoas ao longo de vários dias, incluindo espectadores e membros das equipes”, completou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Diretor-executivo do Autódromo Internacional do Algarve, Jaime Costa celebrou a permanência da MotoGP em Portimão.
“É uma enorme fonte de satisfação poder continuar recebendo uma etapa da MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve e ver o reconhecimento ao nosso esforço e trabalho, que é feito desde 2020”, frisou Costa. “O GP de Portugal e a nossa pista, com suas características únicas no calendário, já são uma referência para pilotos e equipes. O fato de termos assinado um contrato de dois anos nos permite olhar para o evento de uma maneira completamente diferente, com uma melhoria continua da experiência do espectador, para podermos alcançar um número recorde de visitantes ao nosso circuito e, consequentemente, ao país e a região, enfatizando o valor econômico agregado ao território. Já estamos trabalhando no GP de 2025 para que, mais uma vez, seja um evento único em Portugal”, encerrou.
Diretor-executivo da Dorna, a promotora do Mundial de Motovelocidade, Carmelo Ezpeleta celebrou a renovação e destacou que o GP de Portugal é um dos favoritos dos fãs e dos pilotos.
“Estamos muito felizes em anunciar que vamos correr em Portugal por, pelo menos, outros dois anos”, comemorou Ezpeleta. “Desde que fomos para o Autódromo Internacional do Algarve pela primeira vez, ele se tornou um dos favoritos de muitos fãs e pilotos, e é fácil entender o motivo”, seguiu.
“Não só é um bonito lugar para correr, mas o evento em si melhora ano a ano e estamos muito orgulhosos por podermos ter impacto positivo econômico, esportivo e social tão grandes na área. Estamos ansiosos para ver nossos fãs portugueses outra vez em 2025 e 2026”, encerrou.
A MotoGP volta na próxima semana com o GP da Indonésia, em Mandalika, para a 15ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.