GUIA 2020: Destaque em 2019, Quartararo segue na busca pela primeira vitória

Fabio Quartararo segue sendo o nome a chamar a atenção no grid da MotoGP. Após temporada de grandes brilhos em 2019, vem em 2020 no comando de uma M1 igual a de Maverick Viñales e Valentino Rossi e na busca de sua primeira vitória na classe rainha do Mundial de Motovelocidade


FABIO QUARTARARO É O NOME EM ALTA NA MOTOGP. Após um ano de muito sucesso em sua estreia na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, o francês chega com a moral alta para a temporada de 2020.
 
O piloto de 20 anos fez sua escalada da Moto2 tendo a SIC, equipe satélite da Yamaha, como porta de entrada. E desde o início já mostrava que teria uma campanha bastante promissora ao lado de seu companheiro Franco Morbidelli.
 
Antes, é preciso explicar que ‘El Diablo’ chegou ao Mundial com a nada fácil alcunha de ser o novo Márquez. Entretanto, sua passagem pelas categorias de base do motociclismo foi de pouco brilho e bastante discretas – foram apenas quatro pódios e uma vitória.
 
Portanto, quando chegou à MotoGP, carregava dúvidas e foi questionado. Mas não demorou muito para que conseguisse reverter a situação a seu favor e provar que era merecedor da vaga na classe rainha no comando de uma M1 de 2019, mas com um pouco menos de potência.

Fabio Quartararo (Foto: SIC)
Paddockast #50
GRANDES PROMESSAS QUE NÃO VINGARAM

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Aos poucos a velocidade foi aparecendo para o #20. No Catar, na abertura da temporada, foi apenas 16º, mas isso não desanimou. Já na etapa seguinte cruzou a linha de chegada na oitava colocação, e os resultados positivos vieram de pouco em pouco, impressionando a quem acompanhava.
 

Seu desempenho ao longo do campeonato somou seis pole-positions, ainda sendo o mais jovem competidor a sair da posição de honra do grid, além de sete aparições no pódio e brigas mano a mano com Marc Márquez – com o espanhol levando a melhor em todas as ocasiões.
 
Fabio somou 192 pontos ao final da temporada e fechou a classificação em uma impressionante quinta colocação e levou para casa do título de estreante do ano. Dos pilotos da Yamaha, ficou apenas atrás de Maverick Viñales, o terceiro; Valentino Rossi ficou em sétimo, com o companheiro Morbidelli em o décimo.
 
Para 2020, as expectativas são ainda maiores para a jovem estrela. Depois de encher os olhos dos figurões da montadora nipônica, o #20 vai comandar uma moto igual a dos titulares da equipe de fabrica – mesma carenagem e motor. Enquanto isso, Franco vai vir com uma M1 no meio termo entre o ano passado e o atual.

Fabio Quartararo (Foto: SIC)
Com uma moto ainda mais competitiva em mãos, o esperado é que, enfim, consiga subir pela primeira vez ao degrau mais alto do pódio. Se em seu ano de estreia pecou com erros de iniciante, hoje já está mais bem preparado e com os ‘calos’ das derrotas para o #93 da Honda.
 
E se as coisas caminharem como na pré-temporada, há grandes motivos para animação. O titular da SIC mostrou bom desempenho e grande adaptação com a atual moto, sendo presença constante na ponta da tabela de tempos e se mostrando satisfeito com a velocidade.
 
Ainda, a preocupação para 2020 será apenas sentar na moto e acelerar, pois não bastando já estar com contrato assinado para o próximo ano, Quartararo vai saltar para a Yamaha ao lado de Viñales, sendo a aposta de futuro para a equipe japonesa.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube