Honda ativa senso de urgência para reação na MotoGP: “Não podemos esperar até 2027”

Alberto Puig, chefe do time de fábrica da Honda na MotoGP, afirmou que a montadora não pode esperar a introdução do novo regulamento para voltar a vencer e admitiu inferioridade em relação a marcas europeias

A Honda é a fabricante com mais vitórias na história da MotoGP, mas passa por uma dura crise dentro das pistas. Com pouca performance nos últimos anos, viu outras montadoras crescerem no grid e terminou a temporada 2024 na última colocação nos Mundiais de Construtores e Equipes. Por isso, há um senso de urgência para recolocar o time no topo novamente.

Em entrevista ao site Autosport, Alberto Puig, chefe do time de fábrica da Honda, analisou a situação atual da montadora japonesa. O dirigente pontuou que não pode esperar até 2027, quando a MotoGP vai introduzir novo regulamento, para retomar as glórias que ficaram no passado.

“As marcas sempre vão encontrar maneiras para as motos serem mais e mais velozes. Com menos controles, menos aparelhagem, não importa. É difícil falar sobre isso, mas a Honda não pode esperar até 2027 para dar um salto, por isso precisamos pensar no próximo campeonato”, afirmou Puig.

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Honda já iniciou temporada com Aleix Espargaró, novo piloto de testes (Foto: Honda)

Questionado sobre a diferença que se formou entre as montadoras europeias e as japonesas, especialmente após a pandemia de Covid-19, Puig admitiu que não foi um único elemento que distanciou Honda e até Yamaha das demais concorrentes.

“É complicado pontuar um único motivo, mas a verdade é que a tecnologia na Europa melhorou muito recentemente, em todas as áreas. Temos apenas duas rodas, não quatro, então você deve ser bem preciso. Se falhar em algum elemento, com todos esses sistemas eletrônicos implementados, não será capaz de performar. Mas é verdade que as marcas japonesas sofreram mais durante a pandemia, pois os engenheiros não podiam viajar para o Japão”, concluiu.

Em busca de melhores resultados, a Honda decidiu se antecipar à pré-temporada e colocou Aleix Espargaró e Takaaki Nakagami para trabalhar mais cedo. Os dois pilotos de testes estarão em Buriram, na Tailândia, no fim da semana, para uma bateria de testes privados.

A Honda apresenta a nova versão da RC213V no dia 1º de fevereiro, pouco antes dos primeiros testes de pré-temporada, na Malásia. A satélite LCR, que vai competir com Johann Zarco e o novato Somkiat Chantra, exibe o equipamento na semana seguinte, no dia 8.

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

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