Honda contrata cofundador da Kalex para desenvolver chassi da RC213V na MotoGP

Em busca de melhores resultados na temporada 2024 da MotoGP, a Honda contratou Alex Baumgärtel para ajudar com o problemático chassi da moto que se mostrou instável no último campeonato

A Honda contratou Alex Baumgärtel, cofundador da Kalex, para ser consultor técnico da equipe dentro da MotoGP. Sem anúncio ou alarde, a montadora japonesa apenas o incluiu dentro dos boxes com o uniforme para o primeiro dia de testes da classe rainha do Mundial em Sepang, na Malásia, nesta terça-feira (6).

A Kalex foi fundada em 2008, em parceria com Klaus Hirsekorn. Desde então, tornou-se uma das maiores especialistas em chassis no mundo do motociclismo e domina a Moto2 com os últimos 11 títulos, além de ter acordos com a maior parte do grid na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade.

A parceria entre as duas marcas não é novidade. No ano passado, a Kalex produziu chassis para a RC213V a pedido da Honda para Marc Márquez e Joan Mir. Após os primeiros testes, os pilotos revelaram que não ficaram completamente confortáveis com as motos e utilizariam a versão criada pela montadora japonesa.

Stefan Bradl, piloto de testes da Honda, durante o shakedown em Sepang (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Essa contratação de Baumgärtel, porém, indica que a parceria deve ser renovada para 2024. Em Valência, no final do ano passado, os quatro pilotos da Honda utilizaram a versão atualizada da moto da Honda, assim como no shakedown da semana passada, já na Malásia.

Outro ponto importante a ser ressaltado é a reestruturação da Honda. Desde o ano passado, o time de fábrica na MotoGP tem mudado suas peças e tentado sair do mesmos nomes japoneses, buscando engenheiros e técnicos na Europa, assim como a rival Yamaha.

MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

LEIA TAMBÉM
📌 Pequena Gresini se posiciona entre gigantes, mas com missão árdua na MotoGP 2024
📌 Marini assume batata quente, mas acerta em se descolar do irmão e encarar Honda
📌 Bastianini assume responsabilidades, mas sabe: é tudo ou nada na MotoGP 2024
📌 Acosta chega como novo Marc Márquez na MotoGP: é justo com ele?
📌 MotoGP até cresce, mas ganhar terreno no campo global vai além de novo formato
📌 KTM avança, mas ainda distante de protagonismo na MotoGP: o que falta?

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.