Iannone supera disputa caseira, triunfa pela 1ª vez na MotoGP e encerra jejum da Ducati que vinha desde a era Stoner

Andrea Iannone conseguiu vencer uma disputa caseira com Andrea Dovizioso e colocou um fim ao jejum de vitórias da Ducati que vinha desde o GP da Austrália de 2010. Escoltado por Valentino Rossi, Jorge Lorenzo completa o pódio na Áustria

A Ducati, enfim, conseguiu. Quase seis anos depois de Casey Stoner colocar a fábrica de Bolonha no topo do pódio de Phillip Island, a Ducati voltou a ver a MotoGP de cima neste domingo (14). Andrea Iannone venceu uma disputa caseira com Andrea Dovizioso e teve a honra de conquistar o 32º triunfo da casa de Borgo Panigale.

 
Favorita à vitória deste o teste privado realizado em Spielberg, a Ducati confirmou a expectativa ao longo de todo o fim de semana, com seus pilotos se sucedendo na liderança das sessões.
 
No sábado, Iannone conquistou a pole-position com Valentino Rossi atrapalhando a dobradinha, mas a Yamaha não foi párea para a força da Desmosedici no Red Bull Ring. Amparados por um motor potente, Iannone e Dovizioso foram os protagonistas desta corrida que marca o retorno da MotoGP à Áustria após 19 anos.
Andrea Iannone venceu o GP da Áustria de MotoGP (Foto: Getty Images)
A classificação do Mundial de MotoGP após o GP da Áustria

Depois de muitas voltas sob o comando de Dovizioso, Iannone apareceu com menos de dez voltas para o fim para assumir a ponta com uma manobra limpa. Mesmo pressionado pelo companheiro de equipe, o ‘Maniac Joe’ não sucumbiu e conquistou seu primeiro triunfo na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

 
Depois de um início de fim de semana bem apagadinho, Jorge Lorenzo ressurgiu neste domingo, quase sempre escoltado por Rossi. Apesar de o italiano ter se aproximado bem algumas vezes, o #99 levou a melhor e completa o pódio.

Marc Márquez foi o autor de uma corrida corajosa. Depois de deslocar o ombro em um tombo no sábado, o #93 correu sem analgésicos. Apesar de ter feito um bom inicio de prova, o espanhol acabou se isolando em quinto.
 
Maverick Viñales colocou a Suzuki no sexto posto, com Dani Pedrosa em sétimo, à frente de Scott Redding, Bradley Smith e Pol Espargaró.
Além de marcar o fim do jejum da Ducati, o triunfo deste domingo também encerra uma seca de Iannone, que não subia ao topo do pódio desde o GP da Itália de 2012, ainda na Moto2. A casa de Bolonha também não conseguia uma dobradinha desde que o GP da Austrália de 2007, com Stoner e Capirossi.
Com o resultado deste GP da Áustria, Márquez alcançou os 181 pontos e agora tem 43 de vantagem para Lorenzo. Rossi chegou aos 124, 19 a mais que Pedrosa, o quarto colocado. Viñales completa o top-5.
 
Saiba como foi o GP da Áustria de MotoGP:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Depois de duas etapas marcadas pelo clima instável, os pilotos da MotoGP, enfim, puderam curtir um pouco de sol. Antes da largada, a temperatura estava em 27°C, com o asfalto alcançando a marca de 45°C. A velocidade dos ventos estava em 8 km/h.
 
Confirmando a boa performance da Ducati na Áustria, Andrea Iannone conquistou sua segunda pole na MotoGP — a primeira desde 2015 — e lidera uma primeira fila completamente italiana à frente de Valentino Rossi e Andrea Dovizioso. Esta é a primeira vez que a Itália domina a primeira linha da grelha desde o GP do Japão de 2006, quando Loris Capirossi liderou o #46 e Marco Melandri na grelha.
 
Em busca de recuperação, Jorge Lorenzo sai em quarto, seguido por Marc Márquez, que tem seu pior grid desde o GP da Itália do ano passado. O espanhol sofreu uma queda no TL3 e deslocou o ombro esquerdo.
 
20º no grid, Jack Miller começou o dia com um susto. O australiano foi levado de helicóptero ao hospital de Leoben após sofrer uma queda no warm-up desta manhã. O titular da Marc VDS caiu na curva 8 e deu uma sequência de piruetas na brita.
 
Por conta de dores nas costelas, o piloto foi encaminhado para o hospital para ser submetido a uma tomografia. O exame identificou uma fratura na costela e também no punho, o que acabou por barrar a participação do australiano na prova.
Para este fim de semana, a Michelin levou pneus dianteiros macios, médios e duros, e traseiros médios e duros. A fábrica francesa precisou preparar novos compostos, já que foi surpreendida pelo nível de aderência da pista no teste realizado em julho.
 
Nas duas primeiras filas, apenas Iannone optou pelo pneu médio na traseira, com os demais escolhendo a borracha mais dura. Na frente, o #29 também fez a opção mais mole, com os demais optando pelos médios. Laverty, Smith e Hernández escolheram o mesmo pneu dianteiro de Andrea, mas ele foi o único com a borracha preta na traseira.
 
Quando as luzes se apagaram no Red Bull Rins, Iannone manteve a ponta, com Dovizioso passando Rossi pelo segundo lugar. Lorenzo era o quarto, com Márquez e Viñales na sequência.
 
Rossi logo respondeu ao ataque de Dovizioso e recuperou a segunda colocação, ainda coladinho com Iannone. 
 
Na abertura da volta seguinte, Rossi passou Iannone, com Lorenzo deixando Dovizioso para trás pouco depois.
Andrea Dovizioso chegou perto de sua segunda vitória na MotoGP, mas não deu (Foto: GEPA pictures/ Mario Kneisl)
Com uma Ducati bem forte na Áustria, Iannone retomou a ponta ainda na curva um, com Lorenzo e Dovizioso aproveitando um erro de Rossi para passar o italiano.
 
Ainda no fim do giro, Valentino recuperou o terceiro posto, já com 0s3 de atraso para o companheiro de equipe. Andrea, no entanto, não ficou quieto e tratou de recuperar a posição, mas levou o troco imediatamente, enquanto isso, Márquez ia colando.
 
Na ponta, Iannone seguia na liderança, com Lorenzo 0s040 atrás. Dovizioso era terceiro, com Márquez — sem analgésicos — superando Rossi.
 
Lorenzo fez uma tentativa de passar Iannone na curva seis, mas o italiano fechou a porta. Pouco depois, o #99 fez uma nova tentativa, desta vez na curva três e assumiu a ponta. O titular da Ducati seguiu na pressão e recuperou a liderança pouco depois.
 
Enquanto isso, Márquez, de novo, passou Rossi, que caiu para quinto, com Viñales por perto.
 
Ainda no início da disputa, a Direção de Prova puniu Héctor Barberá, Yonny Hernández, Álvaro Bautista, Stefan Bradl e Cal Crutchlow com um ride-through por queima de largada.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na ponta, Iannone, de novo, respondeu ao avanço de Lorenzo, que acabou superado por Dovizioso pouco depois. Rossi também passou Márquez e se instalou em quarto, 0s360 à frente de Marc.
 
No sexto giro, Márquez deixou a vantagem de Rossi subir para 0s6, mas logo reduziu a diferença um pouco. Viñales, por sua vez, vinha tentando encostar.
 
Virando mais rápido que os demais — 1min24s925 —, Rossi começou a se aproximar de Lorenzo, tentando brigar pelo pódio. Mais à frente, Dovizioso tentava chegar em Iannone.
 
Rossi não manteve o ritmo na volta seguinte e não conseguiu se aproximar tanto do companheiro de Yamaha, mas seguia vivo na disputa.
 
Na ponta, Iannone e Dovizioso estava, separados por basicamente nada, com o mais experiente dos Andrea pressionando o companheiro pela liderança da prova. 
 
Mais atrás, Pedrosa disputava a oitava posição com Laverty e logo subiria para o sétimo posto, já que Barberá ainda tinha um ride-through a cumprir.
 
Bradl, aliás, entrou nos boxes, mas acabou parando a moto, já que não tinha entendido que se tratava de uma punição. Assim, o germânico teria de voltar lá mais uma vez para reparar o erro.
 
Na nona volta, Dovizioso conseguiu passar Iannone na Rindt, a curva nove do Red Bull Ring. Assim que passou, o #4 logo abriu em relação ao companheiro de equipe, que colocou 0s5 para cima de Lorenzo, o terceiro colocado. Rossi vinha tentando chegar no #99, já 0s9 à frente de Márquez, que tinha Viñales colado atrás.
 
Na 11ª volta da disputa, Barberá recebeu de presente uma bandeira preta, já que permaneceu na pista ao invés de partir para os boxes para cumprir o ride-through.
 
Assim, já com 1s855 de margem para Laverty, Pedrosa assumiu o sétimo posto. Redding vinha em oitavo, à frente de Smith.
 
Na ponta, Dovizioso seguia longe de Iannone, que também ia folgado em relação a Lorenzo. Rossi seguia insistindo, mantendo a diferença em relação ao companheiro de equipe na casa de 0s1 ou 0s2.
 
Márquez, que ontem deslocou o ombro e corria sem analgésicos, não acompanhava o ritmo e já tinha 1s698 de atraso para Rossi.
Red Bull Ring lotou neste domingo (Foto: GEPA pictures/ Andreas Pranter)
Lorenzo subiu o ritmo um pouco e diminuiu a margem de Iannone, também se afastando ligeiramente de Rossi. Os pilotos da Ducati também subiram o passo, se afastando de novo de Jorge, mas se aproximando um do outro.
 
Iannone chegou a levar a vantagem de Dovizioso para 0s1 com uma volta em 1min24s697, mas o #4 ampliou a diferença mais uma vez. Atrás, Lorenzo ia mantendo Rossi 0s3 atrás.
 
Na 16ª volta, Iannone colou em Dovizioso, levando a diferença para 0s09. Seguro, Dovi apertou o passo no primeiro setor e se afastou de novo, com Lorenzo chegando perto do #29.
 
Mais atrás, Redding passou Laverty por dentro e assumiu o oitavo posto. Smith também superou Eugene e se instalou em nono.
 
Dominando a corrida, a dupla da Ducati não parecia preocupada com desgaste de pneus e nem consumo de combustível — que apareceram como preocupação na sexta e no sábado — e seguia em um ritmo forte, de olho no primeiro triunfo da marca de Bolonha desde 2010. Dovi, por exemplo, cravou 1min24s686 na 18ª volta da corrida.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quinto, Márquez abriu 3s1 em relação a Rossi e não conseguia se ver livre de Viçnales, que vinha 0s3 atrás. Sétimo, Pedrosa estava isolado, 6s à frente de Redding.
 
Com o ritmo forte dos ponteiros, Lorenzo voltou a se afastar, abrindo 1s186 de diferença para Iannone. Rossi, por outro lado, voltou a estar a 0s1 do piloto de Palma de Maiorca.
 
Com oito voltas para o fim, as Yamaha pareciam completamente fora da briga pela vitória, já que Iannone sustentava 1s3 de margem para Lorenzo.
 
No 21º giro, Iannone passou Dovizioso na freada da curva nove e assumiu o comando da prova, de cara se afastando um pouquinho do piloto de Forli. O #4 reagiu e encostou um pouco, mas o rival voltou a se afastar.

Iannone acabou por receber a bandeira da frente, seguido por Dovizioso e Lorenzo. Na última curva, Laverty caiu após um enrosco com Petrucci e não completou.

 

#GALERIA(5752)

MotoGP, GP da Áustria, Red Bull Ring, corrida:

1 29 ANDREA IANNONE ITA  DUCATI 39:46.255
2 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI +0.938
3 99 JORGE LORENZO ESP YAMAHA +3.389
4 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA +3.815
5 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA +11.813
6 25 MAVERICK VIÑALES ESP SUZUKI +14.341
7 26 DANI PEDROSA ESP HONDA +17.063
8 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI +29.437
9 38 BRADLEY SMITH ING TECH3 YAMAHA +37.094
10 44 POL ESPARGARÓ ESP TECH3 YAMAHA +39.765
11 9 DANILO PETRUCCI ITA PRAMAC DUCATI +39.766
12 51 MICHELE PIRRO ITA DUCATI +44.284
13 76 LORIS BAZ FRA AVINTIA DUCATI +45.004
14 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA +1:03.246
15 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA +1:12.448
16 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP APRILIA GRESINI +1:14.517
17 68 YONNY HERNÁNDEZ COL ASPAR DUCATI +1:36.510
18 50 EUGENE LAVERTY IRL ASPAR DUCATI +1:12.451
19 6 STEFAN BRADL ALE APRILIA GRESINI +1 volta
  41 ALEIX ESPARGARÓ ESP SUZUKI NC
  8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI DC
             
POLE ANDREA IANNONE ITA  DUCATI 1:23.142 186.9  km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA ANDREA IANNONE ITA  DUCATI 1:24.561 183.8 km/h
RECORDE NOVO CIRCUITO        
MELHOR VOLTA ANDREA IANNONE ITA  DUCATI 1:23.142 186.9 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 27ºC | pista: 46ºC
PADDOCK GP #41 ABORDA F1, MOTOGP, OLIMPÍADA E MORTE DE CLAUSON

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.