Ídolo, referência e lenda: mundo do esporte a motor reage à aposentadoria de Rossi

Tão logo Valentino Rossi anunciou que 2021 será a última temporada na MotoGP, as redes sociais foram tomadas de mensagens de atletas que fizeram um tributo ao italiano

O mundo do esporte a motor não tardou em reagir ao anúncio da aposentadoria de Valentino Rossi. Tão logo o heptacampeão da MotoGP anunciou que vai deixar a MotoGP no fim de semana, as redes sociais foram tomadas por tributos ao #46.

Colegas de MotoGP, de Mundial de Motovelocidade e até do Mundial de Superbike, manifestaram seu apreço por Rossi, mas também aproveitaram para agradecê-lo pelo papel desempenhado na popularização do esporte.

Valentino Rossi vai correr só até o final de 2021 na MotoGP (Foto: Reprodução/MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Falando aos jornalistas, muitos dos colegas da MotoGP ressaltaram o papel que Rossi teve em suas próprias trajetórias e o compararam com Michael Jordan, o lendário jogador de basquete dos Estados Unidos.

Joan Mir, piloto da Suzuki e campeão de 2020

“Você foi uma inspiração e um ídolo. Poder dividir as pistas com você durante os últimos anos foi um sonho que se tornou realidade. Obrigado, Vale”.

Suzuki, equipe da MotoGP

“Lendas não nascem, são construídas. Este cara mudou a face do nosso esporte com seus nove títulos mundiais e sua legião de fãs leais. Sempre um competidor empolgante e duro, que inspirou gerações de pilotos. Obrigado, Vale”.

Eric Granado, piloto da SRT na MotoE

“Vale, você sempre foi uma inspiração, um ídolo e uma referência para mim. Parabéns pela sua brilhante carreira. Nunca esquecerei a primeira vez que te vi pessoalmente, correndo no Rio de Janeiro (204) e, acima de tudo, tudo que você fez durante a sua carreira”.

Alex Lowes, piloto da Kawasaki no Mundial de Motovelocidade

“Obrigado”.

Maverick Viñales, piloto da Yamaha e ex-companheiro de equipe

“Difícil de acreditar. Você foi um ponto de referência para mim e tive a grande sorte de ter dividido a equipe com você. Aproveite muito esta nova etapa, Vale”.

Álex Rins, piloto da Suzuki

“Foi um prazer compartilhar a pista com uma lenda. Vou poder dizer ao meu filho, Lucas, que eu corri com o Doutor. Obrigado pelas memórias e muita sorte para o futuro, Valentino”.

Fabio Quartararo, piloto da Yamaha

“Não tenho palavras… Um grande parabéns por sua incrível carreira! Vou lembrar para o resto da minha vida a primeira corrida sua que assisti, em Jerez 2005, e você me motivou a estar onde estou hoje. Tive o prazer de dividir a pista com você por três anos e dividir o pódio com você na minha vitória em Jerez. Curta sua nova vida e obrigado, ídolo.
Não estou chorando”.

Aleix Espargaró, piloto da Aprilia

“Foi um orgulho e uma sorte poder compartilhar mais de dez anos com um dos maiores da história, não só por sua brutalidade de recordes, mas por sua maneira de entender as corridas e a vida, sempre com um sorrindo e se divertindo! Se a MotoGP hoje em dia é um dos esportes mais assistidos do mundo, é em grande parte graças a você, Valentino. Boa aposentadoria, GOAT [Maior de todos os tempos, em português]”.

Marco Melandri, ex-piloto

“Nós sonhamos, corremos atrás (Você, nove vezes. Eu, uma) e agora estamos na fase dos créditos finais”.

Miguel Oliveira, piloto da KTM

“9 títulos mundiais. 115 vitórias. 65 poles. Obrigado, Valentino”

Jorge Martín, piloto da Pramac

“De meu ídolo a meu rival!! Obrigado por ser um exemplo para mim, Valentino”.

Marc Gené, ex-Fórmula 1

“Depois de 25 anos e 115 [vitórias], você será sempre considerado uma lenda. Obrigado pelos grandes momentos. Pessoalmente, nunca esquecerei que estive presente no seu primeiro teste com a F1, com a Ferrari”.

Pol Espargaró, piloto da Honda

“Foi uma verdadeira honra ter compartilhado a minha carreira esportiva competindo com você! Obrigado por tudo, lenda”.

Honda

“Que memórias nós criamos juntos! Um brinde às vitórias, campeonatos, batalhas e todas as memórias que fizemos. Foi uma carreira incrível. Aproveite essas últimas corridas”.

Francesco Bagnaia, piloto da Ducati

“Obrigado pelo campeão que você é.
Obrigado pela pessoa legal que você é.
Obrigado por estar presente nos meus melhores e piores momentos.
Se estou aqui hoje, devo isso a você. E lhe serei sempre grato.
Obrigado por dar um rosto e uma cor para a MotoGP.
Obrigado por ser simplesmente Vale.
Você é o melhor de toda a história”.

Jorge Lorenzo, ex-piloto e ex-companheiro de Yamaha

“O fim de uma era. Na pista, nós quatro éramos igualmente rápidos, mas em termos de carisma e transcendência, Valentino está no nível de [Michael] Jordan, [Tiger] Woods, [Muhammad] Ali ou [Ayrton] Senna. Aproveite este novo capítulo, lenda!”.

Wayne Rainey, ex-piloto

“Parabéns, Valentino, por uma carreira incrível. Você é uma lenda e a cara da MotoGP. Te desejo sorte no próximo capítulo da sua vida. Foi muito divertido assisti-lo por todos esses anos”.

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, piloto da Indy

“Obrigado por tudo, Valentino”.

Carlos Checa, ex-piloto

“Respeito, admiração e agradecimento por tudo que vivi e desfrutei com e contra ele. Um grande, muito grande. Obrigado, Valentino”.

Pons, equipe da Moto2

“Obrigado, Valentino, por tudo que fez pelo nosso esporte, tornando-o grande, único e seguido pelo mundo inteiro. Só podemos estar imensamente agradecidos pelo legado que você deixa”.

Fórmula 1

“7 títulos. 89 vitórias. Uma carreira incrível. Parabéns, Valentino. Desejamos a você todo o melhor na sua última temporada na MotoGP”.

Pedro de la Rosa, ex-Fórmula 1

“Ele se vai da mesma maneira que chegou, com um sorriso. Sem lágrimas, fiel a si mesmo. Muito obrigado por tudo, Valentino”.

Mercedes

“As corridas dizem adeus para um dos maiores do esporte a motor. Um homem que absolutamente definiu uma geração de corridas de moto, com novo títulos, sete deles na MotoGP. Curta a aposentadoria, Valentino”.

Ducati

“Obrigado, Valentino! Você é uma verdadeira lenda da MotoGP! Não podemos agradecê-lo o bastante por tudo que você fez por nosso esporte! Nos orgulhamos por termos podido dividir a pista com você! Te desejamos todo o melhor, sabendo que você continuará a inspirar futuras gerações de pilotos”.

McLaren

“Um dos maiores a agraciar o esporte a moto. Parabéns por uma carreira estelar, Valentino. 26 temporadas nos GPs, incluindo sete títulos na MotoGP, 89 vitórias, 55 poles e 199 pódios na categoria”.

Iker Lecuona, piloto da Tech3

“Como é a vida: de pequeno, você admira uma pessoa. Quando cresce, consegue compartilhar a mesma paixão. Foi um prazer dividir a pista com você, Valentino. Obrigado”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.