Miller supera Aleix Espargaró e lidera treino 2 da MotoGP em Aragão. Quartararo é sétimo
O australiano chegou a 1min47s613 para comandar o segundo treino da MotoGP no MotorLand nesta sexta-feira (10). Cal Crutchlow foi a melhor Yamaha e ficou com o terceiro posto. Marc Márquez caiu e foi só 20º
O segundo treino da MotoGP no MotorLand de Alcañiz teve uma folha de tempos para lá de inesperada. Com 1min47s613, Jack Miller colocou a Ducati no topo na tarde desta sexta-feira (10) em Aragão, 0s273 melhor que Aleix Espargaró, o segundo colocado. Para completar a surpresa, o terceiro tempo ficou com Cal Crutchlow.
Johann Zarco aproveitou a última de 18 voltas para arrematar o quarto tempo, seguido por Jorge Martín e Francesco Bagnaia. Líder do Mundial, Fabio Quartararo fez a melhor volta em 1min48s034 e ficou em sétimo, 0s421 atrás do ponteiro.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
WEB STORY
# Fatos e curiosidades sobre o GP de Aragão de MotoGP
Takaaki Nakagami liderou parte da sessão, mas acabou em oitavo, à frente de Enea Bastianini. Pol Espargaró completa a lista dos dez melhores, seguido por Álex Rins e Brad Binder.
Dono do histórico mais vitorioso em Aragão, Marc Márquez sofreu uma queda na curva 16 em meados da sessão e não conseguiu melhorar. O espanhol acabou em 20º, 1s214 atrás de Miller. 0s072 melhor, Maverick Viñales foi o 19º.
A largada do GP de Aragão de MotoGP está marcada para as 9h (de Brasília) de domingo (12). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.
Saiba como foi o treino 2 do GP de Aragão de MotoGP:
Assim como aconteceu mais cedo, a MotoGP encontrou sol e calor no segundo treino do dia em Alcañiz. Antes do início da segunda sessão livre, os termômetros mediam 27°C, com o asfalto chegando a 44°C.
Com 1min50s039, Miguel Oliveira abriu a sessão no topo da folha de tempos, 0s261 melhor que Fabio Quartararo, o segundo colocado. Logo depois, Joan Mir tomou o comando, mas ficou apenas brevemente por lá.
Rodando com um pneu traseiro macio, Oliveira foi a 1min48s623 e recuperou a ponta, 0s628 melhor que Takaaki Nakagami. Aleix Espargaró subiu para terceiro, diante de Francesco Bagnaia e Martín. Quartararo apertou o passo e pulou para segundo, reduzindo a margem de Miguel para 0s297.
Em uma sessão onde vários pilotos tinham um pneu traseiro duro, Bagnaia anotou 1min48s616 na quarta volta nesta tarde para tirar a liderança de Oliveira, que foi só 0s007 mais lento. Martín era o terceiro, à frente de Quartararo e Brad Binder.
Ainda no começo da sessão, Marc sofreu uma queda na curva 16. O espanhol saiu ileso, mas furioso por ter caído, já que vinha colado no irmão e precisou sair da linha para evitar atingir a traseira de Álex. 22º, Marc vinha com as melhores parciais, mas acabou com a RC213V destruída.
Enquanto Marc voltava aos boxes, Nakagami foi a 1min48s574 e assumiu a ponta, 0s049 melhor que Oliveira. Bagnaia, aliás, caiu na curva 5, mas escapou de lesões.
Passados os primeiros 20 minutos de treino, Nakagami tinha o comando, com Oliveira, Quartararo, Aleix Espargaró, Rins, Pol Espargaró, Álex Márquez, Bagnaia, Martín e Iker Lecuona.
Pouco depois, Viñales tomou um belo susto ao passar por cima da zebra com a roda dianteira na última curva. Apesar da sacudida, o piloto conseguiu se manter em cima da moto.
De volta à pista, Marc logo chegou em 1min48s827 e assumiu o quarto posto, 0s253 atrás de Nakagami, que seguia na liderança. O espanhol tinha um pneu duro na traseira da RCV, assim como a maioria dos pilotos do grid.
Com parte dos pilotos se dirigindo aos boxes, Joan Mir apareceu com um pneu médio atrás da GSX-RR para anotar 1min48s886 para se instalar em sexto, 0s312 atrás do líder.
Após uma última rodada de pit-stops, os pilotos voltaram à pista, a maioria com pneus macios na traseira. Álex Márquez foi um dos primeiros a melhorar, subindo para a quarta colocação.
Depois, Aleix Espargaró foi a 1min48s547 para colocar a Aprilia no comando, 0s027 melhor que Nakagami. Em seguida, porém, Iker Lecuona passou 0s021 para ser o primeiro colocado. Pol Espargaró também foi melhor e se instalou em terceiro.
Álex Rins avançou para terceiro, com Valentino Rossi subindo para sétimo. Imediatamente, porém, Jack Miller foi a 1min47s613 e pegou a ponta, 0s701 melhor que Álex Márquez. Danilo Petrucci se colocou em terceiro usando a referência do espanhol da LCR.
0s284 mais lento que Miller, Cal Crutchlow se colocou em segundo, à frente de Aleix, Nakagami, Pol e Álex Márquez. Quartararo vinha só em 17º.
Enea Bastianini também conseguiu ser mais rápido e saltar para a quinta colocação, mas perdeu um posto na sequência, com Fabio subindo para quarto, 0s421 atrás de Miller.
Aleix conseguiu reagir com 1min47s886 e voltou ao segundo posto, 0s273 atrás de Miller. Brad Binder vinha agora na oitava colocação.
Com a bandeira quadriculada tremulando no MotorLand, Bagnaia pulou para a quarta colocação, mas foi imediatamente superado por um Martín 0s009 mais rápido.
VEJA TAMBÉM
# Quartararo usa receita infalível e ganha terreno em MotoGP de rivais claudicantes
# WEB STORY: Raio-x do strike de Marc Márquez no GP da Grã-Bretanha de MotoGP
# Yamaha fecha estrutura, corrige tropeço com Morbidelli e dá nova chance a Dovizioso
# Caos gerado por Viñales abre inesperada segunda chance para Dovizioso na MotoGP
# Pódio coroa trajetória de Aleix Espargaró e mostra que Aprilia enfim está no rumo certo
# Rivais reconhecem força de Quartararo e começam a jogar toalha na briga pelo título
# Pódio premia longo e árduo trabalho de Aleix Espargaró para reconstruir Aprilia na MotoGP
# Rins finalmente desencanta após série de quedas e até lesão na MotoGP 2021
MotoGP 2021, GP de Aragão, MotorLand, Treino Livre 2:
1 | J MILLER | Ducati | 1:47.613 | |
2 | A ESPARGARÓ | Aprilia Gresini | 1:47.886 | +0.273 |
3 | C CRUTCHLOW | Yamaha | 1:47.897 | +0.284 |
4 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:47.988 | +0.375 |
5 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:48.023 | +0.410 |
6 | F BAGNAIA | Ducati | 1:48.032 | +0.419 |
7 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:48.034 | +0.421 |
8 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:48.057 | +0.444 |
9 | E BASTIANINI | Avintia Ducati | 1:48.086 | +0.473 |
10 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:48.166 | +0.553 |
11 | A RINS | Suzuki | 1:48.267 | +0.654 |
12 | B BINDER | KTM | 1:48.278 | +0.665 |
13 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:48.314 | +0.701 |
14 | D PETRUCCI | Tech3 KTM | 1:48.351 | +0.738 |
15 | L MARINI | Avintia VR46 Ducati | 1:48.456 | +0.843 |
16 | I LECUONA | Tech3 KTM | 1:48.526 | +0.913 |
17 | M OLIVEIRA | KTM | 1:48.623 | +1.010 |
18 | V ROSSI | SRT Yamaha | 1:48.649 | +1.036 |
19 | M VIÑALES | Aprilia Gresini | 1:48.755 | +1.142 |
20 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:48.827 | +1.214 |
21 | J MIR | Suzuki | 1:48.887 | +1.274 |
22 | J DIXON | SRT Yamaha | 1:49.987 | +2.374 |