Dixon passa Moreira no último respiro e sai na pole na Moto2 no GP de Aragão

Jake Dixon roubou a primeira posição de Diogo Moreira já com o cronômetro zerado em Aragão. Arón Canet fecha a primeira fila do grid. O líder Sergio García caiu no Q1 e larga no fim do pelotão

A classificação da Moto2 em Aragão, neste sábado (31), foi recheada de emoções e intensa disputa até o fim. Já com o cronômetro zerado, Jake Dixon apareceu com uma grande volta, cravou 1min51s636 e ficou com a pole-position no circuito espanhol.

Para fazer o melhor tempo em Aragão, Dixon precisou superar Diogo Moreira. O brasileiro novamente andou muito bem e ficou atrás do britânico por apenas 0s134. Arón Canet fecha a primeira fila do grid.

Relacionadas


Deniz Öncü larga na quarta colocação, Tony Arbolino foi o quinto, com Alonso López, Joe Roberts, Celestino Vietti, Albert Arenas e Manuel González fechando o top-10.

Voltando de lesão, Ai Ogura sofreu muito com o desempenho da moto e larga apenas em 16º. Líder do campeonato, Sergio García foi ainda pior: caiu durante o Q1 e sai apenas no 28º posto.

Jake Dixon (Foto: Aspar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Alex Escrig, Dennis Foggia e Albert Arenas foram punidos por rodarem lentos na pista ainda na sexta-feira e perdem 3 posições no grid cada.

A largada do GP de Aragão de Moto2, 12ª etapa da temporada 2024, acontece neste domingo, 7h15 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Q1: Van der Goorbergh vai ao Q2 junto com Arbolino, Ogura e Salac

Depois de uma manhã mais carrancuda, o tempo abriu em Alcañiz, o que elevou as temperaturas. Na hora da classificação da Moto2, a temperatura era de 28°C, com o asfalto chegando a 46°C. A umidade relativa do ar era de 55%, com o vento soprando a 5 km/h.

A primeira fase da classificação contou com Sergio García, Jaume Masià, Barry Baltus, Jorge Navarro, Alex Escrig, Filip Salac, Tony Arbolino, Darryn Binder, Daniel Muñoz, Xavi Cardelus, Ayumu Sasaki, Mario Aji, Xavier Artigas, Jeremy Alcoba, Dennis Foggia, Ai Ogura, Senna Agius e Zonta van der Goorbergh.

Com 1min53s333, Salac foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, 0s726 à frente de Cardelus. Agius era o terceiro, diante de Garcia. Ogura vinha a 0s316 de uma vaga no Q2.

Salac baixou para 1min53s105 e manteve a liderança, agora com 0s243 de frente para Baltus. Binder e Van der Goorbergh fecham o top-4. Ogura tinha caído para sexto, com García em 11º.

No quinto giro nesta manhã, Ogura reagiu. Com 1min53s335, o japonês saltou para a segunda colocação, 0s230 atrás de Salac. Ai engatou outra boa volta e, com 1min52s969, assumiu a liderança da sessão.

MSi confirmou que veto na MotoGP abalou Sergio García (Foto: MSI)

Com cerca de dois minutos para o fim do Q1, García caiu na curva 7 e abandonou qualquer chance de avançar. O espanhol pareceu ter se machucado, mesmo que sem gravidade, com o forte impacto.

Já com o cronômetro zerado, Ogura foi a 1min52s657 e assegurou a vaga na fase seguinte com 0s350 de margem para Sasaki, que aproveitou o vácuo do piloto da MSi para passar de fase também.

Salac, poré, surgiu 0s189 melhor que Ayumu e pegou o segundo posto, com Binder ocupando o quarto lugar.

Já nos instantes finais, Van der Goorbergh virou 1min52s603 e tomou a liderança, 0s024 melhor que Arbolino, que assumiu o segundo posto. Assim, os dois seguem ao Q2, acompanhados por Ogura e Salac.

Sasaki larga em 19º, diante de Binder, Aji, Baltus, Masià, Agius, Alcoba, Foggia, Cardelus e Muñoz. Líder do Mundial, García ficou apenas com a 29ª colocação, diante de Artigas, Escrig e Navarro.

Q2: Dixon bate Moreira e crava pole no MotorLand

Van der Goorbergh, Arbolino, Ogura e Salac se juntaram a Diogo Moreira, Celestino Vietti, Joe Roberts, Manuel González, Alonso López, Marcos Ramírez, Izán Guevara, Somkiat Chantra, Arón Canet, Deniz Öncü, Fermín Aldeguer, Bo Bendsneyder, Albert Arenas e Jake Dixon na briga pela pole.

Assim que a primeira volta foi computada, Arenas ficou com a pole provisória, com 1min52s216, 0s059 melhor do que Canet. Moreira vinha em oitavo, a 0s602 do líder.

Na passagem seguinte, Moreira cravou 1min51s848 e saltou para ponta, 0s192 melhor do que Arenas. Canet era o terceiro, com Dixon e Ramírez fechando o top-5.

Depois de uma rodada de pit-stops, Arbolino saltou para segundo, cortando a vantagem de Moreira para 0s090. López também melhorou e assumiu o terceiro posto.

Diogo Moreira ficou pertinho da pole em Aragão (Foto: Italtrans)

Na sequência, Canet cravou 1min51s784 e tomou a pole de Diogo por 0s064. O brasileiro vinha em volta, mas não uma volta boa. Daria tempo, porém, para mais um giro.

Dixon, por outro lado, conseguiu melhorar e assumiu o terceiro posto ao cravar 1min51s884, 0s100 atrás de Canet.

Já com o cronômetro zerado, Öncü passou para ocupar o quarto posto, a 0s153 da pole. Graças a uma ótima parcial, Moreira voltou para a ponta com 1min51s770, mas foi imediatamente superado por Dixon, que foi 0s134 melhor.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.