Dixon resiste a Arbolino, escapa e vence em Aragão na Moto2. Moreira sofre e é 17º
Jake Dixon controlou bem a pressão de Tony Arbolino, abriu vantagem nas voltas finais e venceu em Aragão na Moto2, entrando de vez na briga pelo título. Tony Arbolino e um surpreendente Deniz Öncü fecharam o pódio
A Moto2 viu uma disputa particular pela vitória no GP de Aragão, neste domingo (1). Depois de várias voltas pressionado, Jake Dixon conseguiu abrir boa vantagem para Tony Arbolino e levar a melhor no circuito espanhol, entrando de vez na briga pelo título da temporada 2024 da classe intermediária do Mundial de Motovelocidade.
Arbolino perdeu rendimento na reta final e acabou garantindo o segundo lugar no MotorLand. O pódio ainda contou com a inédita presença de Deniz Öncü, que recentemente sofreu com lesões, mas andou bem durante todo o fim de semana e acabou na terceira colocação, encerrando um jejum turco de pódios na classe do meio.
Relacionadas
Alonso López acabou na quarta colocação, seguido por Manuel González, Somkiat Chantra e Marcos Ramírez. Em boa prova de recuperação e voltando de lesão, Ai Ogura acabou no oitavo lugar, com Darryn Binder e Celestino Vietti fechando o top-10 em Aragão.
A grande decepção do dia ficou com Sergio García. Líder do campeonato, o espanhol largou no fim do grid, chegou a sofrer uma punição por exceder os limites de pista e logo depois entrou na garagem para abandonar a etapa zerado. Mesmo assim, segue na frente dos rivais, com 12 pontos de vantagem para Ogura.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Outro piloto que não andou tão bem foi Diogo Moreira. Depois de largar na primeira fila do grid, o brasileiro perdeu performance durante a prova e acabou apenas na 17ª posição, fora da zona de pontuação.
A Moto2 volta a acelerar entre 6 e 8 de setembro, com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, 13ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Saiba como foi o GP de Aragão de Moto2:
O Mundial de Motovelocidade encontrou um domingo parcialmente nublado para a 12ª etapa da temporada 2024. Quando os pilotos da Moto2 alinharam no grid de Alcañiz, a temperatura estava em 24°C, com o asfalto chegando a 36°C. A umidade relativa do ar era de 67%, com o vento soprando a 9 km/h.
Na hora da largada, o pole Jake Dixon saiu bem e manteve a posição, com Diogo Moreira resistindo à pressão de Deniz Öncü para manter a segunda colocação. Tony Arolino apareceu em terceiro e logo passou o brasileiro pela segunda colocação.
Ainda nos primeiros metros, Izán Guevara caiu e abandonou. Pouco depois, na curva 9, foi Arón Canet quem foi ao chão. Manuel González apareceu fora da pista, mas em incidente separado.
Ainda na primeira volta, Arbolino passou a atacar Dixon, que ia resistindo. Moreira vinha coladinho atrás, não muito à frente de Fermín Aldeguer, que tinha saído em 11º.
Na curva 1, Bo Bendsneyder caiu. Pouco depois, Moreira passou Arbolino pela segunda colocação, mas Aldeguer avançou e tomou a posição, com Tony voltando à frente do brasileiro.
O italiano da Marc VDS logo se lançou para cima de Aldeguer e tomou a posição, com Moreira buscando margem para passar Fermín. Öncü vinha logo atrás, acompanhado por Alonso López.
Forte neste início de corrida, Moreira fazia intensa pressão para cima de Aldeguer, que resistiu de primeira, mas perdeu a posição pouco depois. O brasileiro agora mirava Arbolino, que tinha 0s5 de frente.
Tony, aliás, foi ao ataque e tomou a ponta de Dixon na curva 3. Moreira vinha bem pertinho, seguido por Aldeguer, Öncü e López.
Na volta 5, Öncü conseguiu passar Aldeguer e passou a pressionar Moreira, que vinha juntinho de Dixon. Líder do Mundial, García vinha apenas em 26º, com Ai Ogura em 17º.
Na abertura da volta 6, Dixon conseguiu passar Arbolino para retomar a liderança. Pouco depois, Öncü passou Moreira pelo terceiro lugar.
Instantes mais tarde, Moreira perdeu tração na entrada da curva 13 e facilitou para Aldeguer, que passou para assumir a quarta colocação. López vinha atrás, junto com Roberts.
Fermín fez uma primeira tentativa para cima de Öncü, mas o turco segurou. O espanhol seguiu insistindo e, com 13 voltas para o fim, errou na tentativa, tocou a moto de Deniz e acabou ejetado na curva 14, caindo muito forte no MotorLand.
Com o lance, que ia ser revisado pelos comissários, Moreira subiu para terceiro, à frente de López. Öncü caiu para quinto.
Com os dois ponteiros mais afastados, a briga pela terceira colocação ficou mais intensa. López atacou logo de cara, tomando o terceiro lugar de Moreira. Atrás, Vietti escapou depois de um incidente com Roberts e caiu para 13º.
Na volta 9, Öncü conseguiu passar Moreira, que caiu para quinto, 0s6 à frente de Roberts. González vinha tentando chegar no norte-americano, já bem à frente de Marcos Ramírez, o oitavo.
Sem muita demora, os fiscais confirmaram que nenhuma medida seria adotada em relação ao lance entre Aldeguer e Öncü. Mas abriram uma revisão do incidente entre Roberts e Vietti.
Com dez voltas para o fim, Moreira não acompanhou o ritmo dos ponteiros e abriu 0s8 de atraso para Öncü, vendo Roberts crescer na traseira. Joe logo passou, deixando o #10 em sexto.
Para piorar um dia que já era ruim, García foi punido com uma volta longa por ter reiteradamente excedido os limites de pista no MotorLand.
Enquanto isso, Moreira, aparentemente com os pneus bastante fragilizados, caiu para sétimo, atrás também de González.
Atrás, Somkiat Chantra passou Darryn Binder e assumiu a oitava colocação. Au Ogura fez o mesmo e pulou para 12º.
Ao invés de cumprir a volta longa, García se dirigiu aos boxes da MSi, onde foi recebido com aplausos.
Restando apenas oito voltas, Dixon seguia na liderança, mas intensamente pressionado por Arbolino. Terceiro, López tinha 2s5 de atraso para o piloto da Marc VDS.
Sem ritmo, Moreira viu Chantra devorar a diferença e tomar a sétima colocação. Ramírez vinha não muito distante e logo conseguiu superar o brasileiro.
Com seis voltas para o fim, Dennis Foggia foi aos boxes e abandonou. Roberts, por sua vez, foi punido com uma volta longa por ter sido considerado responsável pelo incidente com Vietti.
Enquanto os dois ponteiros seguiam rodando juntos, Öncü foi para cima de López e tomou a terceira colocação. Atrás, Ai Ogura tomou o décimo lugar e vinha tentando encostar em Moreira.
Quando pagou a volta longa, Roberts caiu para nono, com Chantra passando Ramírez para ser sexto.
Na volta 15, Ogura perdeu a décima posição para Vietti, mas logo reagiu, não só passando Celestino, mas tomando a posição de Moreira. Binder entrou no bolo e se instalou em 10º, à frente do italiano e de Diogo.
Com apenas quatro voltas até a bandeirada, Dixon apertou o passo e começou a se afastar de Arbolino, abrindo 0s6 de margem.
Atrás, Moreira seguia descendo. Superado por Filip Salac e Ayumu Sasaki, o #10 caiu para 14º. Mario Aji veio em seguida, também passando Diogo.
Dixon abriu a última volta com 1s2 de margem para Arbolino, sem dar chances ao italiano. Öncü vinha isolado em terceiro, com mudanças apenas no sétimo posto, assumido por Roberts. O norte-americano reagiu, mas caiu pouco depois. E deu um ‘show’ na brita, irritadíssimo.
Dixon recebeu a bandeirada com 1s779 de margem para Arbolino, com Öncü completando o pódio espanhol.
Moto2 2024, GP de Aragão, Corrida:
1 | J DIXON | CFMOTO Aspar Kalex | 19 voltas |
2 | T ARBOLINO | Marc VDS Kalex | +1.779 |
3 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo Kalex | +5.479 |
4 | A LÓPEZ | SpeedUp Boscoscuro | +9.190 |
5 | M GONZÁLEZ | Gresini Kalex | +11.098 |
6 | S CHANTRA | Honda Team Asia Kalex | +13.060 |
7 | M RAMÍREZ | American Racing Kalex | +16.494 |
8 | A OGURA | MSI Kalex | +18.672 |
9 | D BINDER | Husqvarna Intact GP | +19.757 |
10 | C VIETTI | Red Bull KTM Ajo Kalex | +21.301 |
11 | F SALAC | Marc VDS Kalex | +24.737 |
12 | A SASAKI | Yamaha VR46 Kalex | +25.415 |
13 | B BALTUS | RW-Idrofoglia Kalex | +27.794 |
14 | Z VD GOORBERGH | RW-Idrofoglia Kalex | +28.493 |
15 | M AJI | Honda Team Asia Kalex | +29.684 |
16 | S AGIUS | Husqvarna Intact GP | +30.080 |
17 | D MOREIRA | Italtrans Kalex | +31.288 |
18 | A ARENAS | Gresini Kalex | +31.418 |
19 | J MASIÀ | Preicanos Racing Team | +37.598 |
20 | D MUÑOZ | Preicanos Racing Team | +37.769 |
21 | J ALCOBA | Yamaha VR46 Kalex | +43.801 |
22 | X CARDELUS | Fantic Kalex | +44.311 |
23 | J NAVARRO | Forward Factory Team | +1:02.601 |
24 | A ESCRIG | Forward Factory Team | +1:16.416 |
25 | J ROBERTS | American Racing Kalex | NC |
26 | D FOGGIA | Italtrans Kalex | NC |
27 | S GARCÍA | MSI Kalex | NC |
28 | F ALDEGUER | SpeedUp Boscoscuro | NC |
29 | B BENDSNEYDER | Preicanos Racing Team | NC |
30 | A CANET | Fantic Kalex | NC |