Com Dupasquier em estado crítico, Prüstel se retira do GP da Itália. Lüthi também fica fora

A equipe de Jason Dupasquier optou por não disputar a corrida da Moto3. Mentor e amigo do suíço, o conterrâneo Tom Lüthi também preferiu ficar no hospital à espera de notícias

Jason Dupasquier sofre acidente grave no fim da classificação da Moto3 em Mugello (Vídeo: Reprodução)

A Prüstel decidiu não disputar o GP da Itália de Moto3 deste domingo (30). A equipe anunciou nesta manhã que não vai correr em Mugello, já que Jason Dupasquier segue em estado crítico em um hospital em Florença. Conterrâneo do jovem de 19 anos, Tom Lüthi também optou por não disputar a etapa da Moto2 para permanecer no hospital ao lado da família de Jason.

Já com o cronômetro zerado na classificação de sábado, Dupasquier perdeu o controle da moto na Arrabbiata 2, a nona curva do traçado da Toscana, e foi atingido por Ayumu Sasaki em um assustador acidente. O japonês da Tech3 decolou e foi parar no gramado ao lado da pista.

PrüstelGP optou por não disputar GP da Itália (Vídeo: MotoGP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

O piloto da Prüstel, porém, ficou imóvel, parado no meio do circuito italiano, onde recebeu atendimento médico imediato. A equipe do autódromo sequer transferiu Jason para o centro médico local e tratou de estabilizá-lo ainda do asfalto antes de transferi-lo direto para o helicóptero que o levou ao hospital.

Comissário médico da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), Giancarlo Di Filippo afirmou que Jason está em “condição muito séria” após o forte acidente, mas não deu detalhes da situação. A manhã deste domingo tampouco trouxe novidades sobre o quadro clínico.

Pelas redes sociais, a Prüstel anunciou a decisão de não correr em Mugello.

“A PrüstelGP decidiu não correr hoje no GP da Itália”, escreveu. “A situação de Jason Dupasquier ainda é crítica e todos nossos pensamentos estão com ele. Continue lutando, Jason”, completou.

Também nas redes sociais, a SAG comunicou a ausência de Lüthi da corrida da Moto2.

“Tom Lüthi decidiu não correr hoje no GP da Itália e segue para o hospital para estar próximo da família de Jason Dupasquier”, afirmou.

De acordo com a imprensa espanhola, o suíço Noah Dettwiler também optou por não disputar o complemento da rodada da Red Bull Rookies Cup.

A largada do GP da Itália, sexta etapa da temporada 2021 da Moto3, está marcada para domingo, às 6h. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.

LEIA TAMBÉM
⇝ Yamaha e Ducati mostram forças opostas e disputam protagonismo na MotoGP em 2021
⇝ Ducati ou Yamaha: quem vai equipar a VR46 na temporada 2022 da MotoGP?
⇝ Descoberta de Barros e fruto do motocross: Moreira é nova joia do motociclismo brasileiro
⇝ Quartararo versus Miller: a trajetória dos protagonistas da temporada 2021 na MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.