Dupasquier sofre grave acidente na classificação da Moto3 e é levado para hospital

Jason Dupasquier caiu no fim da classificação da Moto3 em Mugello, foi acertado por Ayumu Sasaki e acabou atendido na pista por 40 minutos antes de ser levado de helicóptero para um hospital em Florença

Jason Dupasquier sofreu grave acidente no fim da classificação para o GP da Itália (Vídeo: Reprodução)

Um forte acidente marcou os instantes finais da classificação da Moto3 em Mugello. Após o cronômetro zerar, alguns pilotos ainda buscavam a melhor volta no treino. Foi quando Jason Dupasquier perdeu o controle da moto e foi atingido por Ayumu Sasaki em um assustador acidente.

Após o choque, Sasaki decolou e foi parar no gramado ao lado da pista. Dupasquier, imóvel, ficou parado no meio do circuito italiano e precisou de atendimento médico imediato. Com isso, a bandeira vermelha foi acionada e os treinos da MotoGP foram adiados.

LEIA TAMBÉM
Quartararo freia Ducati, domina classificação e fatura pole na Itália. Bagnaia é segundo
Quase 20 km/h mais lento que Pirro, Morbidelli vê velocidade chocante da Yamaha na Itália

Jason Dupasquier precisou de atendimento imediato ainda na pista (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Por conta das câmeras e da alta velocidade, não foi possível confirmar se Sasaki acertou o colega de grid ou o equipamento da equipe Prüstel. Dupasquier precisou de mais atenção médica, recebendo soro ainda no local e um atendimento de aproximadamente 40 minutos ainda na pista. Um helicóptero foi chamado para fazer o transporte do suíço para um hospital em Florença, a 30 quilômetros do circuito de Mugello.

De acordo as primeiras informações, da emissora RTVE , o piloto suíço sofreu um edema cerebral e uma lesão torácica e vai passar por uma intervenção cirúrgica.

Ayumu Sasaki está bem, segundo a comissão médica do Mundial de Motovelocidade. De acordo com a Tech3, equipe que defende, o japonês sente dores na cabeça e está mancando. Jeremy Alcoba, que caiu na curva seguinte, também não sofreu nada.

“Foi uma classificação louca. Tentamos uma única tentativa e na última volta estávamos melhorando, mas um piloto [Dupasquier] caiu na minha frente, a moto foi para o meio da pista e não consegui desviar. Tive um grande acidente. Felizmente, estou ok. Tenho dores por todo meu corpo, especialmente no pé, mas não está quebrado. Acho que consigo correr amanhã, então estou feliz por isso”, disse Sasaki.

Horas depois do acidente, Giancarlo Di Filippo, comissário médico da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), falou em condição série, mas não deu detalhes do quadro de Dupasquier e tampouco mencionou as lesões.

“Jason Dupasquier esteve envolvido em um acidente muito sério durante a classificação da Moto3”, disse Di Filippo. “A equipe de intervenção médica da FIM chegou imediatamente com seus veículos ao local do acidente. Depois, ele foi transferido para o Hospital Careggi, em Florença, hemodinamicamente estável. Vamos esperar por atualizações do hospital”, seguiu.

“Tudo que sabemos é que ele, com certeza, está em uma condição muito séria e, como eu disse, estamos esperando notícias”, completou.

A largada do GP da Itália, sexta etapa da temporada 2021 da Moto3, está marcada para domingo, às 6h. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.

LEIA TAMBÉM
⇝ Miller engrena com vitórias seguidas e assume protagonismo na temporada da MotoGP
⇝ WEB STORY: Com Miller, Zarco e Quartararo, MotoGP tem pódio incomum na França
⇝ Frio, chuva e reclamações: MotoGP precisa dar segurança e rever data do GP da França
⇝ Divertida e disputada, MotoE precisa de mudanças. E já tem parte da solução nas regras
⇝ Quartararo mostra evolução e consistência para brigar por título desperdiçado em 2020
⇝ Com Masià lesionado, Ajo escala Moreira para dois dias de testes da Moto3 em Barcelona
⇝ Yamaha e Ducati mostram forças opostas e disputam protagonismo na MotoGP em 2021
⇝ Ducati ou Yamaha: quem vai equipar a VR46 na temporada 2022 da MotoGP?
⇝ Descoberta de Barros e fruto do motocross: Moreira é nova joia do motociclismo brasileiro
⇝ Quartararo versus Miller: a trajetória dos protagonistas da temporada 2021 na MotoGP

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.