Mir assume incomodo, mas opta por testar motores “a ter este na próxima corrida”

Joan Mir reconheceu que não gosta de fazer testes de motor ao longo do campeonato, mas admitiu que prefere fazer isso a ter de seguir com o propulsor atual da Honda

Joan Mir não é um grande fã de testar motores com o campeonato em curso, mas afirmou que prefere fazer isso a seguir com o propulsor atual. O espanhol manifestou preferência até mesmo pelo componente original da moto e reconheceu que a Honda se perdeu ao longo do ano.

Com a mudança no regulamento das concessões, Honda e Yamaha são as duas únicas construtoras que podem desenvolver os motores ao longo do ano. No total, as marcas japonesas podem utilizar nove unidades, ao invés das sete destinadas aos demais grupos de concessões.

Relacionadas


“Pessoalmente, com essa configuração de motor, você perde performance”, disse Mir. “E vimos que Taka [Nakagami] também sofreu muito neste fim de semana [com esse motor], reclamando das coisas que eu reclamo com a mesma característica de motor”, apontou.

“Com o motor [padrão de 2024], que, por exemplo, Johann está usando, acho que esse foi o pacote mais forte do ano”, avaliou. “Mas aí ficamos um pouco perdidos tentando configurações diferentes que você acha que podem melhorar aqui e ali. No fim, você provavelmente pode fazer corridas melhores quando não toca em muitas coisas na moto”, seguiu.

Joan Mir não esconde a insatisfação com o desenvolvimento da Honda (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mir explicou que a Honda tentou diversas mudanças na RC213V, mas agora não quer mais ficar bulindo com a moto.

“Tentamos modificar 100 vezes, a geometria ou o que quer que seja, e não está nos dando a aderência extra ou a aceleração que nos falta”, frisou. “Então é melhor tentar se sentir bem confortável com a dianteira e tentar ter um bom ritmo. Voltamos um pouco atrás com o acerto que tinha no início do ano e pude atacar mais a dianteira na corrida, fiquei feliz com as minhas sensações”, explicou.

“Provavelmente, daqui por diante, essa será a minha base e não vou mais tocar em nada. Não espero que vá mudar muito com o outro motor”, acrescentou, se referindo à peça que deve chegar no GP da Áustria.

Questionado se gosta de testar diferentes motores durante a temporada, Mir respondeu rindo: “Não, não é legal, mas também, na nossa situação, é bom. Prefiro testar esses motores a ter este na próxima corrida!”.

MotoGP volta às pistas entre os dias 16 e 18 de agosto com o GP da Áustria, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.