Zarco supera Bagnaia por 0s03 no fim e lidera TL3 na França. Quartararo é 3º
Quando parecia que a Itália ia ficar com a liderança do terceiro treino livre da MotoGP em Le Mans, o piloto da Pramac surgiu para cravar 1min30s537 e tomar não só o melhor tempo desta manhã de sábado (14), mas também o recorde do circuito Bugatti
Johann Zarco liderou o terceiro treino da MotoGP para o GP da França. Correndo em casa, o piloto da Pramac deu o bote para cima de Francesco Bagnaia já com o cronômetro zerado na manhã deste sábado (14) e garantiu também o novo recorde de Le Mans.
A sessão entrou nos minutos finais sob a liderança de Fabio Quartararo, que tinha feito um voltão para afastar Marc Márquez. Bagnaia surgiu, então, para tomar a ponta. Quando parecia que as coisas caminhariam na direção de Pecco, Zarco apareceu 0s031 melhor.
Relacionadas
O BRASIL EM DUAS RODAS
Dez pilotos brasileiros para acompanhar nas categorias do exterior
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
0s145 mais lento que conterrâneo, Quartararo teve de se conformar com o terceiro tempo, com Marc Márquez aparecendo na quarta colocação. Jack Miller ficou em quinto.
Aleix Espargaró foi 0s449 mais lento que Zarco e acabou em sexto, diante de Takaaki Nakagami. Álex Rins colocou a Suzuki no oitavo posto, diante de Pol Espargaró. Mesmo com uma quebra na sessão, Enea Bastianini conseguiu o décimo tempo.
A classificação da MotoGP para o GP da França, em Le Mans, sétima etapa da temporada, acontece no sábado, às 9h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.
Saiba como foi o treino livre 3 para o GP da França:
Assim como na sexta-feira, o sábado amaheceu com sol e céu claro. Na hora no TL3, os termômetros mediam 17°C, com o asfalto chegando a exatamente na mesma marca. A umidade relativa do ar estava em 62%, com a vento soprando a 8 km/h.
Tão logo o cronômetro foi disparado, os pilotos partiram para a pista para buscar tempo, a maioria deles usando um par de pneus macios. Álex Rins foi o primeiro a ocupar o topo da tabela, 0s432 diante de Jack Miller. Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo vinham na sequência.
Na volta seguinte, Quartararo assumiu a primeira posição ao anotar 1min32s590, 0s037 melhor que Miller. Marco Bezzecchi era o terceiro, diante de Joan Mir e Rins. Pouco depois, Marc Márquez virou 0s337 melhor que o francês da Yamaha e assumiu o comando, com Bagnaia e Mir subindo logo em seguida.
Fabio não tardou em responder. Com 1min32s150, ‘El Diablo’ reassumiu a ponta, mas o troco de Marc Márquez foi também imediato, com o piloto da Honda virando 0s185 melhor. A marca da asa dourada, aliás, está trabalhando na distribuição de peso da RC213V nesta manhã, tentando uma moto mais longa.
Assim como tinha feito antes, Fabio baixou o tempo e voltou a ocupar o ápice da folha de tempos ao registrar 1min31s844, 0s121 melhor que Marc. Miller era o terceiro, diante de Takaaki Nakagami, Jorge Martín, Pol Espargaró, Mir, Johann Zarco e Aleix Espargaró na França.
Com cerca de 15 minutos de sessão, Takaaki Nakagami assumiu a liderança, mas foi apenas por um breve momento. Quartararo logo voltou ao comando com 1min31s727, com Jorge Martín assumindo a segunda colocação, 0s071 atrás.
Enquanto isso, Pol Espargaró caiu forte na Museé, a curva 7, mas escapou de lesões maiores e logo pegou uma carona para voltar aos boxes da Honda. O catalão tinha o oitavo tempo na sessão, 0s525 mais lento que o líder.
Bezzecchi foi mais um que conseguiu escalar o ranking de tempos. O piloto da VR46 assumiu a quarta colocação ao anotar 1min31s922, 0s209 mais lento do que Quartararo. Companheiro do novato, Luca Marini tinha a 14ª colocação.
Perto da marca de 20 minutos para o fim da sessão, Nakagami cravou 1min31s471 e assumiu a liderança, superando Quartararo por 0s242. Era uma mudança que já impactava o resultado combinado dos treinos e dava ao japonês um lugar direto no Q2.
Porém, dava de não daria mais, já que o tempo foi cancelado pelo fato de o piloto da LCR ter excedido os limites da pista na última curva, o que o devolveu para a terceira colocação e o tirou do top-10 combinado.
Ainda usando o capacete “Top Gun’ que estreou na Espanha, Maverick Viñales voou para se instalar na quarta colocação, 0s142 atrás de Quartararo. Aleix vinha em décimo, 0s3 mais lento que o ponteiro.
Restando menos de 15 minutos para o fim, Bastianini teve problemas com a GP21 da Gresini, que começou a soltar fumaça entre as curvas 9 e 10 e precisou parar a moto na área de escape dos ‘S’ Chemin Aux Boeufs, voltando de carona aos boxes. O italiano era o 12º na sessão.
Enquanto isso, Aleix foi a 1min31s507 e assumiu a liderança, 0s165 melhor do que Viñales que se instalou em segundo. Logo em seguida, contudo, Quartararo chegou em 1min31s214 e reassumiu a ponta, com Marc Márquez se enfiando em segundo. Pol Espargaró também melhorou e era agora o terceiro.
Duelando com Marc, Quartararo fez a primeira volta na casa de 1min30s da história de Le Mans: 1min30s847. O tempo, que arrancou gritos da torcida, foi 0s502 melhor que o piloto da Honda. A marca já era 0s301 melhor do que o recorde estabelecido ainda na sexta-feira por Enea Bastianini.
Na sequência, Jack Miller subiu para segundo, cortando a vantagem para 0s198. E com Joan Mir aparecendo no terceiro posto.
A sequência da sessão foi um pouco menos movimentada, já que alguns dos ponteiros fizeram um pit-stop. Na saída dos boxes, Marc Márquez fez o irritante e tratou de ir coladinho em Quartararo.
Enquanto Quartararo esquentava os novos pneus, Bagnaia mandou uma volta em 1min30s568, tomando a liderança e o recorde da pista por uma diferença de 0s279. Johann Zarco saltou para quarto, mas foi superado por Aleix pouco depois.
Já com a bandeira quadriculada zerada, Quartararo melhorou para 1min30s682, mas apenas para reduzir a vantagem de Pecco para 0s114. Marc ficou em terceiro, diante de Aleix.
No último respiro, Zarco surgiu com 1min30s537 e tomou a ponta de Bagnaia na França por 0s031 para garantir a liderança do TL3.
LEIA TAMBÉM
# Aprilia perde direito a concessões na MotoGP com pódio de Aleix Espargaró em Jerez
# Suzuki quebra silêncio e diz que “discute com Dorna possibilidade” de deixar MotoGP em 22
# Leopard assume interesse em ocupar vaga da Suzuki na MotoGP: “Ficaríamos muito felizes”
# MotoGP modifica regra e permite motor extra após aumento de calendário para 21 corridas
MotoGP 2022, GP da França, Le Mans, TL3:
1 | J ZARCO | Pramac Ducati | 1:30.537 | |
2 | F BAGNAIA | Ducati | 1:30.568 | +0.031 |
3 | F QUARTARARO | Yamaha | 1:30.682 | +0.145 |
4 | M MÁRQUEZ | Honda | 1:30.785 | +0.248 |
5 | J MILLER | Ducati | 1:30.837 | +0.300 |
6 | A ESPARGARÓ | Aprilia | 1:30.986 | +0.449 |
7 | T NAKAGAMI | LCR Honda | 1:31.062 | +0.525 |
8 | Á RINS | Suzuki | 1:31.087 | +0.550 |
9 | P ESPARGARÓ | Honda | 1:31.102 | +0.565 |
10 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 1:31.151 | +31.151 |
11 | M VIÑALES | Aprilia | 1:31.169 | +31.169 |
12 | J MIR | Suzuki | 1:31.228 | +31.228 |
13 | L MARINI | VR46 Ducati | 1:31.228 | +31.228 |
14 | B BINDER | KTM | 1:31.353 | +31.353 |
15 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | 1:31.403 | +31.403 |
16 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 1:31.539 | +0.477 |
17 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | 1:31.593 | +1.056 |
18 | M OLIVEIRA | KTM | 1:31.699 | +1.162 |
19 | F MORBIDELLI | Yamaha | 1:31.716 | +1.179 |
20 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | 1:31.847 | +1.310 |
21 | R GARDNER | Tech3 KTM | 1:31.887 | +1.350 |
22 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | 1:32.002 | +1.465 |
23 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | 1:33.083 | +2.546 |
24 | D BINDER | RNF Yamaha | 1:33.241 | +2.704 |
25 | L SAVADORI | Aprilia | 1:38.207 | +7.670 |