Martín defende substituição de Valência, mas diz: “Melhor seria saber imediatamente”
Jorge Martín reconheceu o momento difícil vivido pela Comunidade Valenciana e considerou que a melhor opção seria fazer a última corrida do ano em outro lugar. O líder do campeonato destacou, porém, que o melhor seria saber imediatamente o que vai acontecer a seguir
Jorge Martín avaliou que a substituição de Valência por outra praça é a “melhor opção” para a MotoGP. O espanhol, porém, considerou que o melhor seria saber “imediatamente”.
A temporada do Mundial de Motovelocidade está prevista para terminar no circuito Ricardo Tormo entre os dias 15 e 17 de novembro, mas a revisão de Valência foi atingida por uma forte tempestade nesta semana, que causou uma enorme devastação. Intensas inundações resultaram de um volume de chuva esperado para período de um ano caindo no intervalo de apenas de 8h, o que deixou um rastro de destruição e um saldo de 95 mortos e muitos desaparecidos.
Relacionadas
Às vésperas da penúltima etapa da temporada, Martín admitiu que o momento é difícil na Comunidade Valenciana, mas, pensando no campeonato, o melhor seria saber de imediato o que vai acontecer.
“Com certeza, acho que é uma situação realmente difícil para as pessoas lá”, disse Martín. “Mas também para nós, o melhor seria saber imediatamente, saber hoje, para encarar o fim de semana de uma maneira diferente”, ponderou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Palco do GP da Comunidade Valenciana, o circuito Ricardo Tormo também foi afetado. Ainda que o traçado tenha sido preservado, as instalações foram afetadas. O estacionamento, por exemplo, sofreu danos, mas, especialmente, são as vias de acesso que foram mais intensamente danificadas.
“Acho que Valência será difícil, pois mesmo que tudo esteja bem [com a pista], é uma situação difícil e acho que só por respeito às pessoas de lá, acho que também em termos de logística — não sei exatamente como está a pista — talvez não possamos ter lotação máxima”, ponderou. “Acho que a melhor opção seria correr em outro lugar. Mas acho que a Dorna, ou a MotoGP, vão fazer o melhor e tomar a melhor decisão”, encerrou.
Marc Márquez foi mais um a defender a transferência da prova para outra localidade. Vice-líder da disputa, Francesco Bagnaia apontou para um conflito ético de correr em Valência e defendeu que o campeonato tem alternativas para não precisar disputar a prova em meio à tragédia do clima.
A MotoGP volta a acelerar neste fim de semana com o GP da Malásia, em Sepang, penúltima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

