Martín domina sprint na Alemanha e volta a vencer na MotoGP. Bagnaia fica em 3º
Jorge Martín perdeu a liderança na largada da corrida sprint, mas se recuperou e controlou o ritmo para voltar a vencer na MotoGP 2024. Miguel Oliveira e Francesco Bagnaia completaram o pódio, mas o destaque ficou com a prova de recuperação de Marc Márquez
Jorge Martín finalmente voltou a vencer. Líder do campeonato, o piloto da Pramac reinou em Sachsenring neste sábado (6). Depois de fazer a pole, perdeu a liderança na largada, mas ultrapassou os rivais logo no início e apenas controlou o ritmo no restante da sprint para retomar o caminho do topo do pódio.
A grata surpresa do dia foi Miguel Oliveira, que largou na primeira fila e terminou na segunda posição, com seu primeiro top-5 do ano. Francesco Bagnaia chegou a assumir a liderança na largada, mas perdeu rendimento e foi escoltado pelo companheiro Enea Bastianini para ficar na terceira posição.
Relacionadas
Franco Morbidelli mostrou bom ritmo e fechou em quinto. Em prova de recuperação, Marc Márquez saiu da 13ª posição, forçou diversas ultrapassagens e garantiu o sexto lugar por apenas 0s003 após superar Maverick Viñales na última curva da prova.
Brad Binder foi o oitavo, com Álex Márquez e Marco Bezzecchi fechando a lista dos dez primeiros colocados na corrida sprint em Sachsenring.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O fim de semana na Alemanha terá um importante desfalque. Aleix Espargaró bem que tentou participar do primeiro treino, mas não aguentou as dores na mão fratura na etapa passada e abandonou a prova com apenas duas voltas realizadas no TL1.
A MotoGP volta a acelerar neste domingo, a partir de 9h (de Brasília), para o GP da Alemanha, em Sachsenring, 9ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
Confira como foi a corrida sprint da MotoGP na Alemanha:
A tarde de sábado teve céu aberto e sol em Sachsenring, com temperaturas altas, de 30ºC no ar e 44ºC na pista, além de ventos de 21 km/h. O clima foi bem diferente do enfrentado pelos pilotos da classe rainha do Mundial no dia anterior.
Quase todos os pilotos do grid largaram com pneu duro na dianteira e macio na traseira. As exceções foram Takaaki Nakagami e Johann Zarco, ambos da LCR, com pneu médio na parte de trás das respectivas motos.
Na largada, Jorge Martín segurou a liderança nos primeiros metros, mas logo foi superado por Miguel Oliveira. Melhor ainda fez Francesco Bagnaia, que largou em quatro e deu um drible na dupla para assumir a liderança da prova.
No início da segunda volta, Martín usou o vácuo da reta, colocou por dentro e ultrapassou Oliveira para assumir o segundo lugar. Mais atrás, Marc Márquez já ocupava o décimo posto.
No começo do terceiro giro, Martín mergulhou por dentro no fim da reta principal, mas Bagnaia rapidamente deu o troco. Algumas curvas depois, porém, o espanhol conseguiu concluir a manobra e ficou com a primeira opção. Oliveira foi no embalo e subiu para segundo.
Volta 4. Bagnaia tentou passar Oliveira no fim da reta, mas levou o troco imediato. Mais atrás, Enea Bastianini começou reação e subiu para a quarta colocação.
Martín abriu rapidamente 0s5 de vantagem para Oliveira, mesmo com o português cravando a melhor volta da prova. Bagnaia começou a se preocupar com os limites de pista após levar advertência da direção de prova.
Marc Márquez seguiu a recuperação depois de largar em 13º. O espanhol superou o compatriota Raúl Fernández e foi para o sétimo lugar no fim da sexta volta.
As primeiras posições seguiram idênticas, com os quatro primeiros pilotos separados por apenas 0s9. Bastianini passou a apertar Bagnaia, que tentava se aproximar de Oliveira na frente. Mais atrás, Morbidelli e Viñales travavam bom duelo pelo quinto posto.
Na reta final da prova, Martín desgarrou e abriu vantagem na liderança, com 0s8 de vantagem para os demais. Bagnaia, com isso, passou a apertar o ritmo contra Oliveira, em busca do segundo lugar.
Pedro Acosta viveu um dia complicado na Alemanha. O novato errou na curva 12 a três voltas para o fim e acabou caindo para a última colocação. Na frente, Bastianini passou a pressionar o companheiro Bagnaia.
No fim, Martín venceu seguido por Oliveira e Bagnaia. Mais atrás, Marc Márquez forçou na última curva e superou Maverick Viñales por apenas 0s003 para terminar no sexto lugar.
MotoGP 2024, GP da Alemanha, Sachsenring, Corrida sprint:
1 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 20:18.904 | 15 voltas |
2 | M OLIVEIRA | Trackhouse Aprilia | +0.676 | |
3 | F BAGNAIA | Ducati | +1.311 | |
3 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +1.458 | |
4 | E BASTIANINI | Ducati | +5.600 | |
5 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | +6.281 | |
7 | M VIÑALES | Aprilia | +6.284 | |
8 | B BINDER | KTM | +9.201 | |
9 | Á MÁRQUEZ | Gresini Ducati | +10.800 | |
10 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | +13.815 | |
11 | J MILLER | KTM | +13.960 | |
12 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | +14.432 | |
13 | F QUARTARARO | Yamaha | +15.329 | |
14 | R FERNÁNDEZ | Trackhouse Aprilia | +14.432 | |
15 | L MARINI | Honda | +15.430 | |
16 | A FERNÁNDEZ | GasGas Tech3 | +15.493 | |
17 | J ZARCO | LCR Honda | +16.205 | |
18 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +20.321 | |
19 | S BRADL | Honda | +23.733 | |
20 | R GARDNER | Yamaha | +26.366 | |
21 | J MIR | Honda | +26.668 | |
22 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | +26.715 |

