Martín faz história e vira primeiro campeão com equipe satélite na ‘Era MotoGP’
Jorge Martín conquistou um feito histórico na 'Era MotoGP', desde 2002, e se tornou campeão com uma equipe independente na classe rainha do Mundial. O espanhol se junta a nomes como Valentino Rossi, Kenny Roberts e Franco Uncini, que conquistaram o feito na época das 500cc
Jorge Martín conquistou, neste domingo (17), um feito inédito e histórico na MotoGP. Pela primeira vez desde 2002, um piloto foi campeão com uma equipe satélite, quebrando uma longa hegemonia dos times oficiais das montadoras na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.
Com o terceiro lugar obtido em Barcelona, Martín chegou a 508 pontos e superou Francesco Bagnaia por apenas dez pontos. O piloto da Pramac, assim, dá o sabor do título a um time independente, mas vai levar o #1 para a equipe de fábrica da Aprilia no próximo ano.
O feito é inédito na MotoGP. A última vez que alguém alcançou o título em uma equipe independente foi em 2001, ainda nas 500cc, quando Valentino Rossi foi campeão foi com a Nastro Azzurro Honda, então destronando a própria montadora japonesa.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

No passado, Marco Lucchinelli e Franco Uncini também conseguiram títulos nas 500cc em 1981 e 1982, respectivamente, em equipes independentes. Kenny Roberts, em 1978, foi outro a alcançar o feito com um time satélite da Yamaha.
Em 2024, Martín conquistou três vitórias em corridas (Portugal, França e Indonésia), além de outras sete conquistas em sprints e sete poles ao longo da temporada. No ano passado, o espanhol já tinha ajudado a Pramac a se tornar a primeira satélite a vencer o Mundial de Equipes.
A MotoGP volta a acelerar no dia 19 de novembro, a partir de 6h (de Brasília), para o último teste da temporada 2024, em Barcelona, na Catalunha. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
LEIA MAIS
🏆 Martín usa consistência para levar título da MotoGP em 2024 e roubar #1 da Ducati
🏆 Martín se torna 30º piloto diferente a ser campeão da MotoGP/500cc. Confira lista
🏆 Martín conquista título da MotoGP com pódio em Barcelona. Confira classificação final

