KTM alcança merecido top-3 da MotoGP em temporada 2020 de brilho

Mostrando evolução a cada temporada, a fábrica austríaca conseguiu nada menos que seis pódios, sendo uma vitória, em 2020, terminando como a melhor equipe do campeonato e mostrando que tem aprendido cada vez mais na elite da motovelocidade

A temporada 2020 da MotoGP certamente foi de ótimas histórias. Entre o título de Joan Mir e nove vencedores diferentes em 14 etapas, a KTM foi daquelas que começou comendo pelas beiradas, mas mostrou definitiva evolução na categoria, tratou de brilhar com seus pilotos e se estabeleceu merecidamente como uma das principais forças do grid.

A fábrica austríaca ingressou na classe rainha do Mundial de Motovelocidade em 2017 para dar o pontapé em seu projeto. Desde então, aos poucos foi mostrando a evolução, primeiro com regularidade, depois na briga por bons resultados. Um grande avanço foi o pódio conquistado por Pol Espargaró no GP de Valência de 2018 – o primeiro da marca.

Mas o salto verdadeiro ficou mesmo para o atual campeonato. Mesmo que as duas primeiras provas tenham sido mais lentas para o quarteto em termos de resultados – foram quatro abandonos e uma corrida fora do top-10, não demorou muito para a equipe chefiada por Pit Beirer mostrar a que veio.

Pol Espargaró levou a KTM cinco vezes ao pódio na temporada da MotoGP (Foto: Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

O conto de fadas da fábrica veio com toques surpreendentes, afinal, a primeira vitória da KTM tratou de chegar pelas mãos de Brad Binder, justamente um dos novatos da MotoGP. E não bastando apenas isso, era apenas a terceira corrida do sul-africano na classe rainha. Notavelmente que ficou na história.

Mas esse era apenas o primeiro passo da grande temporada que ainda esperava para a esquadra baseada em Munderfing. No projeto desde o dia 1, Pol Espargaró foi quem mais tratou de subir ao pódio com cinco aparições. Ainda, Miguel Oliveira conquistou dois triunfos com a Tech3, sendo o segundo em sua terra natal, em Portugal, e com direito a um grand-chelem.

Grande parte desse sucesso deve ser endereçado ao mais novo do clã de Granollers. Sempre mostrando fidelidade e comprometimento ao time, nem mesmo a despedida em 2021 – está de mudança para a Honda -, sem nenhuma vitória deixa o competidor desanimado.

Miguel Oliveira foi outro nome da KTM que brilhou na MotoGP em 2020 (Foto: KTM)

“Eu me sinto honrado por ter feito parte deste projeto nos últimos quatro anos. Estou orgulhoso do que conseguimos como fábrica, o que consegui como piloto. Levo comigo uma bagagem de conhecimento para o futuro e posso apenas agradecer por esse maravilhoso período juntos”, disse.

Mas o irmão de Aleix não pode levar todo o crédito. Dani Pedrosa, piloto de testes da escuderia da Áustria desde 2019, ajudou no desenvolvimento da moto de 2020 e teve o trabalho diversas vezes reconhecido por Pol. “Dani está fazendo um trabalho realmente bom” e “Com certeza é bom ouvi-lo falar, pois dá diferentes pontos de vista dos engenheiros” foram apenas algumas das elogiosas palavras proferidas pelo futuro companheiro de Marc Márquez.

São apenas quatro temporadas na elite da motovelocidade mundial, mas a KTM já mostrou que tem aprendido rápido e logo traduziu nas pistas. Aos poucos a equipe foi conquistando os resultados e já mostrou que para o ano que vem, tem tudo para começar por cima e, por que não, dar trabalho.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube