KTM diz que comprometido Pol Espargaró merecia primeira vitória: “Lutou como leão”

Pit Beirer, chefe da equipe, destacou todo o trabalho "sujo" que o espanhol tem feito com a fábrica desde o início da parceria em 2017

Pol Espargaró era tão merecedor da primeira vitória da KTM quanto Brad Binder. Dono de tal afirmação é Pit Beirer, chefe da equipe, que tomou como base o comprometido e extenso trabalho feito pelo espanhol nos últimos anos.

A chegada da fábrica à classe rainha do Mundial acontece em 2017, e veio junto com a assinatura do #44 com o time. Inclusive, foi com o irmão de Aleix que a marca austríaca subiu pela primeira vez no pódio, com uma terceira colocação no GP de Valência de 2018.

Mas a vitória inaugural ficou a cargo de Binder. Em sua terceira corrida na MotoGP, o sul-africano conseguiu bater os favoritos para garantir o triunfo da KTM – ainda, foi também a primeira vez que um piloto da África do Sul venceu na classe.

Pol vinha em bom ritmo no GP da Tchéquia e também figurava nas posições do pódio, mas um toque de Johann Zarco o fez cair e abandonar. “Pol merecia essa primeira vitória porque brigou como um leão durante todo esse tempo. Caso não tivesse se dedicado e não tivesse se mantido comprometido, não teríamos conseguido. Por isso, esse triunfo também é seu”, disse Beirer.

Pol Espargaró era merecedor da primeira vitória (Foto: KTM)

“Pol fez todo o trabalho sujo e Brad chegou na hora certa. Você tem de dar a um novato uma moto em que se sinta confortável. Pol conseguiu coisas com nossa moto que foram quase milagres. Muitas vezes a levou muito mais além, e por isso que às vezes tínhamos de tranquilizá-lo”, completou o dirigente ex-piloto de motocross.

Mas a parceria entre piloto e equipe encerra ao final do ano. O motivo é que Pol vai par a Honda no próximo ano substituir Álex Márquez, que desce para a LCR. Quem substitui o #44 na KTM é Miguel Oliveira, atualmente na Tech3.

Atualmente, Pol aparece em 11º na classificação com 19 pontos, enquanto Brad é o quinto, nove tentos à frente. Oliveira é o 12º, apenas um ponto atrás do espanhol.

A próxima etapa acontece neste final de semana, o GP da Áustria, primeira da rodada dupla no Red Bull Ring.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.