Laguna Seca anuncia saída do calendário da MotoGP para 2014: "Três eventos nos EUA é demais"

A administração da pista de Laguna Seca anunciou nesta segunda-feira (30) o fim do contrato com a MotoGP para 2014. "Três eventos nos EUA era demais", admitiu a gerente do circuito

Apesar da renovação do contrato firmada em junho deste ano, que assegurava Laguna Seca no calendário da MotoGP até pelo menos 2014, o icônico circuito da Califórnia não vai mais sediar a etapa do Mundial no próximo ano. A administração do famoso traçado californiano confirmou nesta segunda-feira (30) o fim do acordo com o Mundial, após nove anos de eventos consecutivos.

Assim, na próxima temporada, a categoria máxima do motociclismo vai aos EUA apenas para duas etapas: Austin e Indianápolis. Gill Campbell, responsável pela pista em Monterey, revelou que o encerramento do contrato foi feito em comum acordo com a Dorna, a empresa que organiza e promove a MotoGP. "Três eventos nos EUA é demais", admitiu a gerente do circuito.

Largada da prova de 2013 em Laguna Seca (Foto: LCR)

Campbell ainda afirmou que a corrida não é mais tão rentável, apesar da presença razoável de público nas arquibancadas nos últimos anos. A pista de Laguna Seca é mantida por uma organização sem fins lucrativos. E a administradora ainda explicou que os altos valores cobrados pela promotora para organizar o evento também pesaram na decisão de deixar o Mundial.

"Nós precisamos ganhar um fôlego em 2014 e analisar todas as oportunidades. E agora vamos ver o que acontece", explicou Campbell, que também não descartou um eventual retorno do Mundial em "dois ou três anos".

"Por 25 anos, a Laguna Seca serviu de casa para o Mundial nos EUA, tendo realizado 15 eventos desde 1988. Infelizmente, e apesar do apoio leal dos fãs, patrocinadores e mídia, não haverá um 16° GP dos EUA em 2014", corroborou o comunicado da pista enviado à imprensa.  "Neste momento, os EUA só é capaz de sediar dois eventos da MotoGP. O apoio dado pelos estados do Texas e de Indiana tornaram tudo mais difícil para nós, como organização sem fins lucrativos, de competir atualmente."

"Laguna Seca ainda estende sua gratidão a todos aqueles cujos esforços combinados fizeram do GP dos EUA um evento tão icônico, e considerando todos vocês: fãs, patrocinadores, comunidade do motociclismo, mídia, voluntários e, não menos importante, a Dorna. A promessa agora é de trabalhar com afinco para que o retorno do Mundial aconteça em um futuro próximo", completou a nota.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.