Liberty Media decide vender R$ 4,5 bilhões em ações da F1 para comprar MotoGP
Grupo que controla a Fórmula 1 quer arrecadar fundos para comprar 86% das ações da Dorna, que gerencia a categoria rainha do motociclismo
O Liberty Media decidiu vender R$ 4,5 bilhões em ações da Fórmula 1 para levantar recursos suficientes para a compra dos direitos da MotoGP. A ideia do grupo é arrecadar £ 3 bilhões (equivalente a R$ 21,8 bi) para comprar a fatia majoritária das ações da Dorna, que controla a categoria rainha do motociclismo, até o fim de 2024. De acordo com o site Race Fans, 12.247.500 ações serão vendidas por US$ 77,50 cada. O montante, no entanto, não altera o controle da empresa sobre a F1.
“Se a aquisição não for consumada por qualquer motivo, os recursos líquidos dessa oferta estariam disponíveis para fins corporativos gerais e atribuídos ao estoque de rastreamento do Formula One Group”, disse o grupo, em nota oficial.
O Liberty Media anunciou em abril que estava comprando a empresa da Bridgepoint e do Fundo de Pensões Canadense. A negociação de 86% das ações da Dorna deve ser concluída por em £ 3,59 bilhões (equivalente a R$ 26,1 bi). Desde que anunciou o negócio, o grupo deixou claro que dependia da aprovação de órgãos antitruste de quatro lugares: União Europeia, Reino Unido, Austrália e Brasil. Além de avaliações de Espanha e Itália.
No Brasil, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou “sem restrições” a venda nesta semana. A Austrália também já aprovou a negociação. A informação foi divulgada pela ESPN Brasil e confirmada pelo GRANDE PRÊMIO. As agências de Reino Unido e União Europeia também foram procuradas pela reportagem, mas ambas informaram que o negócio não está sob análise. Pela lei britânica, a apresentação do caso é um ato voluntário. O mesmo acontece no órgão europeu.
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O Liberty Media comprou a F1 em 2017 e, desde então, conseguiu criar um ecossistema lucrativo em torno da categoria. O grupo declarou lucro de No início deste mês, a empresa anunciou que a F1 gerou R$ 4,8 bilhões em receita no segundo trimestre deste ano, um aumento de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Grande parte do aumento na receita veio da adição de corridas no calendário da F1. No entanto, o Liberty Media já atingiu o máximo de 24 corridas acordado com as equipes e o calendário de 2025 continuará com o mesmo número de etapas. Agora, a empresa busca novas maneiras de aumentar a receita e, também por isso, viu na MotoGP a possibilidade de crescimento.
A MotoGP volta a acelerar entre 30 de agosto e 1º de setembro com o GP de Aragão, na Espanha, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
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