Lorenzo encerra semana de testes de pneus em Phillip Island com melhor tempo. Pedrosa é 2º

Jorge Lorenzo encerrou a semana de testes de pneus em Phillip Island, nesta quarta-feira (5), na ponta. O espanhol ainda cravou o melhor tempo dos três dias de treinos em 1min29s068

Foi 54ª de suas 55 voltas pela pista de Phillip Island que Jorge Lorenzo consolidou a liderança e o tempo mais rápido da semana de testes de pneus da MotoGP, nesta quarta-feira (5), na Austrália, dia final também dos trabalhos com a Bridgestone.

A segunda colocação ficou Dani Pedrosa, único representante da Honda nas atividades já que Marc Márquez ainda se recupera da fratura na perna direita depois de um acidente durante um treino em Barcelona. Valentino Rossi completou a folha de tempos em terceiro.

Jorge Lorenzo foi o mais rápido da semana de testes da MotoGP em Phillip Island (Foto: Getty Images)

Confira como foi o dia final de testes da MotoGP em Phillip Island nesta quarta

Ao contrário dos dois primeiros dias de testes, a quarta-feira amanheceu nublada e uma chuva fina atrasou o início dos trabalhos da MotoGP e da Moto2 na litorânea pista australiana. Apesar do começo molhado, o dia foi altamente produtivo para a Bridgestone e também para a Dunlop, que treina com os pilotos da classe intermediária do Mundial.

Assim que o treino foi liberado, Valentino Rossi foi o primeiro a deixar os pits, mas apenas para voltas de instalação. A primeira parte da sessão ainda viu duas bandeiras vermelhas, provocadas por quedas de Tito Rabat, da Marc VDS, mas sem gravidade.

Embora o teste não tenha tido como foco o desenvolvimento das motos, Lorenzo, que sofreu com o pouco desempenho dos novos pneus da Bridgestone em Sepang, conseguiu impor um ritmo muito mais consistente em Phillip Island nesta semana, quando dominou os três dias de atividades.

Valentino Rossi testa nova carenagem em Phillip Island (Foto: Getty Images)

O espanhol da Yamaha realizou nova simulação de corrida no fim do dia, virando voltas sempre abaixo de 1min30s. E uma curiosidade: Jorge conseguiu o melhor tempo do teste usando os pneus da prova do ano passado. O registrou veio apenas nos últimos instantes da tarde, em sua penúltima volta.

Dani Pedrosa ficou em segundo, com a marca de 1min29s458, quase quatro décimos atrás do líder. O tempo foi também menos de um décimo pior do que seu melhor registro na semana, conquistado na terça-feira, o que o colocou também na segunda posição no combinado dos tempos da semana.

Também andando em ritmo de corrida, Valentino Rossi terminou o dia em terceiro. O italiano testou a carenagem que foi usada por Lorenzo ontem. Cal Crutchlow, que enfrentou alguns problemas com a frente da Ducati no início das ações, completou em quarto, logo à frente do companheiro de equipe Andrea Dovizioso.

Entre os pilotos da Moto2, o impressionante Tito Rabat foi novamente o mais veloz, apesar das duas quedas que sofreu – a segunda destruiu sua moto. Ainda assim, o espanhol da Marc VDS mostrou grande performance ao terminar os treinos com uma diferença de 3s1 para Lorenzo, em uma máquina de 600cc. Jordi Torres, com a Aspar, terminou as atividades em segundo, à frente de Mika Kallio e Nico Terol.

Para os representantes da MotoGP, o teste em Phillip Island foi a última oportunidade de andar com as novas motos. Agora, os pilotos descansam e voltam aos trabalhos apenas em Losail, no Catar, daqui a pouco mais de duas semanas para a abertura do Mundial. Os pilotos da Moto2 terão nova chance de testar, entre os dias 11 e 13 de março, em Jerez de la Frontera.

MotoGP, Phillip Island, Treinos coletivos, dia 3:

1 Jorge LORENZO ESP Yamaha   1:29.068   55
2 Dani PEDROSA ESP Honda   1:29.458 +0.390 32
3 Valentino ROSSI ITA Yamaha   1:29.554 +0.486 56
4 Cal CRUTCHLOW ING Ducati   1:29.606 +0.538 39
5 Andrea DOVIZIOSO ITA Ducati   1:30.101 +1.033 23
6 Tito RABAT ESP Marc VDS Kalex Moto2   1:32.194 +3.126 40
7 Jordi TORRES ESP Aspar Suter Moto2   1:32.998 +3.930 77
8 Mika KALLIO FIN Marc VDS Kalex Moto2   1:33.149 +4.081 61
9 Nico TEROL ESP Aspar Suter Moto2   1:34.443 +5.375 53

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.