Lorenzo supera Pedrosa por menos de 0s2 nos instantes finais e larga na frente no GP da Malásia

Jorge Lorenzo brilhou no fim do treino classificatório do GP da Malásia ao superar Dani Pedrosa por menos de 0s2. O piloto da Honda havia dominado todas as atividades, mas será obrigado a largar em segundo.

►Veja as melhores imagens deste sábado de Mundial de Motovelocidade em Sepang

Jorge Lorenzo caminha a passos largos para conquistar o título da temporada 2012 da MotoGP. O espanhol viu Dani Pedrosa dominar todas as atividades do GP da Malásia, mas, quando precisou ser decisivo, o piloto da Yamaha mostrou que continua afiado. O dono da moto número 99 cravou o tempo de 2min00s334 nos últimos segundos do treino classificatório, neste sábado (20), para largar na pole-position em Sepang.

Pedrosa, por sua vez, foi obrigado a se contentar com o segundo posto. O piloto da Honda já havia liderado o terceiro treino livre e foi o ponteiro durante boa parte da atividade. No entanto, nada pôde fazer quando Lorenzo voou para conquistar o direito de largar na frente.

Andrea Dovizioso foi uma das gratas surpresas do treino. O italiano foi o único a se colocar na briga entre os espanhóis pela pole e quase saiu com a terceira posição. No final, restou ao piloto a Tech 3 o terceiro posto e o direito de dividir a primeira fila com Lorenzo e com Pedrosa.

Casey Stoner chegou a ameaçar a pole-position, mas ficou apenas em quarto, seguido por Cal Crutchlow. Ben Spies larga em quinto, com o grupo dos dez primeiros tendo Hector Barberá, Stefan Bradl, Nicky Hayden e Álvaro Bautista.

Entre as CRT, Aleix Espargaró foi o mais bem classificado, ficando com o 12º posto.

Jorge Lorenzo celebrou a pole conquistada na Malásia (Foto: Yamaha)

Saiba como foi a classificação da MotoGP em Sepang:

O treino classificatório da MotoGP começou da mesma forma com que o campeonato se desenha: um embate entre Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. Os dois espanhóis se alternaram na primeira posição durante os primeiros minutos até que o piloto da Honda se estabeleceu na ponta ao cravar 2min01s089.

Dovizioso aparecia em terceiro, seguido por Ben Spies e por Casey Stoner, que tenta retomar o desempenho de antigamente após o grave acidente que o deixou de fora das últimas etapas.

A partir daí, o treino continuou sem maiores empolgações. Álvaro Bautista, Stefan Bradl, Cal Crutchlow e Valentino Rossi entraram em uma breve briga valendo a sexta colocação, mas praticamente em nenhum momento os quatro pilotos dividiram a pista. Aliás, nesse embate, o italiano precisou segurar a moto para não ir ao chão enquanto tentava superar os rivais.

A situação melhorou quando faltavam 25 minutos para o final. Nesse momento, Jorge Lorenzo resolveu deixar os boxes para tentar retomar a primeira colocação. No entanto, o piloto da Yamaha perdeu muito tempo na última parcial e continuou com o segundo posto.

De olho na ameaça da perda da pole, Pedrosa também retornou à pista. Só que o maior advesário do piloto da Honda não era mais Lorenzo e, sim, Dovizioso, que fez uma volta voadora e assumiu a pole provisória com uma vantagem de 0s289.

A alegria do italiano durou pouco. Bastou Pedrosa abrir a volta rápida para recuperar a pole. O espanhol cravou o tempo de 2min00s634 e colocou 0s166 no antigo companheiro de equipe. Quem também melhorou a marca foi Casey Stoner, que assumiu a terceira colocação e se colocou em posição de largar na primeira fila neste domingo.

A resposta de Lorenzo veio na sequência. Depois de ter sido atrapalhado por Hector Barberá, o espanhol acelerou tudo o que podia, mas acabou ficando apenas com o segundo tempo, 0s13 atrás do compatriota.

Em meios às disputas pela primeira colocação, Álvaro Bautista acabou sofrendo uma queda, abandonando de vez o treino em Sepang.

Faltando menos de dois minutos para o final, todo mundo resolveu acelerar. Sem se importar com o domínio da Honda até então, Lorenzo fez duas voltas voadoras – a segunda com a bandeira quadriculada já sendo acenada – para terminar com a pole-position ao superar Pedrosa por 0s2.

MotoGP, GP da Malásia, grid de largada:

 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.