Lorenzo vê injustiça após Misano e avalia que Manzi “tirou Fenati completamente da casinha”

Jorge Lorenzo aproveitou o desembarque em Aragão para sair em defesa de Romano Fenati. O #99 considerou que o italiano foi injustiçado e ressaltou que Stefano Manzi levou o rival ao limite

Depois de muito apanhar, Romano Fenati, enfim, encontrou um defensor. Nesta quinta-feira (20), Jorge Lorenzo aproveitou o desembarque em Aragão para sair em defesa do agora ex-piloto da Snipers.
 
Em Misano, Fenati vinha disputando posição com o Stefano Manzi, mas, com três voltas para o fim da corrida, decidiu reagir após ser colocado para fora da pista pelo piloto da Forward algumas vezes e pressionou a alavanca do freio dianteiro da Suter  do rival em plena reta oposta. Manzi até conseguiu se manter na pista, mas caiu pouco depois e não completou a prova.
 
Fenati, então, foi sancionado pelo Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), que aplicou uma bandeira preta e desclassificou o italiano. Depois, Romano foi suspenso por duas corridas, em Aragão e Tailândia, no caso.
Jorge Lorenzo apontou injustiça no caso Romano Fenati (Foto: Divulgação/MotoGP)
 
 
Na visão de Lorenzo, porém, embora Fenati tenha cometido um erro, Manzi não é inocente no incidente.
 
“Se você fica só no lance e vê esses cinco segundos, é uma ação indefensável, que nunca deveria ser feita em um circuito”, disse Lorenzo. “Isso vem de algumas ações entre ele e Manzi muito descontroladas”, seguiu.
 
“Manzi começou e ele já tem uns antecedentes de ser um piloto completamente agressivo. Ele tirou Romano completamente da casinha. Ele tinha de tentar escapar ou deixá-lo ir, terminar a corrida e ir à direção de prova e tentar solucionar fora da pista”, defendeu. “Fenati tem o que? Cem corridas? Fora aquele chute, que foi num treino ― e que tampouco deve ser feito, mas o outro piloto não corre muito risco de se machucar ―, não acho que Romano seja um piloto inconsciente, ou dos mais inconscientes, e que cometa loucuras. Em geral, todo mundo sabe que Romano tende a ser muito explosivo em determinadas situações e isso deve ser tratado”, opinou.
 
O #99, aliás, lembrou de seu próprio passado explosivo e avaliou que Fenati deveria procurar ajuda para se controlar, mas considerou que o jovem italiano foi injustiçado.
 
“Eu nunca fiz uma ação deste tipo, mas também era um piloto muito explosivo em determinadas situações e fui melhorando com os anos”, lembrou. “Ele teria de se tratar com especialistas, mas acho que foram injustos demais com ele. Teriam de dar a ele outra oportunidade. Isso de romper o contrato e a próxima equipe dispensá-lo, acho que foi demais para ele”, completou.
 
Crítico mais ferrenho do incidente de Misano, Cal Crutchlow não mudou de ideia depois de declarar que Fenati deveria ser banido, já que segue considerando a postura do italiano inaceitável. O piloto da LCR, aliás, tampouco acreditou no pedido de desculpas do #13.
 
“Não, eu não mudei de ideia. Apesar de ele ter feito o que na Inglaterra chamamos de ‘sob story’ [quando alguém recorre a uma história triste em busca de compaixão], ele se desculpou e agora todos têm de sentir pena dele. Mas eu não acredito nisso. Ele fez muitas, muitas coisas estranhas. Claro, eu não sou um anjo na pista, e muitos outros pilotos não são, mas esse, para mim, foi o limite”, defendeu. “Então não mudei de ideia de forma nenhuma”, frisou.
 
Marc Márquez e Andrea Dovizioso, por outro lado, seguem achando a manobra inaceitável, mas acreditam que a situação toda saiu de controle.
 
“Claro que o acidente foi duro, foi o suficiente para uma punição dura. Eu acredito que duas corridas não eram o bastante, mas uma punição forte. Mas o que eu não concordo é com o que isso criou, coisas midiáticas. Eu estava vendo o noticiário na Espanha e estavam falando demais dele todos os dias. No passado, há muitos anos, já tinha acontecido isso, ok, os tempos eram outros, mas também aconteceu dois ou três anos depois com outros pilotos, cinco anos atrás aconteceu algo diferente, mas também teve um piloto que caiu e outro que ficou na pista, então, sim, tem de existir uma pena dura, mas as coisas midiáticas foram demais para ele, porque teve uma vez que ele chutou alguém e não teve uma reação tão forte”, avaliou Marc.
 
“Eu concordo com Marc, porque ele precisa de uma punição dura, também porque já tinha feito algo no passado. Isso é muito ruim. Se ele fez algo ruim no passado e a punição não foi grande o bastante, ele não entendeu e fez algo muito ruim em Misano. Então a punição tem de ser dura. Mas, como Marc disse, a mídia falou demais disso. E de uma maneira ruim. De uma maneira errada, porque falaram de coisas estúpidas, não de corridas”, avaliou Andrea. “Eu não gosto da maneira como a mídia lidou com isso”, encerrou.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.