Lüthi se impõe e dita ritmo no primeiro treino na Holanda. Líder da Moto2, Morbidelli fecha em quinto
Tom Lüthi impôs seu ritmo na manhã desta sexta-feira (23) em Assen e ficou com a liderança do primeiro treino livre da Moto2. 0s245 mais lento, Takaaki Nakagami ficou em segundo, à frente de Miguel Oliveira. Líder do Mundial, Franco Morbidelli foi o quinto
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Tom Lüthi foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres da Moto2 em Assen. O suíço superou a resistência da dupla da Marc VDS nos minutos iniciais da sessão e assegurou a melhor marca da manhã desta sexta-feira (23).
O piloto da Interwetten abriu a sessão no topo da tabela, mas foi desafiado primeiro por Álex Márquez e, depois, por Franco Morbidelli. Na décima de suas 22 voltas, Tom cravou 1min38s492 e não deu mais bola para os rivais.
Thomas Lüthi foi o mais rápido nesta manhã (Foto: Garage Plus Interwetten)
Takaaki Nagami, então, avançou para o segundo posto, já 0s245 mais lento que o líder. Miguel Oliveira colocou a KTM no terceiro lugar, com Marcel Schrotter aproveitando sua volta final para fechar o top-4.
0s450 mais lento que Lüthi, Morbidelli ficou com a quinta colocação, à frente de Lorenzo Baldassarri e Axel Pons. Márquez sofreu uma queda em meados da sessão e ficou com o oitavo registro, com Xavier Siméon e Hafizh Syahrin completando o top-10.
Saiba como foi o primeiro treino da Moto2 em Assen:
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Um sol tímido até conseguiu furar o bloqueio de algumas das muitas nuvens no céu holandês, mas as temperaturas seguiram baixas. Quando a Moto2 entrou na pista, os termômetros marcavam 20°C, com a pista chegando a 28°C. A velocidade do vento era de 13 km/h.
Tom Lüthi foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, mas logo foi superado por Álex Márquez. A liderança do espanhol, porém, também durou pouco, já que Sandro Cortese apareceu mais rápido.
Ainda no começo da sessão, Simone Corsi sofreu uma queda na Ossebroeken, a terceira curva de Assen, mas escapou de lesões, embora com a moto danificada.
Enquanto isso, Márquez retomou a ponta, mas viu Lüthi passar 0s354 melhor para ficar com a liderança. Álex insistiu, foi 0s249 melhor que o #12 e recuperou o comando, com o suíço apenas conseguindo reduzir o atraso para 0s018.
Em sua quinta volta nesta manhã, Morbidelli virou 1min39s374 e assumiu o topo da tabela, 0s024 melhor que o companheiro de equipe.
Lüthi, então, foi 0s050 melhor que o líder do Mundial e voltou a ditar o ritmo, mas apenas brevemente, já que Franco baixou a marca do rival por 0s052. Márquez era terceiro, à frente de Oliveira.
Insistente, Lüthi superou Morbidelli mais uma vez, agora se colocando na liderança com uma margem de 0s507.
Tentando baixar sua marca, Márquez foi ao chão na Geert Timmer Bocht, a última chicane de Assen, quando restavam pouco mais de 28 minutos para o fim. O espanhol não se feriu e, apesar da sequência de piruetas, a Kalex também não ficou danificada o suficiente para impedir o piloto de levá-la para os boxes, mesmo que empurrando.
Enquanto isso, Oliveira saltou para o terceiro posto e, pouco depois, para o segundo, 0s344 mais lento que Lüthi. Baldassarri também foi melhor e aparecia em quarto, à frente de Nakagami e Siméon.
Com pouco menos de 15 minutos para o fim, Cortese sofreu uma queda na curva um, mas escapou de lesões, embora tenha ficado bastante contrariado.
Moto2, GP da Holanda, Assen, 1º Treino Livre:
1 | 12 | THOMAS LÜTHI | SUI | INTERWETTEN Kalex | 1:38.492 | |
2 | 30 | TAKAAKI NAKAGAMI | JAP | TEAM TADY Kalex | 1:38.737 | +0.245 |
3 | 44 | MIGUEL OLIVEIRA | POR | RED BULL KTM AJO | 1:38.783 | +0.291 |
4 | 23 | MARCEL SCHROTTER | ALE | INTACT Suter | 1:38.784 | +0.292 |
5 | 21 | FRANCO MORBIDELLI | ITA | MARC VDS Kalex | 1:38.942 | +0.450 |
6 | 7 | LORENZO BALDASSARRI | ITA | FORWARD Kalex | 1:39.189 | +0.697 |
7 | 49 | AXEL PONS | ESP | RW Kalex | 1:39.191 | +0.699 |
8 | 73 | ÁLEX MÁRQUEZ | ESP | MARC VDS Kalex | 1:39.306 | +0.814 |
9 | 19 | XAVIER SIMÉON | BEL | TASCA Kalex | 1:39.315 | +0.823 |
10 | 55 | HAFIZH SYAHRIN | MAS | RACELINE Kalex | 1:39.341 | +0.849 |
11 | 54 | MATTIA PASINI | ITA | ITALTRANS Kalex | 1:39.391 | +0.899 |
12 | 97 | XAVIER VIERGE | ESP | TECH3 Mistral 610 | 1:39.495 | +1.003 |
13 | 2 | JESKO RAFFIN | SUI | INTERWETTEN Kalex | 1:39.546 | +1.054 |
14 | 32 | ISAAC VIÑALES | ESP | SAG Kalex | 1:39.590 | +1.098 |
15 | 10 | LUCA MARINI | ITA | FORWARD Kalex | 1:39.669 | +1.177 |
16 | 77 | DOMINIQUE AEGERTER | SUI | KIEFER Suter | 1:39.792 | +1.300 |
17 | 42 | FRANCESCO BAGNAIA | ITA | VR46 Kalex | 1:39.821 | +1.329 |
18 | 87 | REMY GARDNER | AUS | TECH3 Mistral 610 | 1:39.885 | +1.393 |
19 | 11 | SANDRO CORTESE | ALE | INTACT Suter | 1:39.986 | +1.494 |
20 | 9 | JORGE NAVARRO | ING | GRESINI Kalex | 1:40.084 | +1.592 |
21 | 68 | YONNY HERNÁNDEZ | COL | ARGIÑANO & GINÉS Kalex | 1:40.146 | +1.592 |
22 | 24 | SIMONE CORSI | ITA | SPEED UP | 1:40.321 | +1.829 |
23 | 40 | FABIO QUARTARARO | FRA | PONS Kalex | 1:40.382 | +1.890 |
24 | 41 | BRAD BINDER | RSA | RED BULL KTM AJO | 1:40.455 | +1.963 |
25 | 5 | ANDREA LOCATELLI | ITA | ITALTRANS Kalex | 1:40.692 | +2.200 |
26 | 45 | TETSUTA NAGASHIMA | ITA | SAG Kalex | 1:40.757 | +2.265 |
27 | 27 | IKER LECUONA | ESP | INTERWETTEN Kalex | 1:40.974 | +2.482 |
28 | 62 | STEFANO MANZI | ITA | VR46 Kalex | 1:41.069 | +2.577 |
29 | 6 | TARRAN MACKENZIE | ING | KIEFER Suter | 1:41.386 | +2.894 |
30 | 57 | EDGAR PONS | ESP | PONS Kalex | 1:41.497 | +3.005 |
31 | 37 | AUGUSTO FERNÁNDEZ | ESP | SPEED UP | 1:41.708 | +3.216 |
32 | 89 | KHAIRUL IDHAM PAWI | ESP | TEAM TADY Kalex | 1:41.941 | +3.449 |
RECORDE | TITO RABAT | ESP | MARC VDS Kalex | 1:37.449 | 167.7 km/h | |
MELHOR VOLTA | JOHANN ZARCO | FRA | AJO Kalex | 1:36.346 | 169.7 km/h | |
Condições do tempo | PISTA SECA | ar: 20ºC | pista: 28ºC |
NOVA DERROTA EM 2017 MOSTRA QUE TOYOTA E LE MANS SÃO COMO ‘ÁGUA E ÓLEO’
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }