Lüthi se impõe e dita ritmo no primeiro treino na Holanda. Líder da Moto2, Morbidelli fecha em quinto

Tom Lüthi impôs seu ritmo na manhã desta sexta-feira (23) em Assen e ficou com a liderança do primeiro treino livre da Moto2. 0s245 mais lento, Takaaki Nakagami ficou em segundo, à frente de Miguel Oliveira. Líder do Mundial, Franco Morbidelli foi o quinto

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Tom Lüthi foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres da Moto2 em Assen. O suíço superou a resistência da dupla da Marc VDS nos minutos iniciais da sessão e assegurou a melhor marca da manhã desta sexta-feira (23).
 
O piloto da Interwetten abriu a sessão no topo da tabela, mas foi desafiado primeiro por Álex Márquez e, depois, por Franco Morbidelli. Na décima de suas 22 voltas, Tom cravou 1min38s492 e não deu mais bola para os rivais.
Thomas Lüthi foi o mais rápido nesta manhã (Foto: Garage Plus Interwetten)
Takaaki Nagami, então, avançou para o segundo posto, já 0s245 mais lento que o líder. Miguel Oliveira colocou a KTM no terceiro lugar, com Marcel Schrotter aproveitando sua volta final para fechar o top-4.
 
0s450 mais lento que Lüthi, Morbidelli ficou com a quinta colocação, à frente de Lorenzo Baldassarri e Axel Pons. Márquez sofreu uma queda em meados da sessão e ficou com o oitavo registro, com Xavier Siméon e Hafizh Syahrin completando o top-10.

Saiba como foi o primeiro treino da Moto2 em Assen:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Um sol tímido até conseguiu furar o bloqueio de algumas das muitas nuvens no céu holandês, mas as temperaturas seguiram baixas. Quando a Moto2 entrou na pista, os termômetros marcavam 20°C, com a pista chegando a 28°C. A velocidade do vento era de 13 km/h.
 
Tom Lüthi foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, mas logo foi superado por Álex Márquez. A liderança do espanhol, porém, também durou pouco, já que Sandro Cortese apareceu mais rápido.
 
Ainda no começo da sessão, Simone Corsi sofreu uma queda na Ossebroeken, a terceira curva de Assen, mas escapou de lesões, embora com a moto danificada.
 
Enquanto isso, Márquez retomou a ponta, mas viu Lüthi passar 0s354 melhor para ficar com a liderança. Álex insistiu, foi 0s249 melhor que o #12 e recuperou o comando, com o suíço apenas conseguindo reduzir o atraso para 0s018.
 
Em sua quinta volta nesta manhã, Morbidelli virou 1min39s374 e assumiu o topo da tabela, 0s024 melhor que o companheiro de equipe.
 
Lüthi, então, foi 0s050 melhor que o líder do Mundial e voltou a ditar o ritmo, mas apenas brevemente, já que Franco baixou a marca do rival por 0s052. Márquez era terceiro, à frente de Oliveira.
 
Insistente, Lüthi superou Morbidelli mais uma vez, agora se colocando na liderança com uma margem de 0s507.
 
Tentando baixar sua marca, Márquez foi ao chão na Geert Timmer Bocht, a última chicane de Assen, quando restavam pouco mais de 28 minutos para o fim. O espanhol não se feriu e, apesar da sequência de piruetas, a Kalex também não ficou danificada o suficiente para impedir o piloto de levá-la para os boxes, mesmo que empurrando.
 
Enquanto isso, Oliveira saltou para o terceiro posto e, pouco depois, para o segundo, 0s344 mais lento que Lüthi. Baldassarri também foi melhor e aparecia em quarto, à frente de Nakagami e Siméon.
 
Com pouco menos de 15 minutos para o fim, Cortese sofreu uma queda na curva um, mas escapou de lesões, embora tenha ficado bastante contrariado.
 

Moto2, GP da Holanda, Assen, 1º Treino Livre:
 

1 12 THOMAS LÜTHI SUI INTERWETTEN Kalex 1:38.492  
2 30 TAKAAKI NAKAGAMI JAP TEAM TADY Kalex 1:38.737 +0.245
3 44 MIGUEL OLIVEIRA POR RED BULL KTM AJO 1:38.783 +0.291
4 23 MARCEL SCHROTTER ALE INTACT Suter 1:38.784 +0.292
5 21 FRANCO MORBIDELLI ITA MARC VDS Kalex 1:38.942 +0.450
6 7 LORENZO BALDASSARRI ITA FORWARD Kalex 1:39.189 +0.697
7 49 AXEL PONS ESP RW Kalex 1:39.191 +0.699
8 73 ÁLEX MÁRQUEZ ESP MARC VDS Kalex 1:39.306 +0.814
9 19 XAVIER SIMÉON BEL TASCA Kalex 1:39.315 +0.823
10 55 HAFIZH SYAHRIN MAS RACELINE Kalex 1:39.341 +0.849
11 54 MATTIA PASINI ITA ITALTRANS Kalex 1:39.391 +0.899
12 97 XAVIER VIERGE ESP TECH3 Mistral 610 1:39.495 +1.003
13 2 JESKO RAFFIN SUI INTERWETTEN Kalex 1:39.546 +1.054
14 32 ISAAC VIÑALES ESP SAG Kalex 1:39.590 +1.098
15 10 LUCA MARINI ITA FORWARD Kalex 1:39.669 +1.177
16 77 DOMINIQUE AEGERTER SUI KIEFER Suter 1:39.792 +1.300
17 42 FRANCESCO BAGNAIA ITA VR46 Kalex 1:39.821 +1.329
18 87 REMY GARDNER AUS TECH3 Mistral 610 1:39.885 +1.393
19 11 SANDRO CORTESE ALE INTACT Suter 1:39.986 +1.494
20 9 JORGE NAVARRO ING GRESINI Kalex 1:40.084 +1.592
21 68 YONNY HERNÁNDEZ COL ARGIÑANO & GINÉS Kalex 1:40.146 +1.592
22 24 SIMONE CORSI ITA SPEED UP 1:40.321 +1.829
23 40 FABIO QUARTARARO FRA PONS Kalex 1:40.382 +1.890
24 41 BRAD BINDER RSA RED BULL KTM AJO 1:40.455 +1.963
25 5 ANDREA LOCATELLI ITA ITALTRANS Kalex 1:40.692 +2.200
26 45 TETSUTA NAGASHIMA ITA SAG Kalex 1:40.757 +2.265
27 27 IKER LECUONA ESP INTERWETTEN Kalex 1:40.974 +2.482
28 62 STEFANO MANZI ITA VR46 Kalex 1:41.069 +2.577
29 6 TARRAN MACKENZIE ING KIEFER Suter 1:41.386 +2.894
30 57 EDGAR PONS ESP PONS Kalex 1:41.497 +3.005
31 37 AUGUSTO FERNÁNDEZ ESP SPEED UP 1:41.708 +3.216
32 89 KHAIRUL IDHAM PAWI ESP TEAM TADY Kalex 1:41.941 +3.449
             
RECORDE TITO RABAT ESP MARC VDS Kalex 1:37.449 167.7 km/h
MELHOR VOLTA JOHANN ZARCO FRA AJO Kalex 1:36.346 169.7 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 20ºC | pista: 28ºC
NOVA DERROTA EM 2017 MOSTRA QUE TOYOTA E LE MANS SÃO COMO ‘ÁGUA E ÓLEO’

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube