O GP da Grã-Bretanha de Moto2 teve um final dramático, mas Tom Lüthi sequer acompanhou a novela e foi seguro para receber a bandeira na ponta pela segunda vez na temporada, 0s856 de Franco Morbidelli. Takaaki Nakagami ficou com o terceiro posto.
A disputa deste domingo (4) em Silverstone, no entanto, não será lembrada pela precisão do suíço, que perdeu a etapa de Brno por conta de uma lesão, mas por um incidente entre Sam Lowes e Johann Zarco em uma disputa pelo segundo posto.
Tom Lüthi venceu em Silverstone (Foto: Derendinger)
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Em uma disputa pelo segundo lugar, os dois se encontraram na Brooklands, a 16ª curva de Silverstone, com Zarco forçando Lowes para fora da pista. O piloto da Gresini não conseguiu evitar a queda e foi ao chão, logo protestando contra a manobra do rival.
Tão logo a bandeira quadriculada foi acionada, o Painel de Comissários confirmou um ride-through a Zarco pela manobra, que foi considerado culpado por direção irresponsável. Como não havia tempo para cumprir a pena, o francês teve 30s adicionado ao seu tempo de prova, o que o jogou para a 22ª colocação.
Alheios aos problemas dos rivais, Franco Morbidelli e Takaaki Nakagami travaram um duelo pelo segundo posto, que foi vencido pelo italiano da Marc VDS. Hafizh Syahrin ficou com o quarto posto, à frente de Lorenzo Baldassarri.
Com a confusão entre os ponteiros, quem se saiu melhor entre os três postulantes ao título foi Álex Rins. Sofrendo ao longo de todo o fim de semana por conta da clavícula recém-fraturada, o espanhol recebeu a bandeirada no sétimo posto, à frente de Simone Corsi. Mattia Pasini e Axel Pons completam o rol dos dez primeiros.
Lowes conseguiu voltar para a pista após a queda, mas ficou apenas em 21º. O britânico tinha colocado o GP da Grã-Bretanha como vital em suas pretensões de título.
Com o resultado, Zarco ficou em 181 pontos e agora tem apenas dez de margem para Rins. Terceiro, Rins segue 44 atrás do francês da Ajo.
Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto2:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A previsão do tempo não era das mais animadoras, especialmente para a Moto2, que foi perseguida pela chuva ao longo de todo o fim de semana. A indicação mais recente dos meteorologistas falava em pancadas pela manhã com períodos de sol, mas também apontava para chuva na parte da tarde.
Depois de um warm-up no piso molhado pela manhã, a largada foi dada com pista seca, inclusive com alguns pontos de céu azul furando o bloqueio das nuvens carregadas. Os termômetros marcavam 18°C e velocidade dos ventos era de 14 km/h.
Bem ao longo de todo fim de semana, Sam Lowes fez a festa dos britânicos e ficou com a pole — a quarta da temporada—, à frente de Johann Zarco e Jonas Folger.
Neste fim de semana, a Dunlop levou para Silverstone os pneus slicks dianteiros macios ‘1’ e médios ‘2’, e traseiros duros ‘3’ e ‘4’.
Na largada, Lowes saiu muito bem, mas Folger pulou para a ponta na Copse. Zarco vinha em terceiro, à frente de Syahrin, Márquez e Viñales.
Depois de um bom início de prova, Isaac Viñales viu a sorte mudar completamente com um tombo. O #32 parece ter se lesionado na queda na Club.
Enquanto isso, Lowes passou Folger e assumiu a ponta da corrida, com Zarco mantendo contato na briga pela ponta, assim como Syahrin, Márquez, Morbidelli, Corsi e Lüthi.
Pouco depois, foi Zarco quem deixou Folger para trás, assumindo o segundo posto. Lowes já vinha 0273 à frente.
Longe da briga pelo título, Folger acatou Zarco e conseguiu o segundo posto, logo reduzindo a vantagem de Sam no topo da tabela.
Mais atrás, Corsi ia escalando e já aparecia em sexto. Isso antes de perder a posição para Morbidelli.
Johann Zarco foi punido pelo incidente com Lowes (Foto: Ajo)
Na frente, Zarco passou Folger mais uma vez e passou a coordenar a caçada a Lowes, que vinha quase 0s2 à frente. Quarto, Syahrin seguia no pelotão, assim como Márquez. Morbidelli tinha um atraso um pouco maior, mas nada gritante.
Dono de um excelente ritmo ao longo de todo o fim de semana, Lowes ia virando melhor que os rivais e se afastando um pouco de Zarco. O britânico abriu a terceira volta com 0s3 de vantagem.
Correndo pouco depois de fraturar a clavícula, Rins não tinha vida fácil e aparecia em 20º. O espanhol sofreu com dores ao longo de todo o fim de semana, mas encarou os treinos todos sem infiltração.
Companheiros de Marc VDS, Márquez e Morbidelli partiram para o ataque. Syahrin foi o primeiro a ficar para trás, sendo logo seguido por Folger. Franco foi muito bem no trecho entre as curvas oito e nove.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Na frente, Zarco chegou a encostar em Lowes, mas o #22 abriu de novo.
Na sequência, Morbidelli passou Márquez por dentro e assumiu a terceira colocação, 0s155 atrás de Zarco, que já tinha 0s4 de atraso para Sam.
Embalado após uma boa sequência, Márquez viu seu bom momento acabar na quarta volta, quando o irmão de Marc escorregou na Loop e caiu. O espanhol correu para a Kalex e voltou para a corrida, mas a briga pelo pódio já era passado.
No quinto giro da disputa, Lowes seguia virando em um ritmo superior, mas agora tinha apenas 0s181 de margem para Zarco. Morbidelli era terceiro, à frente de Folger, Lüthi, Syahrin, Nakagami, Baldassarri, Corsi e Pasini.
Lá atrás, Rins ia tentando subir e já aparecia em 17º, 0s1 atrás de Kent, o 16º.
Na sequência, Folger bobeou e perdeu o quarto posto para Lüthi. Na sequencia, o suíço atacou Morbidelli e assumiu a terceira colocação, 0s284 atrás de Johann.
Tentando ficar com os ponteiros, Lüthi logo se afastou de Morbidelli e se aproximou bastante de Zarco. O suíço passou o titular da Ajo na Maggots e logo encostou em Lowes.
Tom assumiu o comando da disputa pouco depois, usando o vácuo para passar o piloto da Gresini. No trecho da capela, Zarco também passou o #22, assumindo o segundo posto.
Lüthi, então, logo se afastou, abrindo mais de meio segundo para Zarco. Lowes, por outro lado, colou em Johann, mas viu Morbidelli chegar em erro seu e lhe tomar a última posição do pódio.
Zarco reagiu rápido para conter a escapa de Lüthi, mas Morbidelli não aguentou o ritmo e se afastou mais de meio segundo. Lowes, por sua vez, tentava acompanhar Franco, mas deixou parte do pneu do asfalto nessa tentativa.
No nono giro, Lowes conseguiu passar Morbidelli e voltou ao terceiro posto na Stowe, agora com 0s605 de atraso para Zarco. O #21 logo tentou uma reação e os dois chegaram perto de um toque.
Mais rápido entre os ponteiros, Sam logo começou a reduzir a margem de Johann, voltando à briga pela segunda colocação.
Sem acompanhar o ritmo de Lowes, Morbidelli se tornou presa de Syahrin e Nakagami, mas conseguiu se manter em quarto.
Tivesse Zarco um retrovisor, certamente veria Lowes chegando cada vez mais perto. A condição de Lüthi, no entanto, também não era muito melhor, já que Johann também vinha chegando. Mais atrás, Rins já aparecia em décimo.
Com seis voltas para o fim, as coisas pareciam mais calmas em Silverstone, com os três primeiros separados por 0s3 cada. Lowes, no entanto, seguia sendo o mais rápido e Morbidelli já ia tentando encostar.
Na volta seguinte, Lowes lançou um ataque para cima de Zarco, mas o piloto da Ajo defendeu a posição na freada da curva 8. Sem um ritmo tão bom no miolo da curva, Sam se afastou um pouco, dando um respiro para o líder do Mundial.
O #5, então, reduziu parte da vantagem de Lüthi. Zarco tem tradicionalmente lançado ataques fulminantes na reta final das corridas deste ano.
Mais atrás, Nakagami veio bem rápido e tomou de Morbidelli o quarto posto. O italiano não deixou por menos e voltou a passar.
Na 14ª volta, Lowes encontrou um jeito de passar e assumiu o segundo posto, mas caiu pouco depois, quando foi tocado por Zarco em uma tentativa de ultrapassagem. O incidente na Brooklands vai ser revisado pelo Painel de Comissários.
Enquanto Sam protestava na área de escape, Morbidelli assumiu o segundo posto, com Nakagami em terceiro, à frente de Syahrin. Zarco voltou em sétimo, enquanto Lowes retornou à pista para lá de 20º.
Nakagami, então passou Morbidelli por dentro na curva 16 e assumiu o segundo posto, já 0s8atrás de Lüthi. Atrás, Zarco passou Baldassarri e assumiu o sexto lugar. Corsi era o oitavo, com Rins em nono.
#GALERIA(5772)
Moto2, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, corrida:
1 |
12 |
THOMAS LÜTHI |
SUI |
INTERWETTEN Kalex |
38:49.473 |
18 voltas |
2 |
11 |
SANDRO CORTESE |
ALE |
INTACT Kalex |
+0.856 |
|
2 |
21 |
FRANCO MORBIDELLI |
ITA |
MARC VDS Kalex |
+1.179 |
|
3 |
30 |
TAKAAKI NAKAGAMI |
JAP |
TEAM TADY Kalex |
+1.359 |
|
4 |
55 |
HAFIZH SYAHRIN |
MAS |
RACELINE Kalex |
+1.970 |
|
5 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
INTACT Kalex |
+5.292 |
|
6 |
7 |
LORENZO BALDASSARRI |
ITA |
FORWARD Kalex |
+7.962 |
|
7 |
40 |
ÁLEX RINS |
ESP |
PONS Kalex |
+8.421 |
|
8 |
24 |
SIMONE CORSI |
ITA |
SPEED UP |
+8.556 |
|
9 |
54 |
MATTIA PASINI |
ITA |
ITALTRANS Kalex |
+13.740 |
|
10 |
49 |
AXEL PONS |
ESP |
ARGIÑANO & GINÉS Kalex |
+15.381 |
|
11 |
23 |
MARCEL SCHROTTER |
ALE |
ARGIÑANO & GINÉS Kalex |
+16.089 |
|
13 |
97 |
XAVIER VIERGE |
ESP |
TECH3 Mistral 610 |
+16.564 |
|
14 |
60 |
JULIÁN SIMÓN |
ESP |
QMMF Speed Up |
+22.155 |
|
15 |
52 |
DANNY KENT |
ING |
KIEFER Kalex |
+22.190 |
|
16 |
19 |
XAVIER SIMÉON |
BEL |
GRESINI Kalex |
+27.892 |
|
17 |
2 |
JESKO RAFFIN |
SUI |
SAG Kalex |
+29.045 |
|
18 |
14 |
RATTHAPARK WILAIROT |
ESP |
TEAM TADY Kalex |
+29.195 |
|
19 |
27 |
IKER LECUONA |
ESP |
INTERWETTEN Kalex |
+31.565 |
|
20 |
87 |
REMY GARDNER |
AUS |
TASCA Kalex |
+31.722 |
|
21 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
GRESINI Kalex |
+32.701 |
|
22 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
AJO Kalex |
+35.232 |
|
23 |
57 |
EDGAR PONS |
ESP |
PONS Kalex |
+38.296 |
|
24 |
70 |
ROBIN MULHAUSER |
SUI |
INTERWETTEN Kalex |
+38.716 |
|
25 |
73 |
ÁLEX MÁRQUEZ |
ESP |
QMMF Speed Up |
+44.146 |
|
26 |
10 |
LUCA MARINI |
ITA |
FORWARD Kalex |
+ 1 volta |
|
27 |
44 |
MIGUEL OLIVEIRA |
POR |
KIEFER Kalex |
+ 7 voltas |
|
28 |
32 |
ISAAC VIÑALES |
ESP |
TECH3 Mistral 610 |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
TAKAAKI NAKAGAMI |
JAP |
TEAM TADY Kalex |
1:24.274 |
156.8 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
XAVIER SIMÉON |
BEL |
GRESINI Kalex |
1:36.619 |
136.7 km/h |
RECORDE |
FRANCO MORBIDELLI |
ITA |
ITALTRANS Kalex |
1:24.538 |
153.3 km/h |
MELHOR VOLTA |
THOMAS LÜTHI |
SUI |
INTERWETTEN Kalex |
2:08.365 |
165.4 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
CHUVA |
|
ar: 18ºC | pista: 19ºC |
PADDOCK GP #44 DEBATE VITÓRIAS DE ROSBERG EM SPA E DE RAHAL NO TEXAS
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.