Marc Márquez é declarado inapto para disputar GP da Indonésia após forte queda
Após um assustador acidente nos treinos, Marc Márquez foi para um hospital na Indonésia e vai perder a etapa em Mandalika. O hexacampeão da MotoGP sofreu uma concussão, de acordo com a equipe de fábrica da Honda
A temporada 2022 segue caótica para Marc Márquez. Depois de conviver com graves acidentes e lesões nos últimos anos, o espanhol sofreu uma impressionante e assustadora queda durante o warm-up do GP da Indonésia e está fora da corrida em Mandalika.
Márquez perdeu o controle da moto a cerca de 200 km/h na curva 7 da pista, foi ejetado da RC213V e caiu com violência no chão, inclusive batendo a cabeça. Apesar de ter se levantado e andado para fora do circuito, o espanhol acabou levado de helicóptero para um hospital da região.
De acordo com informações da emissora espanhola DAZN, Marc sofreu um politraumatismo e um traumatismo cranioencefálico. Em comunicado posterior, a Honda afirmou que o hexacampeão da MotoGP teve uma concussão, o impedindo de correr em Mandalika.
LEIA TAMBÉM
# Marc Márquez classifica queda no warm-up na Indonésia como “uma das maiores que já vi”
LEIA TAMBÉM
# Quem é a primeira mulher a chefiar equipe vencedora na MotoGP?
Não foi a primeira queda do piloto da Honda ao longo do fim de semana. Na classificação, caiu duas vezes durante o Q1 e ficou apenas com o 15º lugar no grid de largada.
Apesar do retorno ao paddock depois de passar por exames detalhados no hospital, Márquez não vai correr na Indonésia. De acordo com Alberto Puig, chefe de equipe da Honda, “não faz sentido correr hoje com essas circunstâncias”.
“Marc teve um traumatismo. Não há nada quebrado, mas a sensação é desagradável. Mandá-lo correr não era o mais inteligente”, acrescentou Puig.
A MotoGP endureceu os protocolos médicos a partir deste ano para evitar que pilotos que sofreram concussões voltem à pista de imediato. É a primeira vez que o novo código é visto em vigor na temporada 2022.
ASSISTA
# Indonésia apela até para xamã para realizar GP em meio a temporal
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As lesões, porém, perseguem Márquez nos últimos anos. Em 2020, logo na abertura da temporada, em Jerez, caiu com violência quando brigava pela liderança e precisou passar por diversas cirurgias no braço direito, perdendo toda a temporada e se ausentando das pistas por 9 meses.
Depois do retorno, e de três vitórias no último campeonato, o piloto da moto #93 foi para um treino de motocross e sofreu uma concussão ao cair. Com isso, perdeu as duas etapas finais do certame passado por problemas de visão duplicada. A liberação dos médicos aconteceu apenas neste ano.
A largada do GP da Indonésia de MotoGP acontece neste domingo (20), à 4h (de Brasília), no circuito de Mandalika. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da segunda etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.
GUIA DA MOTOGP 2022
# MotoGP abre era pós-Rossi com menu extenso e pratos para lamber os beiços
# MotoGP mantém estabilidade e só tem mudanças pontuais no regulamento
# Acosta chega forte, mas Moto2 é livro aberto na busca por protagonista
# Volta de Carrasco e estreia de Moreira deixam olhos atentos à Moto3
# Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
# Yamaha ainda sofre com motor, mas busca evolução na MotoGP
# Aprilia dá novo passo e mira protagonismo de novo status na MotoGP
# Quartararo sai da glória de campeão para a luta de se manter no topo
# Sem ícone máximo, MotoGP tem de descobrir novo mundo em era pós-Rossi
# Ducati cria casca e entra na temporada 2022 com pressão do favoritismo
# KTM chega cercada de incertezas após tropeços e decepções na MotoGP
# Bagnaia ganha Ducati e vira bola da vez na MotoGP mesmo derrotado em 2021
# De campeão a surpresa, novatos invadem MotoGP com diferentes expectativas
# Suzuki atende pilotos e surge vitaminada com melhora na moto e novo chefe
# Honda torce por Marc Márquez inteiro para voltar do ostracismo em 2022
# Marc Márquez chega a 2022 para recuperar forma e retomar domínio