Marc Márquez defende competitividade da Honda e diz: “Pilotos têm de se adaptar”

Hexacampeão da MotoGP prometeu reação da Honda, mas negou que a RC213V seja uma moto para um piloto só

Marc Márquez pode estar fora de combate, mas nem por isso deixa de defender a Honda. Afastado da MotoGP por causa de uma fratura no braço direito, o espanhol de Cervera minimizou o resultado negativo da marca da asa dourada na temporada 2020 e lembrou que a montadora é a mais bem sucedida na categoria nos últimos dez anos.

Sem Márquez, a Honda amarga uma temporada para lá de apagada. Na disputa do Mundial de Construtores, a fábrica ocupa a quinta colocação, com 63 pontos, à frente apenas da Aprilia. Na disputa entre Equipes, é a última colocada, 123 pontos atrás da líder SRT Yamaha.

Marc Márquez avaliou que a Honda tem uma estratégia que funciona na MotoGP (Foto: Repsol)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

A situação levou a questionamentos em relação à estratégia da Honda, já que Marc é o único que consegue colocar a RC213V no topo do pódio. O piloto de 27 anos, contudo, defende a linha de trabalho da equipe comandada por Alberto Puig e garante que a reação virá.

“Tenho muito tempo agora e leio muitas coisas, mas no fim, se você olhar para os últimos dez anos, a Honda teve uma estratégia perfeita. Por quê? Por que foi a equipe que venceu mais títulos e mais vezes o Mundial de Equipes”, disse Márquez. “Acho que a Honda está fazendo um ótimo trabalho em todos esses anos. Todas as fábricas têm dificuldades em um ano, mas é assim às vezes. Estamos ansiosos por melhorar a situação para o próximo amo, porque me sinto parte da Honda e sinto que é parte da minha responsabilidade estar lá para levar a Honda ao topo. E vamos voltar”, assegurou.

“Mas para mim, no fim, a estratégia da Honda significa que você pode sofrer por um ano, mas você precisa olhar para os últimos dez anos. E, nos últimos dez anos, a Honda conquistou mais do que as outras fábricas”, sublinhou.

Questionado se o protótipo da classe rainha precisa ser fácil, Marc respondeu: “Uma moto de MotoGP é uma moto de MotoGP. Toda MotoGP tem uma característica diferente, e os pilotos têm de se adaptar à moto. A Honda tem essa filosofia há muitos, muitos anos nas 500cc e na MotoGP. Por exemplo, quando conversei com [Mick] Doohan, com [Álex] Crivillè, a filosofia era a mesma”.

“A Honda tem uma boa moto, mas você precisa estar 100% em forma, você precisa forçar muito, mas quando encontra a sensação com a moto, você pode ser realmente rápido”, apontou. “Quando leio que a ‘moto é feita só para o estilo de Márquez e blá-blá-blá’, não é assim. Temos três motos oficiais na pista. Ano passado, éramos eu, [Jorge] Lorenzo e [Cal] Crutchlow e todos os pilotos têm os mesmos comentários. É outra coisa se um piloto é mais rápido ou mais lento. Mas sou o primeiro a querer uma moto mais rápida e mais fácil. Vai ser mais fácil também para mim. Mas não é assim. É uma moto competitiva e na última corrida, por exemplo, terminou na sexta colocação com [Takaaki] Nakagami e na sétima com um piloto novato, o Álex [Márquez]. Então, é uma boa moto, tem potencial, mas se você quer entender a moto, precisa cair muitas vezes, mas vai entendê-la”, concluiu.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Catalunha, nona etapa do Mundial de Motovelocidade 2020.

LEIA TAMBÉM
Com Dovizioso, MotoGP tem menor pontuação na liderança após sete etapas em 35 anos

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.