Marc Márquez fala em “temporada perdida” e admite erro em tentar antecipar volta

O hexacampeão da MotoGP insistiu que os médicos não esperavam que a placa de titânio colocada para estabilizar a fratura no braço direito pudesse ser danificada pelo esforço

Marc Márquez deu a primeira entrevista após passar por uma segunda cirurgia no úmero do braço direito. O espanhol de Cervera reconheceu que não é seu melhor momento, mas falou em ter paciência, já que “a temporada está perdida”.

O piloto da Honda quebrou o braço ainda no primeiro GP desta temporada 2020. Operado na Espanha, Marc tentou voltar para a RC213V apenas quatro dias depois, mas não resistiu às dores e abandonou o GP da Andaluzia. O hexacampeão da MotoGP, porém, seguiu treinando e era esperado no GP da Tchéquia, mas dias antes da corrida, a fábrica da asa dourada anunciou uma segunda cirurgia após Marc danificar a placa em um incidente doméstico.

Marc Márquez começou a fazer flexões ainda no hospital após a cirurgia (Foto: Repodução)

Inicialmente, esperava-se que o piloto voltasse em setembro, nas corridas de Misano, mas a Honda anunciou no sábado (23) que a recuperação ainda vai levar “mais dois ou três meses”.

Neste domingo, o irmão de Álex deu a primeira entrevista após a segunda cirurgia e reconheceu que é difícil ficar assistindo as corridas do sofá de casa.

“Logicamente, não é dos melhores momentos em termos de ânimo. A gente gosta de estar na pista”, disse Márquez em entrevista ao serviço de streaming espanhol DAZN. “É estranho, ainda mais depois de oito anos na MotoGP sem perder uma corrida. É preciso ter paciência, respeitar o corpo”, ponderou.

Assim como o agente Emilio Alzamora fez mais cedo em entrevista à TV italiana, Marc frisou que seguiu as recomendações médicas que recebeu após a primeira intervenção cirúrgica.

“Na primeira operação, nós seguimos as recomendações dos médicos, que disseram que eu poderia subir na moto. Nem eles mesmos esperavam que a placa fosse romper. Mas assim foi”, comentou. “Eu sigo confiando neles. Na segunda operação, estão mais cautelosos. Uma vez que a temporada está perdida, é recuperar e voltar mais forte”, falou.

Questionado sobre a tentativa de correr no GP da Andaluzia, Márquez respondeu: “Te dou um exemplo: se te operam a perna e o médico diz que você pode caminhar sem muletas, o que você faz?”.

“Tinha o mesmo risco em Jerez, Brno ou Áustria. O osso estaria igualmente frágil. A placa não aguentou o que os médicos esperavam. Foi um erro, sim, mas agora é fácil falar”, considerou. “Confiei totalmente nos médicos. Tive mil operações e uma sai mal. Como saiu mal a corrida de Jerez. Vou seguir as orientações deles, como sempre faço”, concluiu.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.