Marc Márquez vê GP25 “um pouco melhor”, mas fala em “resolver problemas” na Malásia

Segundo colocado no primeiro dia de treinos da MotoGP em Sepang, Marc Márquez elogiou o novo protótipo da Ducati, mas destacou que ainda é preciso afinar alguns detalhes. Espanhol seguiu a linha de Francesco Bagnaia e elogiou o novo motor Ducati

Marc Márquez avaliou que a versão 2025 da Ducati é “um pouco melhor” do que a antecessora. Ainda assim, o espanhol destacou que a equipe está trabalhando na Malásia para “resolver problemas”.

O mais velho dos irmãos Márquez completou 54 voltas nesta quarta-feira (5) e, com a melhor delas e 1min57s606, garantiu o segundo melhor tempo do dia, só 0s051 atrás de Fabio Quartararo, o líder dos trabalhos.

Relacionadas

Ao fim das atividades, Marc, que correu com a GP23 na Gresini no ano passado, avaliou que a moto com que trabalhou em Sepang é um avanço em comparação com aquela que testou em Barcelona em novembro. Na avaliação do #93, o “conceito” geral da moto é similar, mas algumas áreas parecem “melhores”.

“Já na primeira saída eu me senti super bem com a moto, como se não estivesse há dois meses sem guiar uma MotoGP”, contou Marc. “Isso torna tudo mais fácil, pois quando você tem esse feeling, você é mais preciso nos comentários e isso é super importante, pois estamos testando muitas coisas”, frisou.

Marc Márquez elogiou o novo motor da Ducati (Foto: Divulgação/ MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim como Bagnaia explicou, Márquez frisou que o foco deste início de pré-temporada foi o motor, já que é preciso ter tudo preparado antes da homologação da nova peça.

“Hoje, por exemplo, trabalhamos na principal prioridade, que é o motor — como acontece em todas as fábricas —, pois assim que você homologa o motor, você fica com ele por dois anos. Tentamos focar o trabalho nisso. O que é muito positivo é que, mais uma vez, eu e Pecco tivemos os mesmos comentários”, indicou. “Dentro da equipe, os dois pilotos começaram a trabalhar em uma direção diferente, mas tentando alcançar o mesmo objetivo. Vamos ver. Passo a passo, estamos tentando encontrar o equilíbrio da moto, pois, às vezes, quando você coloca uma moto nova na pista, você sente alguns problemas, mas a equipe vai resolvendo de uma boa maneira”, seguiu.

“Basicamente, o conceito da moto para o piloto quando você está pilotando é mais ou menos similar. [Mas existem] algumas diferenças [em relação à moto de novembro]”, comparou. “É verdade que eles estão começando a resolver os problemas. Está um pouco melhor do que a moto de Barcelona, mas a moto de 2024 é uma moto que está lá, usaram ela por um ano, e você pega e está funcionando. Mas quando você pega uma moto nova, você precisa encontrar o equilíbrio da moto, precisa encontrar coisas diferentes. Por isso, estamos trabalhando de maneiras diferentes — eu e Pecco —, mas compartilhamos muitos comentários. Parece que temos muito tempo em três dias, mas não é muito. É super curto”, frisou.

Na visão de Marc, a GP25 tem um motor mais “suave” na comparação com o protótipo anterior.

“Parece que o motor é um pouco mais suave, então essa é uma boa característica para o piloto”, ponderou. “Você sempre tenta encontrar mais potência. Também conseguimos um pouco isso. Mas aí temos de resolver diferentes problemas, acho que por meio da eletrônica e todas essas coisas que eles podem fazer”, acrescentou.

Por fim, Márquez destacou que vem para o campeonato de 2025 fisicamente melhor do que estava no início da temporada passada, mas também admitiu que a idade e o histórico de lesões já pesam na preparação.

“Hoje eu me senti muito bem, mas vamos ver amanhã. Amanhã acho que será pior. Mas é verdade que esse é o primeiro inverno… Ano passado o inverno foi bom, mas passei por uma cirurgia de arm pump. Mas, este inverno, trabalhei muito bem. fui muito cuidadoso nos treinos de motocross, treinando para estar fisicamente pronto”, destacou. “Claro, preciso trabalhar mais do que o normal, mais do que fazia, pois, aos 32 anos, essa pode ser uma das razões. Mas acho que é por causa das lesões que tive. Preciso trabalhar mais. Mas aceito isso e faço isso. Mas, das 24 horas do meu dia, 12h são para o meu corpo”, encerrou.

MotoGP faz o primeiro teste da pré-temporada 2025 entre os dias 5 e 7 de fevereiro, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.