Marc Márquez com Rigamonti e Bastianini com Giribuola: as parcerias da MotoGP 2025

A temporada 2025 da MotoGP verá Marc Márquez com um terceiro chefe de equipe diferente. Depois de fazer quase toda a carreira com Santi Hernández e trabalhar com Frankie Carchedi no ano passado, o espanhol agora terá Marco Rigamonti no comando da equipe técnica. Enea Bastianini, por outro lado, faz o caminho contrário e reencontra Alberto Giribuola com a ida para a Tech3

Marc Márquez vai encarar uma nova mudança de liderança na temporada 2025 da MotoGP. Depois de passar quase toda a carreira com Santi Hernández, o espanhol teve a equipe técnica comandada por Frankie Carchedi no ano passado com a Gresini, mas agora, com a ida para o time de fábrica da Ducati, vai passar a trabalhar com Marco Rigamonti.

Até o ano passado, o engenheiro, que atuou na Suzuki com Andrea Iannone e na Pramac com Johann Zarco, trabalhava com Enea Bastianini. Além de Marco, Marc vai contar com Javi Ortiz, um mecânico que o acompanha desde os tempos de Honda.

Do outro lado dos boxes, Francesco Bagnaia seguirá trabalhando com Christian Gabbarini. Sem Márquez, Carchedi passa a trabalhar com Fermín Aldeguer, enquanto Álex Márquez fica com Donatello Giovanotti. Na Aprilia, o campeão Jorge Martín vai atuar com Daniele Romagnoli, com Francesco Venturato chefiando o time de Marco Bezzecchi.

Na Trackhouse, Raúl Fernández terá a equipe chefiada por Noé Herrera, enquanto Ai Ogura vai trabalhar com Giovanni Mattarollo. Na KTM, Brad Binder fica com Andreas Madrid, enquanto Pedro Acosta chega para atuar com Paul Trevathan. Na satélite Tech3, Maverick Viñales terá Manu Cazeaux, enquanto Bastianini volta a trabalhar com Alberto Giribuola, com quem esteve nos dois primeiros anos na MotoGP.

Marc Márquez terá um novo chefe de equipe na Ducati (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Na Yamaha, Fabio Quartararo continua com Diego Gubellini, enquanto Álex Rins fica com David Muñoz. Na Pramac, que agora vira satélite da casa de Iwata, Miguel Oliveira terá Luca Ferraccioli e Jack Miller vai ficar com Giacomo Guidotti.

Pela Honda, Joan Mir continua com Santi Hernández, com quem passou a trabalhar desde o ano passado, e Luca Marini fica com Christian Pupulin. Na LCR, Johann Zarco terá David Garcia e Somkiat Chantra estreia com Klaus Nohles.

Na VR46, única equipe que ainda não divulgou a data de lançamento das motos de 2025, Fabio Di Giannantonio vai trabalhar com Massimo Branchini e Franco Morbidelli herda Matteo Flamigni.

MotoGP 2025, Pilotos e chefes de equipe:

EQUIPEPILOTOSCHEFE DE EQUIPE
TRACKHOUSE APRILIARaúl FERNÁNDEZ
Ai OGURA
Noé Herrera
Giovanni Mattarollo
APRILIAJorge MARTÍN
Marco BEZZECCHI
Daniele Romagnoli
Francesco Venturato
GRESINI DUCATIÁlex MÁRQUEZ
Fermín ALDEGUER
Donatello Giovanotti
Frankie Carchedi
DUCATIFrancesco BAGNAIA
Marc MÁRQUEZ
Christian Gabbarini
Marco Rigamonti
KTMBrad BINDER
Pedro ACOSTA
Andreas Madrid
Paul Trevathan
TECH3 KTMEnea BASTIANINI
Maverick VIÑALES
Alberto Giribuola
Manu Cazeaux
YAMAHAFabio QUARTARARO
Álex RINS
Diego Gubellini
David Muñoz
PRAMAC YAMAHAMiguel OLIVEIRA
Jack MILLER
Luca Ferraccioli
Giacomo Guidotti
HONDAJoan MIR
Luca MARINI
Santi Hernández
Christian Pupulin
LCR HONDAJohann ZARCO
Somkiat CHANTRA
David Garcia
Klaus Nohles
VR46 DUCATIFabio DI GIANNANTONIO
Franco MORBIDELLI
Massimo Branchini
Matteo Flamigni

MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.