Marc Márquez passa por terceira cirurgia e coloca temporada 2021 em xeque

Marc Márquez fez nova cirurgia, a terceira desde a fratura do braço direito em julho de 2020. A recuperação do espanhol é lenta e ameaça planos de retorno à MotoGP no começo de 2021

Marc Márquez teve de voltar para a mesa de operações. Após o acidente que encerraram a participação na temporada 2020 da MotoGP, o espanhol passou pela terceira cirurgia no osso úmero do braço direito em um período de pouco mais de quatro meses, confirmou a Honda nesta quinta-feira (3).

De acordo com comunicado, a cirurgia durou oito horas e correu sem imprevistos. O objetivo principal era trocar a placa de titânio no braço direito. Esta já havia sido substituída na segunda cirurgia, em agosto, quando o hexacampeão danificou a colocada na primeira ao abrir uma janela em casa. Um enxerto ósseo também foi posto no braço acidentado.

A terceira cirurgia aumenta especulações sobre a recuperação de Márquez após a fratura. A própria Honda reconheceu que a evolução do espanhol está “demorando mais do que o esperado”, com a necessidade de nova intervenção sendo especulada desde novembro.

Marc Márquez passou pela terceira cirurgia em quatro meses (Foto: Repsol)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A terceira cirurgia é uma aposta para acelerar a recuperação, mas que arrisca comprometer até mesmo a temporada 2021. De acordo com o jornal espanhol ‘AS’, há a expectativa que após a intervenção cirúrgica seja necessário uma espera de até seis meses antes de voltar a competir em alto nível. Com o primeiro GP da próxima temporada marcado para a segunda metade de março, dentro de quatro meses, não é exagero ver a presença de Márquez nas primeiras corridas ameaçada.

Marc não compete em alto nível desde o dia da fratura, em 19 de julho no GP da Espanha, em Jerez. O piloto até tentou correr já na semana seguinte, no GP da Andaluzia, mas teve de desistir por falta de força e dor intensa. O longo processo de recuperação impediu um retorno em 2020 e abriu caminho para um campeão inesperado: Joan Mir, encerrando série de quatro títulos consecutivos do catalão.

Para 2021, o plano oficial da Honda ainda é competir com a dupla Marc Márquez e Pol Espargaró, novo reforço. Ainda não está claro que seria o substituto do hexacampeão em caso de ausência prolongada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.