Marc Márquez vê valor de vitórias alterado após lesão de 2020: “Hoje é um presente”
Marc Márquez contou que, antes da fratura no braço direito, encarava as vitórias como uma coisa normal. Hoje, porém, o espanhol entende que vencer não é o normal
Marc Márquez reconheceu que a maneira com que enxerga as vitórias mudou após a fratura que sofreu no início da temporada 2020. O espanhol contou que, antes, via o triunfo como uma coisa normal, mas entende encara como um presente.
Na primeira corrida de 2020, Marc caiu em Jerez de la Frontera e acabou atingido no braço pela roda da RC213V. O espanhol passou por cirurgia, mas uma desastrosa tentativa de antecipar o retorno acabou culminando em danos à placa de titânio usada para estabilizar a lesão.
Relacionadas
A partir daí, as coisas só pioraram. No total, o #93 passou por quatro cirurgias e só voltou à plena forma em 2023, quando a Honda já tinha um déficit de performance considerável.
Marc, então, tomou uma decisão radical: abandonou a Honda um ano antes do fim do contrato e foi para a Gresini correr com uma moto Ducati. Mesmo com um protótipo defasado, o hexacampeão da MotoGP fez as pazes com a vitória e garantiu vaga na equipe oficial da casa de Borgo Panigale em 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Agora, a realidade é outra. Marc abriu a temporada de forma dominante e está de volta à liderança do Mundial de Pilotos pela primeira vez desde 2019. As lesões, porém, mudaram a percepção dele sobre as vitórias.
“Há cinco anos, antes das lesões, vencer era uma coisa normal”, disse Márquez em entrevista ao jornal britânico The Telegraph. “Agora, percebo que vencer não é normal. Depois de todas as lesões e de quatro ou cinco longas operações no braço, se eu venço, é como um presente”, seguiu.
“Tenho uma grande carreira, e agora estou de volta forçando os limites para tentar melhorar. Ano passado, fiz a coisa mais difícil da minha carreira, que foi voltar de lesão e vencer outra vez com a Gresini”, encerrou.
A MotoGP volta a acelerar entre 14 a 16 de março, para o retorno do GP da Argentina, em Termas de Río Hondo, com a segunda etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

