Marc VDS anuncia “acordo mútuo”, e Van der Starten inocenta chefe de acusação de apropriação indébita

Em um comunicado emitido à imprensa nesta quarta-feira (6), a Marc VDS inocentou Michael Bartholemy das alegações de má gestão de recursos financeiros. O time de Marc van der Straten, porém, confirmou o ‘divórcio’ amigável entre as partes

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Marc VDS colocou um ponto final na disputa entre Marc van der Straten e Michael Bartholemy. Em um comunicado divulgado à imprensa nesta quarta-feira (6), a equipe belga inocentou o dirigente de uma acusação de apropriação indébita e confirmou o fim amigável da relação de trabalho. 
 
A relação entre Bartholemy e Van der Marc, que é herdeiro do grupo Stella Artois, começou a azedar durante o fim de semana do GP da Espanha, quando o chefe do time foi acusado por uma ex-funcionária ― identificada pela publicação alemã ‘Speedweek’ como Marina Rossi ― de fazer uma má gestão dos recursos financeiros do time.
Michael Bartholemy deixou o comando da Marc VDS depois de um acordo amigável (Foto: Marc VDS)
As notícias levaram a Marc VDS a emitir um comunicado, ainda em Jerez, reafirmando seu compromisso com a MotoGP até 2021, mas sem fazer menção aos rumores envolvendo Bartholemy. 
 
No dia 14, a equipe emitiu um comunicado assinado por Bartholemy, onde ele não só negava as acusações, como dizia que estaria em Le Mans para assumir sua função, já que não tinha nenhuma orientação em contrário da parte de Van der Straten.
 
No dia 19, Bartholemy enviou um outro comunicado, que, desta vez, não chegou via assessoria de imprensa da equipe, mas de um e-mail secundário do time, anunciado que seu vínculo de trabalho foi encerrado de forma unilateral.
 
A equipe correu em Mugello, mas um clima de incerteza, já que sequer a relação com a imprensa estava normalizada ― nenhum comunicado à imprensa foi emitido nos quatro dias de trabalho na Toscana e o site do time tampouco foi atualizado.
 
No comunicado enviado nesta quarta, a Marc VDS confirma que “o Sr. Marc van der Straten e o Sr. Michael Bartholemy chegaram hoje a um acordo mútuo para encerrar sua associação, o que se deve exclusivamente a diferentes abordagens estratégicas”.
 
“As últimas semanas foram difíceis para todos na Marc VDS, com a incerteza em torno do nosso futuro nos distraindo de nosso principal objetivo: o de vencer corridas”, disse Van der Straten. “Com este acordo, podemos mais uma vez nos concentrar apenas em aumentar os sucessos de que já gozamos no passado”, seguiu.
 
A equipe ressaltou, ainda, que Bartholemy foi inocentado das acusações de apropriação indébita.
 
“Como disse o Sr. Marc van der Straten, ele não usou contra o Sr. Michael Bartholemy as alegações relatadas na imprensa, especialmente em relação a qualquer suposta apropriação indébita. Independentemente disso, o Sr. Michael Bartholemy foi totalmente inocentado”, diz a nota.
 
Bartholemy, por sua vez, lembrou dos bons restados conquistados durante sua gestão ― como os títulos de Tito Rabat e Franco Morbidelli na Moto2 ― e desejou sorte à equipe. 
 
“Por oito anos, Marc e eu conquistamos muito juntos, vencendo dois campeonatos mundiais e estabelecendo a Marc VDS como uma das mais fortes e bem sucedidas equipes do paddock. Estou muito orgulhoso disso”, comentou Bartholemy. “No entanto, nenhuma parceria dura para sempre e hoje seguimos caminhos separados. Estou ansioso para encarar um novo desafio, mas eu gostaria de desejar a Marc e ao time todo o melhor no futuro”, completou.
 
Por fim, a escuderia belga confirmou que “o Sr. Marc van der Straten agora vai assumir a liderança da Marc VDS, enquanto eles lutam pelo terceiro título na classe intermediária da Moto2”.
 
Passadas as primeiras seis corridas do ano, a Marc VDS ocupa a segunda colocação no Mundial de Equipes da Moto2, apenas três pontos atrás da líder Red Bull KTM Ajo. Na disputa entre os pilotos, Álex Márquez tem o quarto posto no campeonato, logo à frente do estreante Joan Mir.
 
Na MotoGP, por outro lado, o time belga tem o último posto no Mundial de Equipes, com Morbidelli ocupando a 17ª colocação na tabela, enquanto Tom Lüthi ainda não conseguiu pontuar.  
 
A Marc VDS ainda não definiu qual equipamento utilizará nos próximos anos na MotoGP, já que essa era uma negociação que vinha sendo conduzida por Bartholemy junto a Yamaha, Honda e Suzuki. 
 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.