Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
MotoGP

Márquez alcança no GP da Tchéquia marca de 100 corridas com liderança e com penta encaminhado

Marc Márquez não cansa de impressionar. Este domingo (5), na Tchéquia, marcou a corrida de número 100 do espanhol na MotoGP. Com carreira brilhante e recheada de números impressionantes, o titular da Honda só tem provado cada vez mais que é um dos maiores nomes da história do Mundial de Motovelocidade

 
Marc Márquez tem escrito uma bela história no Mundial de Motovelocidade. Com apenas 25 anos, o piloto atinge, neste domingo (5), mais uma incrível e notável marca para sua carreira: o GP da Tchéquia marcou sua corrida de número 100 na MotoGP.
 
Sua chegada à classe rainha, em 2013, já foi meteórica. Vindo de um título na Moto2, classe intermediária, o espanhol somou seis vitórias para já garantir o caneco em seu campeonato de estreia. A partir de então, não parou mais de crescer.
 
Em toda a sua curta, porém bastante frutífera, jornada na MotoGP, já somou 40 vitórias até o momento, além de ter terminado no pódio 71 vezes e ter conquistado quatro títulos. Ainda, largou da pole-position em 48 ocasiões e somou 1715 pódios.
 
É claro que o #93 não deixaria de apresentar grandes números para engordar seu currículo e provar que seu nome já está cravado na história da categoria. Em 81 vezes ele chegou no top-5, com seis vezes ele cruzando a linha de chegada de sexto para trás e em outras cinco caindo e voltando para a disputa. 
Marc Márquez (Foto: Repsol)

E se a marca alcançada pelo competidor de Cervera é impressionante por si só, é claro que existem ainda mais elementos que abrilhantam a conquista. Com 25 anos e 169 dias de idade, ainda é o segundo piloto mais jovem a atingir o número, ficando atrás apenas de John Hopkins, que tinha 24 anos e 348 dias.
 

Ao se falar de recordes quebrados e marcas atingidas, nada mais natural do que compará-los com outros esportistas, e quando se fala do Mundial de Motovelocidade, automaticamente já pensamos em Valentino Rossi.
 
Quando o italiano atingiu a marca de 100 corridas na classe rainha do Mundial [o #46 correu também na era das 500cc], ele já havia conquistado um título a mais que o #93, sendo pentacampeão, além de ter 14 vitórias extras. O número de pódios somavam 82, enquanto o de pole-position eram 30. Entretanto, já havia completado 27 anos.
 
Mas o que mais pode impressionar no titular da Yamaha foi a quantidade de pontos. Na época, havia somado 1957 ou, em porcentagem, conquistado 78,2% dos tentos dos campeonatos que ele havia disputado.
 
Marc Márquez chegou à MotoGP quebrando recordes e acumulando números que impressionam. Levando em conta toda sua habilidade e sua pouca idade, tudo indica que o espanhol tem um futuro ainda mais brilhante para frente. 

E como se ainda não bastasse, chegando líder na Tchéquia e saindo líder após a terceira posição, é quase impossível que o jovem notável espanhol perca o título deste ano, rumando a passos largos para seu pentacampeonato.