Márquez completa festa da família, chega ao título da Moto3 e se afasta do rótulo de ‘irmãozinho do Marc’

Com um terceiro lugar no GP da Comunidade Valenciana, Álex Márquez garantiu seu primeiro título no Mundial de Motovelocidade. Conquista coloca Álex e Marc como os primeiros irmãos campeões na história do Mundial de Motovelocidade

A cobertura completa do GP da Comunidade Valenciana no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A festa em Cervera vai durar o mês todo. Depois de Marc Márquez conquistar seu segundo título na MotoGP, chegou a vez de Álex Márquez aumentar a festa da família. Com um terceiro lugar no GP da Comunidade Valenciana deste domingo (9), o piloto da Estrella Galicia 0,0 conquistou o título da Moto3 com dois pontos de vantagem para Jack Miller.
 
Na temporada 2014, a opção pela Honda foi a grande aposta de Emilio Alzamora. Depois de assistir Álex Rins brigar pelo título da Moto3 até a prova final de 2013 com o equipamento KTM, o chefe da Estrella Galicia 0,0 apostou na recuperação da marca nipônica e alinhou com duas NSF250RW.
Álex Márquez conquistou o título com dois pontos de vantagem para Miller (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Pelos testes da pré-temporada, os sinais não eram tão promissores, mas, pouco a pouco, a moto da asa dourada foi recuperando terreno. Márquez e Rins logo conseguiram se recuperar e entrar na briga pelo título com Miller.
 
É bem verdade que, passadas as 18 provas do calendário, o piloto da Red Bull KTM Ajo venceu mais — seis vezes —, mas nas demais ocasiões em que esteve no top-3, foi sempre no degrau mais baixo do pódio. Álex, por outro lado, venceu três vezes, mas fez seus outros seis pódios no segundo lugar e um único no terceiro. 
 
Com dois abandonos para cada lado, Álex viu sua sorte mudar na prova de Aragão, quando Miller perdeu a liderança do Mundial pela primeira vez no ano. Ainda no início da disputa no MotorLand, Jack tentou passar Márquez por fora no fim da reta oposta, mas o #12 manteve a posição, forçando o rival para fora do trilho seco do asfalto.
 
Miller caiu e conseguiu voltar para a prova, mas já era tarde demais. O australiano terminou em 27º e perdeu o comando do Mundial. A direção de prova ouviu os dois pilotos e — mesmo contrariando Jack — entendeu que se tratava de um lance de corrida.
 
Depois da etapa de Alcañiz, Miller conseguiu um quinto lugar e uma vitória, mas os segundos lugares de Aragão e Austrália, junto com a vitória do Japão, permitiram que Márquez chegasse à Malásia com dez possíveis combinações de resultado para que conquistasse o título. 
 
Na prova de Sepang, o espanhol de 18 anos foi alvo de agressivos ataques de Miller, que lhe deu um total de cinco toques. Danny Kent também tentou ajudar o companheiro no time de Aki Ajo e segurou Márquez no fim da prova.
Marc e Álex Márquez são os primeiros irmãos campeões na história (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Com Márquez em quinto e Miller no segundo degrau do pódio, a disputa pelo título foi para a prova final. Defendendo que queria conquistar o título de forma limpa e ciente de que Jack não hesitaria em lançar mão de toda sua agressividade — especialmente após a direção de prova classificar como ‘lance de corrida’ todos os toques de Austin —, Álex foi para a pista com a cabeça fria e conseguiu controlar muito bem a prova, mesmo tendo levado dois sustos — o primeiro em um toque com Niccolò Antonelli e depois com o próprio Miller.
 
Nos metros finais no circuito Ricardo Tormo, Kent ainda tentou pressionar Márquez, mas não conseguiu passar Álex para deixá-lo fora do pódio e ajudar Miller a faturar o título. 
 
Com o resultado deste domingo, Márquez completou a festa da família e vai se juntar ao irmão para uma grande celebração nas ruas da pequena Cervera.
 
Com as malas prontas para a Moto2, o piloto de 16 anos conquista seu primeiro título em sua segunda temporada completa na divisão inicial. Álex iniciou sua participação na Moto3 em 2012, inicialmente correndo como wild-card pela Estella Galicia 0,0.
 
Depois de três provas como convidado, o jovem piloto foi chamado pela Ambrogio para assumir um posto titular no time a partir de Indianápolis, a 11ª prova do ano. Em paralelo, Álex continuou seu caminho no CEV – Campeonato Espanhol de Velocidade, onde conquistou o título de 2012 — conquista essa, aliás, que o irmão mais velho nunca conseguiu. 
 
Na temporada seguinte, Márquez assumiu seu posto na Estrella Galicia 0,0 e fechou sua primeira temporada completa na quarta colocação do Mundial, atrás de Maverick Viñales, Álex Rins e Luis Salom. Neste ano, com contrato assinado com a Marc VDS, onde será companheiro do amigo Tito Rabat, Álex repete Marc e dá o passo seguinte como campeão da categoria anterior.
 
A conquista em Valência não só coroa uma ótima e regular temporada de Álex, mas também o afasta do rótulo de ‘irmãozinho’ de Marc. O garoto de 18 anos mostrou que o bicampeão da MotoGP não é o único vencedor de Cervera.

As imagens exclusivas deste domingo em Valência
#GALERIA(5142)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.