Márquez ignora piso molhado e lidera treino atípico na Itália. Lorenzo e Rossi ficam fora do top-10
Apesar do asfalto traiçoeiro, Marc Márquez conseguiu impor seu ritmo e lançou mão dos pneus slicks nos minutos finais para garantir a liderança do primeiro treino livre em Mugello. Com a moto laboratório da Ducati, Michele Pirro anotou a segunda marca, à frente de Stefan Bradl
As imagens da sexta-feira no Mundial de Motovelocidade em Mugello | |
Acompanhe a cobertura do GP da Itália no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
O asfalto molhado de Mugello tratou de mudar a ordem natural dos treinos da MotoGP. Nesta sexta-feira (31), a primeira sessão livre da classe rainha do Mundial de Motovelocidade foi marcada pela grande presença dos pilotos CRT andando entre os ponteiros, com os medalhões da categoria aparecendo fora do top-10.
Apesar do piso escorregadio, Marc Márquez calçou a RC213V com pneus slicks macios e registrou 1min54s797 como sua melhor marca, garantindo a ponta da tabela de tempos. Com a moto laboratório da Ducati, que treinou há poucos dias no circuito da Toscana, Michele Pirro anotou a segunda marca, à frente de Stefan Bradl.
A primeira CRT, moto que conta com chassi artesanal e motor derivado de produção, aparece na quarta posição, com Karel Abraham registrando sua melhor volta em 1min55s874, 1s077 atrás de Márquez. Yonny Hernández, que chegou a liderar a sessão, aparece em quinto.
A melhor Yamaha no treino desta manhã foi a de Bradley Smith. O novato da Tech3 anotou 1min55s981 na melhor de suas 15 voltas em Mugello e ficou com o sexto posto, à frente de Nicky Hayden.
Líder da temporada, Dani Pedrosa ficou com o oitavo posto da folha de tempos. O espanhol registrou sua melhor volta em 1min56s534, 1s737 mais lento que seu companheiro de Honda.
Cal Crutchlow aparece na nona colocação, à frente de Ben Spies, que volta às pistas neste fim de semana após ter perdido duas etapas por conta de uma lesão no ombro.
Álvaro Bautista ficou com o 11º tempo nesta manhã, à frente de Aleix Espargaró e Andrea Iannone. Jorge Lorenzo, que optou por ficar nos boxes nos minutos finais, ficou com o 14º posto, seguido por Andrea Dovizioso, que sofreu uma queda nos minutos finais.
Hiroshi Aoyama, Colin Edwards e Randy De Puniet aparecem em seguida, à frente de Valentino Rossi, que ficou apenas com o 19º tempo.
Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP em Mugello:
O primeiro treino da MotoGP em Mugello começou com a temperatura do ar e da pista na casa dos 13ºC. Por conta da chuva que atingiu a região da Toscana horas antes, o asfalto estava úmido, mas com a previsão de chuva, os pilotos não tardaram a deixar os boxes para a sessão de 45 minutos.
Márquez começou na ponta com 2min04s839, à frente de Espargaró e Bradl. Com a Ducati de testes, Pirro logo assumiu a liderança, com Pedrosa se instalando na terceira colocação.
Lorenzo anotou 2min04s778 e subiu para o segundo lugar, mas caiu para terceiro na sequência, com Bradl assumindo a liderança da sessão. Márquez registrou 2min01s427 na sequência e passou a ocupar o primeiro posto.
Pedrosa baixou seu tempo de volta para 2min02s431 na sequência, subindo para a segunda colocação, à frente de Pirro, Crutchlow, Iannone, Espargaró, Dovizioso, Bautista, Bradl e Abraham.
Lorenzo tomou à frente com 2min00s730. Márquez aparecia 0s473 atrás, seguido por Crutchlow e Espargaró. Bradl tinha a quinta marca, com Abraham em sexto, Pedrosa em sétimo e Bautista em oitavo. Pirro, Dovizioso e Rossi apareciam na sequência.
Na sequência, Crutchlow se instalou no topo da tabela, com sua melhor volta em 2min00s547. Lorenzo, Márquez, Dovizioso e Rossi completavam top-5.
Logo foi a vez de Pedrosa se instalar no alto da folha de tempos. O piloto da Honda anotou 1min59s718, 0s829 mais rápido que Crutchlow, que tinha o segundo posto. Lorenzo vinha em terceiro, à frente de Pirro, Márquez, Bautista, Smith, Rossi, Dovizioso e Spies.
Com menos de 20 minutos para o fim da sessão, apenas Hiroshi Aoyama e Yonny Hernández não tinham deixado os boxes para anotar volta rápida.
Na sequência, Lorenzo baixou seu tempo para 2min00s376, assumindo a segunda posição, 0s658 atrás de Pedrosa. Calçando sua ART com pneus slick, Hernández anotou 1min59s194 com cerca de 12 minutos para o fim da atividade, e se instalou no topo da tabela de tempos, 0s524 mais rápido que Pedrosa.
Depois de uma rápida passagem pelos boxes da Honda, Dani voltou para a pista com os pneus slicks macios na RC213V. Neste ponto, com menos de dez minutos para o fim da sessão, Hernández tinha 1s972 de vantagem no topo da tabela de tempos.
Márquez também lançou mão dos slicks e voltou para a pista, ao contrário de Rossi, que seguiu usando pneus de chuva e escapou da pista na curva 12. Valentino conseguiu evitar a queda e voltou para o treino normalmente, se dirigindo aos boxes da Yamaha.
Marc assumiu o segundo posto, 0s378 atrás de Yonny. Bradl subiu para terceiro, à frente de Dani e Lorenzo. Com pouco mais de cinco minutos para o fim, Lukas Pesek sofreu uma queda, abandonando o treino.
Com 1min56s506, Márquez tomou a ponta, seguido por Bradl. Nos minutos finais, Dovizioso perdeu a frente na curva 1 e caiu, pegando uma carona para voltar aos boxes da Ducati.
Na sequência, Hernández baixou seu tempo, assumindo o segundo posto, 0s178 atrás de Márquez. Pirro vinha em terceiro, à frente de Bradl, Smith, Abraham, Pedrosa, Lorenzo, Dovizioso, Crutchlow e Pirro. Antes do fim do treino, Petrucci sofreu uma queda, também abandonando a atividade.
Com 1min56s104, Pirro assumiu a liderança com a moto laboratório da Ducati, mas logo perdeu a posição para Márquez. Bradl também melhorou e passou a ocupar a segunda colocação. Abraham vinha em quarto, à frente de Hernández e Smith.
Depois de uma passagem pelos boxes, Rossi voltou para a pista, mas poucos segundos antes de o cronômetro ser zerado. Tentando impor um forte ritmo, Márquez perdeu a trajetória na curva 4 e escapou da pista. Andando na grama para voltar para a pista, o espanhol caiu, mas logo levantou a moto e seguiu para os boxes.
MotoGP, GP da Itália, Mugello, 1º Treino Livre:
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
1
|
Marc MÁRQUEZ
|
ESP
|
Honda
|
|
1:54.797
|
|
12
|
2
|
Michele PIRRO
|
ITA
|
Ducati
|
|
1:55.195
|
+0.398
|
13
|
3
|
Stefan BRADL
|
ALE
|
LCR Honda
|
|
1:55.288
|
+0.491
|
17
|
4
|
Karel ABRAHAM
|
TCH
|
AB
|
|
1:55.874
|
+1.077
|
12
|
5
|
Yonny HERNÁNDEZ
|
COL
|
Paul Bird
|
|
1:55.907
|
+1.110
|
13
|
6
|
Bradley SMITH
|
ING
|
Tech3 Yamaha
|
|
1:55.981
|
+1.184
|
15
|
7
|
Nicky HAYDEN
|
EUA
|
Ducati
|
|
1:55.991
|
+1.194
|
17
|
8
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
|
1:56.534
|
+1.737
|
13
|
9
|
Cal CRUTCHLOW
|
ING
|
Tech3 Yamaha
|
|
1:56.984
|
+2.187
|
15
|
10
|
Ben SPIES
|
EUA
|
Pramac Ducati
|
|
1:57.045
|
+2.248
|
13
|
11
|
Álvaro BAUTISTA
|
ESP
|
Gresini Honda
|
|
1:57.910
|
+3.113
|
17
|
12
|
Aleix ESPARGARÓ
|
ESP
|
Aspar
|
|
1:58.076
|
+3.279
|
15
|
13
|
Andrea IANNONE
|
ITA
|
Pramac Ducati
|
|
1:58.478
|
+3.681
|
16
|
14
|
Jorge LORENZO
|
ESP
|
Yamaha
|
|
2:00.174
|
+5.377
|
10
|
15
|
Andrea DOVIZIOSO
|
ITA
|
Ducati
|
|
2:00.457
|
+5.660
|
14
|
16
|
Hiroshi AOYAMA
|
JAP
|
Avintia
|
|
2:00.801
|
+6.004
|
9
|
17
|
Colin EDWARDS
|
EUA
|
Forward
|
|
2:01.082
|
+6.285
|
12
|
18
|
Randy DE PUNIET
|
FRA
|
Aspar
|
|
2:01.108
|
+6.311
|
9
|
19
|
Valentino ROSSI
|
ITA
|
Yamaha
|
|
2:01.455
|
+6.658
|
13
|
20
|
Héctor BARBERÁ
|
ESP
|
Avintia
|
|
2:02.673
|
+7.876
|
14
|
|
TEMPO 107%
|
TL1
|
|
|
2:02.832
|
|
|
|
Lukas PESEK
|
TCH
|
Ioda
|
|
2:04.160
|
+9.363
|
11
|
|
Bryan STARING
|
AUS
|
Gresini Honda
|
|
2:04.511
|
+9.714
|
17
|
|
Danilo PETRUCCI
|
ITA
|
Ioda
|
|
2:05.741
|
+10.944
|
4
|
|
Michael LAVERTY
|
ING
|
Paul Bird
|
|
2:05.759
|
+10.962
|
12
|
|
Claudio CORTI
|
ITA
|
Forward
|
|
2:06.323
|
+11.128
|
6
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo
|
|
Pista Molhada
|
|
ar: 14°C | pista: 14°C
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
MV
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
|
1:47.284
|
176.0 km/h
|
|
REC
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
|
1:47.705
|
175.3 km/h
|
|
VMR
|
Marc MÁRQUEZ
|
ESP
|
Honda
|
|
1:54.797
|
164.4 km/h
|