Márquez minimiza margem de 1s083, mas brinca: “Melhor ter um pouquinho de vantagem do que estar atrás”

Mais rápido do dia em Termas de Río Hondo, Marc Márquez destacou a melhora do circuito entre as duas sessões de treinos, mas reconheceu que não esperava baixar tanto suas marcas

 A cobertura completa 'in loco' do GP da Argentina no GRANDE PRÊMIO
icone_TV  Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Campeão vigente da MotoGP, Marc Márquez não deixou a debutante pista de Termas de Río Hondo abalar seu bom momento. Nesta sexta-feira (25), primeiro dia de treinos livres para o GP da Argentina, a Honda optou por guardar o melhor para o fim, e o jovem piloto foi para a pista para o segundo treino livre pronto para voar.
 
Com uma volta em 1min39s313, Marc fechou o dia com 1s083 de vantagem para Dani Pedrosa, o segundo colocado nos treinos argentinos. 1s253 atrás do espanhol da moto #93, Aleix Espargaró aparece em terceiro, como melhor representante da Yamaha.
Marc Márquez não deu chances para a concorrência nesta sexta (Foto: Getty Images)
Falando à imprensa no fim da tarde desta sexta, Márquez explicou que a Honda optou por sacrificar a primeira bateria do dia para poupar pneus para os demais exercícios.
 
“A verdade é que me encontrei muito bem nesta tarde. De manhã, entre aspas, nós sacrificamos um pouco o treino. Não queríamos gastar pneus, já que eles se desgastam muito rápido”, comentou. “Nós pensamos que, para o fim de semana, pneus para a classificação e para outras sessões nos serviriam muito mais e, por isso, sacrificamos o primeiro treino para tentar ter mais pneus durante o fim de semana”, continuou o campeão de 2013.
 
“Esta tarde nós tivemos um treino mais normal, mas cada vez que você sai para a pista muda um pouco a aderência, as condições e também o acerto da moto”, apontou Marc.
 
Apesar da boa marca, Marc segue confiante de que ainda pode melhorar e quer trabalhar para ficar mais confortável em Termas de Río Hondo com a RC213V.
 
“Logicamente nós temos uma boa base, afinal, o que manda aqui é o tempo por volta e isso foi bom, mas ainda podemos melhorar a constância, tentar ficar um pouco mais confortável e, principalmente, trabalhar em todos os aspectos”, defendeu. 
 
Questionado se o desgaste excessivo dos pneus neste primeiro dia de trabalhos na província de Santiago Del Estero levantava dúvidas sobre a capacidade dos compostos de completaram as 25 voltas do GP da Argentina, Márquez contou que mudou sua opinião ao longo do dia. 
 
“Esta manhã eu pensava o contrário, mas agora eu acho que não será um problema”, disse. “Até amanhã será melhor”, assegurou. 
 
Ainda, Marc reconheceu que não esperava uma melhora de 5s790 entre a primeira e a segunda bateria do dia. “A verdade é que eu não esperava melhorar tanto esta tarde. Tenho certeza de que vai melhorar, chegar perto desse tempo de 1min34s, mas vai baixar bastante este tempo”, opinou. “É uma incógnita, pois eu não esperava melhorar tanto, mas visto como a pista melhorou, creio que até 1min36s9 se pode chegar”, falou o espanhol rindo. 
 
Por fim, Marc minimizou a diferença de 1s083 para seu rival mais próximo. “É claro que é importante ter esta margem, mas, no final, para a classificação é pouco significativa, pois vão melhorar muitíssimo”, ponderou. “Mas é melhor ter um pouquinho de vantagem do que estar atrás”, encerrou. 

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a terceira etapa do Mundial de Motovelocidade com as repórteres Evelyn Guimarães e Juliana Tesser. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.