Márquez volta a exibir bom ritmo e lidera segundo treino da MotoGP em Sachsenring. 0s5 mais lento, Rossi é sétimo
Marc Márquez voltou a mostrar bom ritmo na Alemanha e foi o mais rápido no segundo treino desta sexta-feira. Bradley Smith ficou em segundo, com Andrea Iannone completando o top-3. Líder do Mundial, Valentino Rossi foi 0s538 mais lento que o ponteiro e ficou em sétimo
A cobertura completa do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO |
A mudança para o chassi de 2014 parece ter alterado a história de Marc Márquez nesta temporada. Depois de muito sofrer com o comportamento agressivo do motor da RC213V, o espanhol parece, enfim, ter se encontrado no protótipo da asa dourada.
Após liderar o primeiro treino em Sachsenring, o espanhol repetiu a dose na tarde desta sexta-feira (10) e, com seu melhor giro em 1min21s621, deixou a concorrência para trás para registrar o melhor tempo do dia.
Marc Márquez ditou o ritmo em Sachsenring (Foto: Honda)
0s119 mais lento, Bradley Smith fez a segunda marca, com Andrea Iannone aparecendo 0s084 atrás para completar um top-3 de três marcas diferentes – Honda, Yamaha e Ducati.
Com 1min21s886, Jorge Lorenzo ficou com o quarto tempo, à frente de Dani Pedrosa, que chegou a flertar com o topo da tabela. 0s474 mais lento que Márquez, Aleix Espargaró ficou cm o sexto tempo.
Valentino Rossi não conseguiu melhorar o tempo desta manhã e, com 1min22s159, ficou com a sétima marca, 0s538 atrás de Marc.
Scott Redding voltou a mostrar evolução e ficou com a sétima marca, à frente de Yonny Hernández e Andrea Dovizioso.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP em Sachsenring:
Embora o vento fosse gelado, os pilotos da MotoGP encontraram ótimas condições para o segundo treino livre em Sachsenring. Nesta tarde, a temperatura em Oberlungwitz estava em 17°C, com o asfalto chegando a 33°C. A velocidade dos ventos estava em 14 km/h.
Para a segunda sessão do dia, todos os pilotos exceto Scott Redding, Jack Miller, Dani Pedrosa e Pol Espargaró deixaram os boxes com o estreante pneu dianteiro assimétrico. Mais cedo, Marc Márquez havia cravado a melhor marca do primeiro exercício usando a borracha azul.
Com 1min22s660, Danilo Petrucci foi o primeiro a aparecer no topo da tabela, seguido por Jorge Lorenzo, Aleix Espargaró, Valentino Rossi e Pol Espargaró.
Na sequência, Lorenzo virou 1min2s345 e assumiu a ponta, mas foi batido por Márquez pouco depois, com o piloto da Honda virando 0s040 mais rápido. Petrucci era o terceiro, com Espargaró, Hernández e Rossi aparecendo na sequência.
Valentino Rossi ficou com o sétimo tempo (Foto: Yamaha)
O #99 não deixou por menos, superou Márquez por 0s049 e retomou o comando d sessão. Pedrosa subiu para a terceira colocação, à frente de Pedrosa, Petrucci, Pol, Hernández, Rossi, Redding, Smith e Álvaro Bautista.
Em sua quinta volta, Lorenzo anotou 1min22s097, aumentando sua vantagem na ponta. Pedrosa, então, pulou para segundo, 0s175 atrás do líder. Márquez vinha em terceiro, 0s348 à frente de Valentino.
Com 1min22s086, Pedrosa assumiu o comando da sessão, mas mal teve tempo de comemorar, já que Marc passou 0s263 mais rápido e recuperou a ponta. Lorenzo vinha 0s011 atrás do #26.
Pedrosa tentou responder de imediato, mas perdeu tempo na parcial final e, com 1min21s889, apenas conseguiu reduzir a margem de Márquez para 0s066. Lorenzo vinha na sequência.
Com o primeiro terço do treino completo, os pilotos começaram a se dirigir aos boxes. Márquez liderava, à frente de Pedrosa, Lorenzo, Rossi, Smith, Petrucci, Redding, Dovizioso, Pol Espargaró e Crutchlow.
De volta à pista, Iannone anotou 1min22s601 e assumiu o sexto posto, 0s778 atrás do líder. Petrucci vinha logo atrás, seguido por Pol Espargaró, Crutchlow e Redding, que usava um pneu médio na frente da RC213V #45.
Na sequência, o piloto da LCR baixou sua marca para 1min22s425 e pulou para a quinta colocação, 0s602 mais lento que Márquez.
Alguns minutos mais tarde, Pedrosa abriu uma ótima volta, mas perdeu tempo na parcial final e não conseguiu melhorar.
Com pouco mais de dez minutos para o fim da sessão, os pilotos foram para os boxes pela última vez. Enquanto alguns estavam na garagem, Redding anotou 1min22s380 e saltou para o quinto posto, 0s557 atrás do líder.
Scott Redding se destacou nesta sexta-feira (Foto: Marc VDS)
De volta à pista, Márquez baixou para 1min21s666 e ampliou para 0s223 sua vantagem em relação a Pedrosa. Lorenzo era o terceiro, com Rossi e Redding fechando o top-5.
Com 1min22s196, Hernández pulou para a quarta colocação, derrubando Rossi para o quinto posto por uma diferença de 0s161. 0s504 mais lento que Márquez, Redding saltou para a quarta colocação, atrás de Lorenzo.
Smith também conseguiu ser melhor e assumiu a quarta colocação, à frente de Redding, Hernández e Rossi. O italiano também tinha melhorado sua marca, mas não o bastante para alterar sua posição.
O piloto da Tech3 cravou 1mi21s740 e assumiu o segundo posto, 0s074 atrás de Márquez. O britânico tinha ritmo para ponta, mas encontrou um piloto mais lento pelo caminho.
Iannone também conseguiu melhorar e passou a ocupar o terceiro posto na tabela, 0s158 atrás de Márquez. Lorenzo vinha em quarto, com Pedrosa, Aleix e Rossi fechando o top-7.
Com o fim dos 45 minutos de sessão, ninguém superou Márquez, que registrou 1min21s621 em sua última volta. Smith e Iannone fecham o top-3.
MotoGP, GP da Alemanha, Sachsenring, 2º Treino Livre:
1 | 93 | MARC MÁRQUEZ | ESP | HONDA | 1:21.621 | |
2 | 38 | BRADLEY SMITH | ING | TECH3 YAMAHA | 1:21.740 | +0.119 |
3 | 29 | ANDREA IANNONE | ITA | DUCATI | 1:21.824 | +0.203 |
4 | 99 | JORGE LORENZO | ESP | YAMAHA | 1:21.886 | +0.265 |
5 | 26 | DANI PEDROSA | ESP | HONDA | 1:21.889 | +0.268 |
6 | 41 | ALEIX ESPARGARÓ | ESP | SUZUKI | 1:22.095 | +0.474 |
7 | 46 | VALENTINO ROSSI | ITA | YAMAHA | 1:22.159 | +0.538 |
8 | 45 | SCOTT REDDING | ING | MARC VDS HONDA | 1:22.170 | +0.549 |
9 | 68 | YONNY HERNÁNDEZ | COL | PRAMAC DUCATI | 1:22.196 | +0.575 |
10 | 4 | ANDREA DOVIZIOSO | ITA | DUCATI | 1:22.340 | +0.719 |
11 | 8 | HECTOR BARBERÁ | ESP | AVINTIA DUCATI | 1:22.413 | +0.792 |
12 | 35 | CAL CRUTCHLOW | ING | LCR HONDA | 1:22.425 | +0.804 |
13 | 44 | POL ESPARGARÓ | ESP | TECH3 YAMAHA | 1:22.436 | +0.815 |
14 | 25 | MAVERICK VIÑALES | ESP | SUZUKI | 1:22.507 | +0.886 |
15 | 9 | DANILO PETRUCCI | ITA | PRAMAC DUCATI | 1:22.546 | +0.925 |
16 | 69 | NICKY HAYDEN | EUA | ASPAR HONDA | 1:23.008 | +1.387 |
17 | 63 | MIKE DI MEGLIO | FRA | AVINTIA DUCATI | 1:23.185 | +1.564 |
18 | 19 | ÁLVARO BAUTISTA | ESP | APRILIA GRESINI | 1:23.286 | +1.665 |
19 | 76 | LORIS BAZ | FRA | FORWARD YAMAHA | 1:23.344 | +1.723 |
20 | 43 | JACK MILLER | AUS | LCR HONDA | 1:23.427 | +1.806 |
21 | 15 | ALEX DE ANGELIS | RSM | IODA ART | 1:23.821 | +2.200 |
22 | 7 | HIROSHI AOYAMA | JAP | HRC TEST TEAM | 1:23.925 | +2.304 |
23 | 50 | EUGENE LAVERTY | IRN | ASPAR HONDA | 1:23.952 | +2.331 |
24 | 50 | MICHAEL LAVERTY | GBR | APRILIA GRESINI | 1:24.594 | +2.973 |
25 | 71 | CLAUDIO CORTI | ITA | FORWARD YAMAHA | 1:25.160 | +3.539 |