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Demorou 50 GPs, mas a primeira vitória de Jorge Martín na Moto3, enfim, saiu. Dono de um ritmo dominante ao longo de todo o fim de semana em Valência, o #88 fez uma ótima saída da pole neste domingo (12) e tratou de escapar na ponta sem dar grandes chances à concorrência.
Dono de um ritmo igualmente bom, Joan Mir viu o sonho de igualar o recorde de vitórias de Valentino Rossi ficar pelo caminho ainda nos primeiros giros, já que teve de lançar mão de uma manobra evasiva para desviar de Gabriel Rodrigo, e caiu para 19º. O campeão de 2017, entretanto, tratou de fazer uma espantosa prova de recuperação para receber a bandeirada em segundo, 3s760 atrás de Martín. Marcos Ramírez completa o pódio desta última etapa do certame.
Jorge Martin venceu pela primeira vez na Moto3 (Foto: Team Del Conca Gresini)
Romano Fenati chegou pertinho do pódio, mas acabou na quarta colocação à frente de Enea Bastianini e Juanfran Guevara. O wild-card Dennis Foggia voltou a impressionar e ficou com o sétimo posto, com John McPhee, Arón Canet e Kazuki Masaki completando o top-10.
A corrida deste domingo, porém, também teve lá seu momento assustador, mas Fabio Di Giannantonio sofrendo uma queda na reta depois de errar uma tentativa de usar o vácuo alheio. Felizmente, os demais conseguiram desviar do italiano, que deixou a pista sem maiores lesões.
Ao fim da prova, Martín recebeu cumprimentos de Jorge Lorenzo, que deixou os boxes da Ducati para parabenizar o jovem espanhol.
Como resultado deste domingo, Mir não conseguiu igualar a marca de 11 vitórias na temporada da classe menor conquistada por Valentino Rossi em 1997, mas se tornou o piloto com mais pontos na história da Moto3 ― 341 ―, superando Sandro Cortese ― 325. Além disso, Romano Fenati parte para a Moto2 como o piloto com maior número de pontos na Moto3 ― 902 ― superando os 689 de Álex Rins.
Saiba como foi o GP da Comunidade Valenciana de Moto3:
Assim como aconteceu nos demais dias em Cheste, o domingo amanheceu com sol e céu claro, mas com as temperaturas baixas. No momento da largada, os termômetros mediam 20°C, com o asfalto chegando a 18°C. A velocidade do vento era de 3 km/h.
Pela nona vez nesta temporada 2017, Jorge Martín tinha a pole-position, um recorde na Moto3. O feito do #88, aliás, só fica atrás das 12 poles conquistadas por Marc Márquez nas 125cc em 2010, o melhor registro da divisão menor do Mundial de Motovelocidade.
Campeão antecipado, Joan Mir ocupava o segundo posto da grelha. O piloto da Leopard busca seu 11º triunfo no ano, tentando igualar uma marca em poder de Valentino Rossi desde 1997.
A prova deste fim de semana, aliás, também vê a Honda tentando quebrar um jejum bastante longo. Até aqui, a marca da asa dourada tem uma única vitória na classe menor em Valência, conquistada por Dani Pedrosa em 2002.
Seguindo a proposta de endurecer as penas para os pilotos que rodam lento pela pista em busca de vácuo, o Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) enviou o belga para o pit-lane, de onde terá de largar após exceder o limite de 110% de seu melhor tempo em mais de três setores do circuito Ricardo Tormo.
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop levou os pneus dianteiros macios e médios, e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’.
Assim que as luzes se apagaram, Jorge Martín fez ótima saída e se manteve na ponta. Quem também saiu bem foi Gabriel Rodrigo, que logo pulou para a segunda colocação. Joan Mir ficou em terceiro, com Bastianini e Sasaki completando o top-5.
Na segunda volta, o argentino vinha colado no ponteiro do pelotão. Ele tentou fazer a ultrapassagem em cima do espanhol, mas acabou vendo a porta ser fechada pelo adversário. Mais para traz, Di Giannantonio fez a passada em cima de Bastianini.
Foi então que no segundo giro da prova, Rodrigo foi o primeiro piloto a cair na prova. Na curva oito, o competidor perdeu o controle de sua moto e foi arremessado para o chão. Quem acabou prejudicado foi Mir, que vinha em terceiro e colado. Para desviar, ele teve que sair do traçado, caindo para apenas 19º.
A vida de Martín estava tranquila. Com 20 voltas para o fim, Martín sustentava uma vantage superior a 2s. Enquanto isso, Bastianini pulou para a segunda colocação, enquanto Ramírez garantia o último degrau do pódio.
Sobravam 19 giros para o fim da última corrida da Moto3 de 2017, e Martín seguia na ponta. Quem vinha atrás era Bastianini, com Ramírez, Di Giannantonio e Guevara completando o rol dos cinco primeiros.
Até que o #21 acabou levando um susto. Na reta do circuito Ricardo Tormo, ele acabou tocando a traseira de Ramírez e indo ao chão, quase levando o adversário junto. Ele ficou caído no meio da pista, mas logo se levantou, pegou a moto e foi aos boxes.
Com 14 voltas para o fim, Martín ainda era o ponteiro, com uma vantagem superior a 5s. Logo atrás aparecia Foggia, com Ramírez em terceiro, Bastianini e Sasaki fechando o top-5. Mir vinha na sua escalada no pelotão, agora figurando em 11º.
A briga pelas posições do pódio estava bastante animada. Bastianini ultrapassou Foggia que, em um descuido, acabou também engolido por Ramírez. No entanto, o #10 logo retomou o terceiro posto. Pouco depois, o italiano tomou a segunda colocação.
De repente, Romano Fenati, que vinha fazendo uma prova bastante apagada, apareceu no pelotão da frente e se intrometeu na disputa pelas posições da ponta. Em um belo lance, ele tomou o último degrau do pódio.
O #5 vinha engolindo todos. Para tomar a segunda colocação, ele espremeu Bastianini e conquistou o posto, mas logo o italiano deu o troco. Fenati, no entanto, não se deu por vencido e ultrapassou novamente.
Mir foi outro piloto que apareceu na briga pelas posições da frente. Após uma bela escalada do pelotão, o atual campeão da Moto3 fez uma dupla ultrapassagem e agora aparecia em terceiro. Ele começou, então, a caçada em cima de Bastianini.
Com cinco voltas para o fim, Martín caminhava a passos largos para conquistar a primeira vitória de sua carreira. Mir era o segundo, com Ramírez em terceiro. Bastianini e Foggia vinham para completar o rol dos cinco primeiros.
Dali para o final, nada mais mudou. Martín, enfim, conquistou seu primeiro triunfo da carreira na Moto3. Em segundo ficou Mir, que fez bela prova de recuperação na Comunidade Valenciana. Ramírez completou o pódio do dia.
#GALERIA(7234)
Moto3, GP da Comunidade Valenciana, Corrida:
1 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
GRESINI Honda |
39:39.120 |
2 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
LEOPARD Honda |
+3.760 |
3 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE KTM |
+3.877 |
4 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+3.953 |
5 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+3.999 |
6 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA Mahindra |
+4.940 |
7 |
10 |
DENNIS FOGGIA |
ITA |
VR46 KTM |
+4.735 |
8 |
17 |
JOHN MCPHEE |
ING |
BRITISH TALENT TEAM Honda |
+5.071 |
9 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+5.218 |
10 |
39 |
KAZUKI MAZAKI |
JAP |
ASIA TALENT Honda |
+6.462 |
11 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
SIC58 Honda |
+6.544 |
12 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+6.633 |
13 |
71 |
AYUMU SASAKI |
JAP |
SIC Racing Team KTM |
+8.687 |
14 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
RED BULL KTM AJO |
+16.100 |
15 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+16.156 |
16 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+16.263 |
17 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SIC Racing Team Honda |
+16.398 |
18 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SAXOPRINT Peugeot |
+33.128 |
19 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+33.807 |
20 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+34.360 |
21 |
41 |
NAKARIN ATIRATPHUVAPAT |
TAI |
TEAM ASIA Honda |
+34.629 |
22 |
96 |
MANUEL PAGLIANI |
FRA |
CIP Mahindra |
+34.403 |
23 |
75 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ASPAR Mahindra |
+34.958 |
24 |
27 |
KAITO TOBA |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
+35.730 |
25 |
14 |
TONY ARBOLINO |
ITA |
SIC58 Honda |
+39.331 |
26 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
MH6 KTM |
+46.209 |
27 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
LEOPARD Honda |
+51.534 |
28 |
12 |
MARCO BEZZECCHI |
ITA |
CIP Mahindra |
+1:17.109 |
29 |
4 |
PATRIK PULKKINEN |
FIN |
SAXOPRINT Peugeot |
+1 volta |
30 |
21 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
|
31 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA Mahindra |
|
GERAÇÃO PRIVILEGIADA
F1 TEM ÓTIMA CLASSE EM 2017. E É BOM DEMAIS VÊ-LA EM AÇÃO
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