Martín escapa na ponta, vence fácil em Aragão e amplia vantagem na liderança da Moto3

Jorge Martín sequer notou a concorrência no MotorLand neste domingo (23) e tratou de disparar na ponta desde a largada para vencer com 5s984 de vantagem para Marco Bezzecchi e ampliar sua vantagem na liderança do campeonato. Enea Bastianini completa o pódio de Aragão

Jorge Martín não deu chances a ninguém neste domingo (23). Agora recordista de poles na classe menor do Mundial de Motovelocidade, o #88 dominou a corrida em Aragão e venceu com bastante tranquilidade pela sexta vez no ano.
 
Dono da pole-position ― para variar ―, Martín não titubeou e, depois de uma ótima saída, imprimiu um ritmo fortíssimo para abrir vantagem ainda nos primeiros giros. Atipicamente para a classe menor, o #88 já tinha mais de 2s7 de folga com apenas quatro voltas.
 
Punido direção irresponsável durante o treino classificatório, Marco Bezzecchi começou a corrida com ‘sangue nos olhos’ e tratou de ganhar 16 posições em quatro voltas. O segundo pelotão, porém, tinha muito mais cara de Moto3 e a intensa briga impediu o #12 de tentar reduzir a vantagem de Martín, já que tinha de se preocupar em manter a posição.
Jorge Martín venceu fácil em Aragão (Foto: Gresini)
Ao fim dos 19 giros, Martín recebeu a bandeira quadriculada com 5s984 de frente para Bezzecchi, com Bastianini completando o pódio em Alcañiz. A margem de Jorge, aliás, é a maior em uma corrida no seco da Moto3 desde a etapa de Sepang de 2016.
 
Fora do pódio por só 0s050, Fabio Di Giannantonio ficou com a quarta colocação, à frente de Marcos Ramírez e Tatsuki Suzuki. Albert Arenas cruzou a linha de chegada em sétimo, diante de Adam Norrodin, Jaume Masià e John McPhee.
 
Com o resultado deste domingo, a vantagem de Martín na liderança da Moto3 passou de oito para 13 pontos em relação a Bezzecchi. Terceiro na classificação, Di Giannantonio tem 41 pontos a menos que o líder e é seguido por Bastianini e Arón Canet.
 

Saiba como foi o GP de Aragão de Moto3:

 
Tal qual prometia a previsão do tempo, o domingo em Teruel amanheceu sol col e tempo firme. Na hora da largada da Moto3, os termômetros mediam 26°C, com o asfalto chegando a 31°C. A velocidade do vento era de 8 km/h.
 
Pela nona vez no ano ― e 18ª na carreira ―, Jorge Martín tinha a pole-position, um novo recorde para a categoria menor, superando Fausto Gresini, chefe da equipe defendida pelo #88.
 
O grid deste domingo, porém, sofreu uma grande mudança por conta de punições aplicadas pelo Painel de Comissários a 13 pilotos: Tony Arbolino, Enea Bastianini, Marco Bezzecchi, Nicolò Bulega, Lorenzo Dalla Porta, Raul Fernández, Kazuki Masaki e Gabriel Rodrigo perderam 12 posições, enquanto Jeremy Alcoba, Niccolò Antonelli, Jakub Kornfeil e Andrea Migno foram enviados para o fundo do grid. Dennis Foggia vai largar do pit-lane.
 
Assim, Martín e Masià são seguidos na grelha por Arón Canet, Fabio Di Giannantonio, Adam Norrodin, Marcos Ramírez, Albert Arenas, Tatsuki Suzuki, Philipp Oettl e John McPhee no top-10.
 
Para a prova deste fim de semana, a Dunlop levou para Aragão os pneus dianteiros macios ‘S’ e médios ‘M’ e traseiros médios ‘M’ e duros ‘H3’. No grid, todos os pilotos optaram pela borracha intermediária.
 
Veio a largada e Martín saiu bem, enquanto Masià despencou. Di Giannantonio acompanhou o espanhol, com Ramírez, Canet e um surpreendente Norrodin fechando o grupo dos cinco primeiros. Masià já era sétimo, brigando com Arenas e atrás de Suzuki. Bezzecchi também vinha nesse pelotão com Oettl e Rodrigo.
 
O desempenho de Martín já assombrava no início e dava bem a dimensão do motivo do espanhol liderar o campeonato. Enquanto vários pilotos trocavam posições – com Ramírez já passando Di Giannantonio para ser segundo -, Martín passava dos 2s de vantagem com apenas duas voltas de corrida.
 
O segundo pelotão tinha nada menos que 13 motos, com Ramírez, Suzuki e Di Giannantonio já sendo apertados por um Bezzecchi que vinha nervoso para se recuperar. Enquanto isso, Canet errava tudo que era possível e despencava para 13º.
 
Enquanto Martín já ampliava para mais de 4s a margem de vantagem que tinha para o pelotão, Bezzecchi finalmente assumia a segunda colocação e já com cara de que não sairia mais, aproveitando um vacilo de Di Giannantonio e mergulhando para a frente. Bastianini vinha junto trazendo Ramírez logo atrás.
 
Após sofrer um ataque de Ramírez, Bastianini resolveu que era hora de se jogar para cima de Bezzecchi e ganhou o segundo lugar com dez voltas restando. A briga ali continuava com o próprio Ramírez, Di Giannantonio, Masià, Arenas, Rodrigo, Suzuki e Norrodin atrás. Martín tinha 4s7 de frente.
 
No momento em que Ramírez virou segundo colocado, Bezzecchi despencou para oitavo pisando bruscamente no freio para não bater em Suzuki. Mas ficou claro, ali, que absolutamente nada estava definido no top-10 que não fosse a liderança de Martín, que já vinha 5s na frente.

Bezzecchi não sentiu nem um pouco o golpe de despencar no pelotão e tratou de remar de volta rapidamente para segundo já na volta seguinte. O italiano, então, começou a se firmar em segundo, abrindo 0s6 para Arenas e 0s9 para Di Giannantonio com cinco giros pela frente.
 
Enquanto Bastianini virava terceiro e era acompanhado de pertinho por Ramírez, Rodrigo e Arenas brigavam duro pelo quinto lugar. O espanhol deu um leve toque por dentro no argentino, que foi ao solo e reclamou bastante. Mais atrás, Antonelli era outro que caía na penúltima volta.
 
Martín abria a última volta completamente fora da imagem que mostrava o pelotão, enquanto Bezzecchi voltava a ser pressionado principalmente por Bastianini e Ramírez. Di Giannantonio, aproveitando as tentativas do espanhol, tomava o quarto lugar. 

Moto3 2018, GP de Aragão, MotorLand, Final:

1 J MARTÍN Gresini Honda 37:49.030 19 voltas
2 M BEZZECCHI Prüstel KTM +5.984  
3 E BASTIANINI LEOPARD Honda +6.045  
4 F DI GIANNANTONIO Gresini Honda +6.095  
5 M RAMÍREZ Worldwide KTM +6.161  
6 T SUZUKI SIC58 Honda +6.269  
7 A ARENAS Ángel Nieto KTM +6.540  
8 A NORRODIN PETRONAS Honda +10.292  
9 J MASIÁ Worldwide KTM +10.329  
10 J MCPHEE CIP KTM +10.537  
11 J KORNFEIL Prüstel KTM +10.679  
12 A MIGNO Ángel Nieto KTM +11.923  
13 L DALLA PORTA Leopard Honda +11.972  
14 N  BULEGA VR46 KTM +12.013  
15 V PEREZ Avintia KTM +12.007  
16 T ARBOLINO Snipers Honda +12.484  
17 R FERNÁNDEZ Ángel Nieto KTM +12.656  
18 D BINDER Red Bull KTM Ajo +14.642  
19 P OETTL Schedl GP Honda +17.090  
20 A LÓPEZ Estrella Galicia 0,0 Honda +34.967  
21 K MASAKI RBA KTM +35.000  
22 S NEPA CIP KTM +35.022  
23 J ALCOBA Estrella Galicia 0,0 Honda +35.200  
24 N ATIRATPHUVAPAT Asia Honda +54.907  
25 D FOGGIA VR46 KTM +43.866  
26 K TOBA Asia Honda +54.982  
  G RODRIGO RBA KTM NC  
  N ANTONELLI SIC58 Honda NC  
  A CANET Estrella Galicia 0,0 Honda NC  
         
REC F DI GIANNANTONIO Gresini Honda 1:58.347 154.4 km/h
MV J MARTÍN Gresini Honda 1:57.066 156.1 km/h
         
  Condições do tempo PISTA SECA   ar: 26ºC | pista: 25ºC

#GALERIA(9546)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.