Masbou aproveita vácuo na reta de Losail, bate Bastianini por 0s027 e vence 2ª na Moto3. Quartararo é melhor estreante

A sempre eletrizante Moto3 promoveu mais um espetáculo neste domingo (29), com Alexis Masbou chegando ao seu segundo triunfo no Mundial de Moto3. Enea Bastianini e Danny Kent completam o pódio

A cobertura completa do GP do Catar no GRANDE PRÊMIO

Pole-position na prova deste domingo (29), Aleix Masbou foi o vencedor do GP do Catar de Moto3. Ao contrário do que o resultado possa sugerir, o francês não teve vida fácil no caminho ao segundo triunfo da carreira e precisou trabalhar duro para ver a bandeira quadriculada antes dos demais.
 
Com um prova para lá de movimentada, Masbou chegou a parecer carta fora do baralho em boa parte da corrida, mas foi escalando o pelotão pouco ao pouco para se colocar em posição de ataque.
Aos 27 anos, Alexis Masbou conquistou seu segundo triunfo no Mundial (Foto: Fritz Glänzel/RTG)
A classificação da Moto3 após o GP do Catar

No último giro, Masbou aproveitou o vácuo de Enea Bastianini para ter um impulso extra na reta de Losail e receber a bandeirada com 0s027 de vantagem para o piloto da Gresini. O também experiente Danny Kent ficou com o terceiro posto, completando a disputa 0s115 atrás do francês.

Éfren Vázquez brigou pela vitória por quase toda a corrida, mas acabou fora do pódio. O espanhol recebeu a bandeirada na quarta colocação 0s146 atrás do vencedor.
 
Companheiro de Masbou, John McPhee ficou com o quinto lugar, à frente de Isaac Viñales. Melhor estreante em Losail, Fabio Quartararo chegou em sétimo. O piloto de 15 anos chegou a liderar a disputa neste domingo.
 
Niccolò Antonelli também completou alguns quilômetros na ponta da tabela de tempos, mas acabou em oitavo. Francesco Bagnaia foi outro que andou muito bem, mas ficou com o nono posto. Brad Binder fecha o rol dos dez primeiros.
 
Com bom ritmo ao longo de todo o fim de semana, Miguel Oliveira sofreu um toque ainda na primeira curva e caiu. O português levantou e voltou para a pista, mas embora tenha feito uma bela prova de recuperação, não conseguiu passar do 16º posto.
 
Única mulher no grid deste domingo, María Herrera fechou sua primeira prova como titular no Mundial de Moto3 no 22º posto.

Saiba como foi o GP do Catar de Moto3:
 
A primeira prova da temporada 2015 do Mundial de Moto3 começou com Alexis Masbou na pole-position. No GP de número 141 da carreira, o piloto do Team Germany encerrou um jejum de franceses na pole da categoria de entrada do certame que vinha desde o GP da Austrália de 2011, quando Johann Zarco iniciou a prova das 125cc na ponta.
 
0s067 mais lento que Masbou na classificação, Isaac Viñales igualou seu melhor resultado na carreira e vai largar em segundo, à frente de Niccolò Antonelli. Francesco Bagnaia aparece na sequência, registrando o melhor grid de sua carreira.
 
John McPhee aparece em quinto, seguido por Fabio Quartararo. O sexto lugar do piloto de 15 anos iguala o desempenho registrado por Romano Fenati no GP do Catar de 2012. As duas marcas representam o melhor desempenho de um debutante na história da Moto3 — em sua prova de estreia no campeonato, o italiano que agora veste as cores do Team Sky VR46 ficou com o segundo posto do pódio. 
 
A sétima colocação no grid ficou com o italiano Andrea Locatelli, com Miguel Oliveira, que estreia na Red Bull KTM Ajo neste fim de semana, ocupando o oitavo posto. Companheiros de Kiefer, Danny Kent e Éfren Vázquez completam a lista dos dez primeiros no grid.
Enea Bastianini fez uma bela prova de recuperação neste domingo (Foto: Gresini)
Os pilotos da Moto3 entraram na pista para a primeira prova do ano pouco após o pôr do sol e, assim, encontraram temperaturas mais altas na pista. Perto do início da corrida, os termômetros mediam 23°C no ambiente, com o asfalto chegando aos 34°C. Ao contrário do que aconteceu durante os treinos livres, os ventos ganharam em velocidade, chegando aos 19 km/h.
 
Para este fim de semana, a Dunlop, fornecedora única da categoria, levou os pneus dianteiros e traseiros médios e duros, identificados pelo nome da fabricante escrito em cor prata em uma faixa amarela e com amarelo escrito em preto, respectivamente.
 
Na prova deste domingo, os pilotos seguiram a tendência de usar um par de pneus médios, com exceção de Hiroki One, que calçou a traseira da Honda 76 com um composto duro.
 
Na volta de instalação, Gabriel Rodrigo teve problemas para ligar sua KTM e foi enviado ao pit-lane, de onde teria de largar.
 
Quando as luzes se apagaram na reta de Losail, o experiente Masbou manteve a ponta, com Antonelli assumindo o segundo posto, à frente de McPhee e Quartararo. Miguel Oliveira optou por uma linha diferente, mas foi tocado por Bagnaia na curva um e caiu.
 
Ainda no giro inicial, Antonelli atacou Masbou e passou, levando o troco na sequência. O francês insistiu e recuperou a posição, mas foi ultrapassado pouco depois.
 
Binder partiu para o ataque e passou Masbou na curva um, que reagiu com uma ultrapassagem dupla, retomando o comando da prova. Na sequência, Antonelli voltou a assumir a liderança, à frente de Brad e Quartararo Masbou caiu para quarto, à frente de Bagnaia, McPhee, Kent, Viñales e Vázquez.
 
Niklas Ajo não teve um bom início de temporada e caiu ainda no início da prova, abandonando a disputa. O finlandês escapou ileso do acidente.
 
Na abertura do terceiro giro, Quartararo se posicionou bem na reta e se colocou em primeiro a curva 1 de Losail, à frente de Binder, Bagnaia, Kent e Masbou. O francês #20 faz sua estreia no Mundial.
 
Na saída da curva 13, Quartararo errou e permitiu a aproximação dos rivais. Na reta, o top-5 se juntou, com Kent assumindo o comando da disputa. Fabio comete um novo erro e caiu para a quarta colocação, atrás de Danny, Binder e Masbou. 
 
Experiente, Vázquez começou a chegar nos ponteiros e subiu para a terceira posição depois de passar Quartararo e Masbou na reta de Losail.
 
Na quarta das 18 voltas da disputa, Kent liderava com 0s174 de vantagem para Binder. Vázquez vinha na sequência, à frente de Masbou, Vázquez, Quartararo, Antonelli, Bagnaia, Viñales, Navarro e McPhee. O top-11, aliás, seguia coladinho no Catar.
 
Na abertura do giro seguinte, Binder conseguiu mergulhar por dentro nos primeiros metros da pista catari e se instalou na ponta. Masbou subiu para segundo momentaneamente, mas Kent consegui recuperar a posição. Vázquez era o quarto, seguido por Antonelli, Bagnaia e Quartararo. 
 
Na quinta, ZulFahmi Khairuddin foi tocado por trás por Jules Danilo e caiu. 
 
Na ponta, Masbou conseguiu voltar à liderança na curva 1, seguido por Antonelli, Binder, Vázquez, Kent e Quartararo. 
 
Como sempre acontece na categoria inicial do Mundial de Motovelocidade, o ponteiro não conseguia se afastar do pelotão, o que resultava em muitas trocas de liderança.
 
Na abertura da sexta volta, Antonelli cruzou a reta na liderança, mas viu Vázquez aproveitar o vácuo da concorrência para mergulhar na frente na curva 1. Masbou caiu para segundo, seguido por Binder, Bagnaia, Antonelli, Jorge Navarro e Enea Bastianini.
 
Antes de chegar à curva 11, Masbou atacou para recuperar a ponta, com Bagnaia saltando para a segunda colocação. De novo na reta, Éfren fez bom uso do rastro dos rivais para entrar primeiro na curva 1, assumindo a ponta. Bagnaia era o segundo, à frente de Masbou e Navarro.
 
Pouco depois, Bagnaia passou e assumiu a ponta, mas levou o troco pouco depois. Masbou aparecia na terceira colocação. 
 
Na décima volta, Hiroki Ono caiu e abandonou a disputa. O japonês, que era o único do grid com um pneu duro na traseira, fazia sua estreia no Mundial de Moto3.
 
21º no grid, Bastianini vinha em uma bela prova de recuperação e entrou definitivamente na briga pela vitória na nona volta, quando passou a ocupar o terceiro posto, à frente de Kent, Bagnaia, Masbou, Navarro, Quartararo, Viñales e Antonelli.
 
Quem também abandonou a prova mais cedo foi Remy Gardner. O filho de Wayne caiu, mas escapou ileso do acidente.
Danny Kent ficou com o terceiro posto em Losail (Foto: Divulgação/MotoGP)
Vázquez conseguiu retomar a liderança da prova, mas foi batido por Kent pouco depois. Éfren acabou perdendo espaço e caiu para a quinta colocação, atrás de Danny, Binder, Bagnaia e Bastianini.
 
Um pouquinho atrás, Quartararo e Viñales tiveram um ligeiro toque, mas se seguiram na pista, em sétimo e décimo, respectivamente.
 
Na décima volta, Livio Loi também de despediu da prova mais cedo após um tombo. 
 
Danny Kent abriu o 11º giro ainda na liderança, com Binder passando Bastianini para se instalar na segunda colocação. Bagnaia era o quarto, com Vázquez e Quartararo fechando o top-6.
 
Com o decorrer da prova, o top-5 se afastou do grupo. Sexto colocado, Antonelli tinha mais de 1s de atraso para Bastianini, mas vinha reduzindo a diferença.
 
Na ponta, Kent seguia pressionado por Bagnaia, mas matinha a ponta. Bastianini era o terceiro, à frente de Binder, Vázquez, Antonelli, Quartararo, Navarro e Masbou. 
 
Na reta de Losail, Bastianini conseguiu se aproximar para assumir a liderança na curva 1. Bagnaia subiu para segundo, à frente de Kent e Vázquez. Éfren, aliás, atacou o companheiro de Kiefer e passou, subindo para terceiro.
 
Aproveitando o bom rendimento da Mahindra, Bagnaia tomou a ponta, mas levou o troco quase que imediatamente. Vázquez era terceiro, à frente de Kent, Binder e Quartararo.
 
Na abertura da 14ª volta, Vázquez voltou à liderança, seguido por Bagnaia, Kent e Bastianini. Francesco partiu para o ataque e recuperou a ponta, com Vázquez em segundo e Bastianini em terceiro.
 
No final do 15º giro, Vázquez retomou a liderança da prova, seguido por Bagnaia, Bastianini, Kent e Quartararo. Fabio logo atacou Danny e se instalou em quarto, colado no rival da Gresini.
Fabio Quartararo foi o melhor estreante na prova deste domingo (Foto: Repsol)
Sem muita demora, o #20 da Estrella Galicia 0,0 pulou para a segunda colocação, bem pertinho de Vázquez. Bastianini era o terceiro. Alguns metros depois, Fabio tomou a ponta, à frente de Éfren e Enea.
 
No mesmo giro, Vázquez retomou o comando, trazendo Bastianini junto. Quartararo caiu para terceiro, mas ainda colado nos ponteiros.
 
Bastianini tomou a ponta, mas foi ultrapassado por Vázquez e Quartararo pouco depois, caindo para terceiro, à frente de Bagnaia e Kent. 
 
Fechando o terceiro setor de Losail, Quartararo voltou a se colocar na liderança da prova com um mergulho por dentro, mas sem chance de escapar de Vázquez. Bagnaia subiu para terceiro, à frente de Bastianini.
 
O experiente Vázquez insistiu e recuperou a ponta, mas Bastianini conseguiu passar todo mundo para assumir a ponta. Éfren reagiu e voltou a comandar. No meio da confusão, Quartararo caiu para a sétima colocação, mas ainda perto da ponta. 
 
Bastianini conseguiu encontrar espaço mais uma vez e assumiu a ponta, à frente de Masbou, Kent e Vázquez. 
 
Nos metros finais, Masbou conseguiu dar o bote e garantiu o triunfo na primeira prova da temporada.
 

Moto3, GP do Catar, Losail, Final:

 
1
10
ALEXIS MASBOU
FRA
RTG Honda
38:25.424
18 voltas
2
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI Honda
+0.027
 
3
52
DANNY KENT
ING
KIEFER Honda
+0.142
 
4
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
KIEFER Honda
+0.288
 
5
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
+0.693
 
6
32
ISAAC VIÑALES
ESP
HUSQVARNA LAGLISSE
+0.765
 
7
20
FABIO QUARTARARO
FRA
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
+0.772
 
8
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
ONGETTA Honda
+0.773
 
9
21
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
ASPAR Mahindra
+0.909
 
10
41
BRAD BINDER
SAF
RED BULL KTM AJO
+1.317
NC
11
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
GRESINI Honda
+1.546
NC
12
9
JORGE NAVARRO
ESP
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda
+1.608
NC
13
98
KAREL HANIKA
TCH
RED BULL KTM AJO
+1.869
NC
14
65
PHILIPP OETTL
ALE
SCHEDL GP KTM
+2.504
NC
15
88
JORGE MARTÍN
ESP
ASPAR Mahindra
+5.119
NC
16
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
RED BULL KTM AJO
+6.814
NC
17
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
SEPANG KTM
+8.760
NC
18
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Mahindra
+9.259
NC
19
40
DARYN BINDER
RSA
AMBROGIO Mahindra
+11.385
NC
20
95
JULES DANILO
FRA
ONGETTA Honda
+27.616
NC
21
12
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+29.071
NC
22
6
MARÍA HERRERA
ESP
HUSQVARNA LAGLISSE
+29.266
NC
23
24
TATSUKI SUZUKI
JAP
CIP Mahindra
+29.436
NC
24
16
ANDREA MIGNO
ITA
VR46 KTM
+29.485
NC
25
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
AMBROGIO  Mahindra
+29.770
NC
26
53
MARCO BEZZECCHI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+46.295
NC
27
91
GABRIEL RODRIGO
ARG
RBA KTM
+46.406
NC
28
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
SEPANG KTM
+1:04.409
NC
29
61
LORIS CRESSON
BEL
RBA KTM
+1:40.606
NC
 
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
+1 volta
NC
 
11
LIVIO LOI
BEL
RW Kalex KTM
NC
NC
 
76
HIROKI ONO
JAP
KIEFER Honda
NC
NC
 
2
REMY GARDNER
AUS
CIP Mahindra
NC
NC
 
31
NIKLAS AJO
FIN
RBA KTM
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
ALEXIS MASBOU
FRA
RTG Honda
2:06.170
153.5 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI Honda
2:06.560
153.0 km/h
RECORDE
ALEXIS MASBOU
FRA
ONGETTA Honda
2:05.862
153.8 km/h
MELHOR VOLTA
ALEXIS MASBOU
FRA
ONGETTA Honda
2:05.862
153.8 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 23ºC | pista: 34ºC

#GALERIA(5260,92954)

A PRIMEIRA DE DUAS

Sebastian Vettel e a Ferrari fizeram valer uma estratégia certeira neste domingo (29) para vencer a poderosa Mercedes na Malásia. Com um desempenho impecável, o alemão não deu chances e conquistou a primeira vitória como piloto da equipe italiana. Desta vez, os prateados tiveram de se contentar em completar o pódio, com Lewis Hamilton à frente de Nico Rosberg. Felipe Massa terminou a etapa malaia em sexto, enquanto Felipe Nasr ficou em 12º.

DEU RUIM

O sexto lugar de Felipe Massa no GP da Malásia não foi muito satisfatório para o brasileiro. Embora Massa tenha começado a prova muito bem, acabou brigando com Valtteri Bottas pelo quinto lugar após um problema na segunda parada nos boxes. Além do problema no pit, outra coisa que perturbou Massa foi a vitória de Sebastian Vettel e a quarta posição de Kimi Räikkönen, que se recuperou de forma impressionante. A equipe vermelha dá indícios claros de estar um passo à frente da Williams.

BORRÃO

A esta altura do campeonato, a FIA já está querendo lavar com pimenta e sabão a boca de Sebastian Vettel. O alemão não se preocupou em usar as palavras mais lindas e polidas depois de vencer o GP da Malásia em sua segunda aparição como piloto da Ferrari. Nas voltas finais, ao se ver dentro do carro vermelho na liderança em Sepang, a cabeça de Vettel foi tomada por pensamentos que o deixaram receoso. Ou melhor, com a sensação popularmente conhecida como 'cagaço',

DEIXOU CHEGAR

O segundo lugar não anda no vocabulário de Lewis Hamilton faz um tempo, mas ele teve de olhar no dicionário duante o GP da Malásia deste domingo (29). Sebastian Vettel comandou uma grande prova, bateu as duas Mercedes em condições normais e mostrou que se é uma briga que todos querem, briga terão. Hamilton largou na frente, não teve problemas, mas foi batido por uma exibição forte e uma estratégia acertada de Vettel e da Ferrari. Restou a Lewis o segundo lugar e parabenizar os rivais.

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