Viñales reafirma desrespeito da Yamaha e promete “copiar tudo” de Quartararo em Assen

Espanhol voltou a afirmar o incômodo com a situação dentro da equipe e avaliou que a única solução é preparar a YZR-M1 da mesma forma que o companheiro de equipe

Como foi o GP da Alemanha de MotoGP vencido por Marc Márquez (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Maverick Viñales prometeu “copiar tudo” de Fabio Quartararo no GP da Holanda deste fim de semana. Irritado com a Yamaha, o espanhol avaliou que a única saída é usar uma moto exatamente igual à do companheiro de equipe, mesmo reconhecendo que está não é a melhor solução.

O ex-Suzuki escancarou a insatisfação com a fábrica dos três diapasões ao terminar o GP da Alemanha na última colocação. Após a corrida da semana passada, Maverick afirmou que se sentia desrespeitado e sem respaldo para encontrar uma solução para a performance instável da YZR-M1. O piloto deixou claro que a Yamaha insiste para que ele use o acerto do líder do Mundial, mas frisou que isso não deveria acontecer, já que os dois pilotam de maneiras diferentes.

WEB STORIES
⇝ Fatos e curiosidades do GP da Holanda de MotoGP
⇝ Como está o grid da MotoGP para a temporada 2022

Maverick Viñales (Foto: Yamaha)

LEIA TAMBÉM
⇝ Marc Márquez agarra chance e interrompe calvário para manter reinado em Sachsenring
⇝ Quartararo amplia liderança na MotoGP com pódio na Alemanha. Confira classificação
⇝ Vitória de Marc Márquez anima, mas pouco muda situação ruim da Honda na MotoGP
⇝ Com oito motos, Ducati investe na juventude e prepara bases de futuro forte na MotoGP

Passados alguns dias desde a corrida de Sachsenring, Viñales reafirmou a insatisfação, especialmente pelo resultado na etapa alemã.

“Não me sinto respeitado como piloto, pois nunca estive nesta situação antes: terminar em último em uma corrida. Não me lembro de nenhuma corrida na minha vida desde que era criança. Basicamente, é por isso que estou tão irritado”, disse Maverick.

Viñales abriu o ano com vitória no GP do Catar, mas, desde então, tem tido um campeonato marcado pela irregularidade, especialmente por conta de problemas de aderência na traseira. Buscando um retorno do que definiu como “investimento”, a Yamaha decidiu trocar Esteban García por Silvano Galbusera no comando da equipe no espanhol, mas, ao menos por enquanto, a mudança não deu resultados expressivos.

“Da forma como as coisas estão acontecendo é que eu não entendo nada. O problema é que quando eu tento encontrar uma solução [com a equipe], a resposta é a mesma e é: ‘Eu não sei’”, relatou. “O que é muito estranho para mim é Catar 1: como eu posso ter aquela superioridade em relação ao resto e aí perder tudo? Passei de primeiro a último. Talvez aqui eu possa ser primeiro outra vez. É muito estranho e, como piloto, é complicado para a motivação”, admitiu.

“É duro de aceitar, mas, no fim, não sabemos o que está acontecendo. Estou perguntando sempre a mesma coisa: ‘Por que no Catar estava funcionado de maneira aceitável e agora estamos essa posição?’ Para mim, é bem estranho e difícil de aceitar”, frisou.

Para piorar ainda mais a situação de Viñales, Quartararo comanda o Mundial e já soma três vitórias no ano. Assim, o Top Gun decidiu que vai simplesmente copiar o acerto da moto do francês no fim de semana.

“Com certeza, a solução é montar a mesma moto de Fabio, a mesma eletrônica, mesmos clicks, mesma suspensão, mesmo tudo para ver o que acontece, pois na resolvemos nada. Então aqui em Assen eu vou copier tudo. Tudo. Aí vamos ver”, avisou. “Não deveria ser assim. Você deveria fazer seu próprio acerto e fazer a moto para o seu estilo de pilotagem, mas nesta equipe eu sempre sigo o resto. É assim. E eu sou forçado a fazer isso, pois não posso continuar deste jeito, perdendo tempo, desperdiçando tempo e perdendo o feeling com a moto”, seguiu.

“Na Alemanha, caí sem motive, sem forçar. Neste domingo, vou copiar. Ele coloca uma suspensão mais dura? Vou fazer a mesma coisa? Com mais pré-load? Vou fazer a mesma coisa. Precisamos nos adaptar, esta é a verdade, e vou correr o risco, mas, pelo menos, estarei com a mesma coisa que o cara do outro lado da garagem”, concluiu.

A largada do GP da Holanda, nona etapa da MotoGP, está marcada para 9h (de Brasília) de domingo. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.