Michelin muda pneu dianteiro para GP da Áustria após problema com Oliveira na Estíria

Após o piloto da KTM ter de abandonar o GP da Estíria por causa de um problema com o pneu dianteiro, a fábrica francesa optou por modificar a alocação deste fim de semana

A MotoGP vai voltar ao Red Bull Ring neste fim de semana com uma alocação de pneus diferente. Na esteira de problemas enfrentados por Miguel Oliveira no GP da Estíria, a Michelin decidiu modificar o calçados dianteiros disponíveis para o GP da Áustria deste fim de semana.

Originalmente, a Michelin levou ao Red Bull Ring pneus dianteiros macios, médios e duros. As duas primeiras opções contavam com perfil simétrico, mas o mais resistente foi feito de forma assimétrica, com o lado direito mais firme, já que apenas três das dez curvas do traçado austríaco são para a esquerda.

Miguel Oliveira precisou abandonar por causa de um problema com o pneu dianteiro (Foto: KTM)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

No entanto, Oliveira teve de abandonar a corrida após sofrer um dano severo no dentro do pneu dianteiro. Por causa disso, a Michelin decidiu substituir o pneu duro assimétrico. Além do português, outros oito pilotos escolheram correr com o dianteiro duro: Danilo Petrucci, Dani Pedrosa, Iker Lecuona, Brad Binder, Aleix Espargaró, Álex Rins, Marc Márquez e Francesco Bagnaia.

“Um novo slick dianteiro duro simétrico vai substituir a opção assimétrica”, disse um porta-voz da Michelin à imprensa. “O resto da alocação será exatamente a mesma do último fim de semana”, seguiu.

Os franceses explicaram que Miguel foi o único a ter problemas com o pneu e garantiu que não se trata de uma questão estrutural.

“Estamos analisando o pneu que Miguel Oliveira usou. Este foi o único pneu que exibiu esse problema durante todo o fim de semana, muitos pneus desta especificação foram usados, especialmente no TL4. Não foi um problema estrutural, e só afetou partes da borracha da banda de borracha”, explicou. “Esta é uma decisão da Michelin, que foi tomada puramente como precaução por razões de segurança, e que conta com apoio total da Dorna”, completou.

MotoGP volta a acelerar no próximo domingo (15), com o GP da Áustria, novamente no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

LEIA TAMBÉM
Aos 42, Rossi decide por aposentadoria e encerra história na MotoGP em 2021
Maior da história ou não, Rossi teve impacto transformador e popularizou MotoGP
Ídolo, referência e lenda: mundo do esporte a motor reage à aposentadoria de Rossi
Obrigada, Vale
Martín tira atraso de lesão e ratifica adaptação rápida com vitória no GP da Estíria

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.