Michelin vê “necessidades diferentes” e leva pneus com borracha mais dura a Misano

A Michelin optou por levar a Misano pneus dianteiros com um composto de borracha mais dura por entender que as equipes têm hoje “necessidades ligeiramente diferentes”. Na traseira, os pneus serão os mesmos do GP de San Marino e da Riviera de Rimini do ano passado

A Michelin vai levar para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini deste fim de semana pneus dianteiros com um composto de borracha mais dura. A ideia da fábrica francesa é responder ao que considera “necessidades ligeiramente diferentes” das equipes. Na traseira, a especificação será a mesma do ano passado.

Diferente do que aconteceu em Aragão, onde o asfalto era novinho, Misano tem uma superfície conhecida, não só pela corrida, mas também pelos testes frequentes realizados no circuito Marco Simoncelli. Assim, a fabricante de Clermont-Ferrand usou os dados coletados para definir a mudança.

Relacionadas


“Estamos pensando nessas mudanças desde o ano passado e os dados coletados desde o início da temporada 2024 nos convenceram a dar esse salto e selecionar compostos com borracha mais dura na dianteira”, disse Piero Taramasso, chefe do programa de corridas de moto da Michelin. “Os pneus que trouxemos para cá na temporada passada estavam perfeitamente adaptados, e quebramos todos os recordes. No entanto, levando em conta o nível de performance das motos de 2024 e o número de vezes que foram recentemente melhoradas, percebemos que nossos parceiros agora têm necessidades ligeiramente diferentes dos pneus, especialmente dianteiros”, justificou.

“Foi por isso que nós tomamos essa decisão, para podermos oferecer aos pilotos uma performance ainda mais consistente, assim como uma sensação melhor”, justificou.

A Michelin vai levar um novo pneu dianteiro para Misano (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Taramasso apontou, ainda, que Misano é um traçado exigente com os pneus, mas garantiu que a combinação ofertada neste fim de semana vai atender às necessidades.

Misano é uma pista bastante plana e técnica, o que é exigente com os pneus, pois alterna entre curvas lentas e rápidas. Alguns setores, como o grampo da Tramonto, ou o Curvone, que tem uma curva longa para a direita em alta velocidade, gera um estresse significativo nos pneus”, apontou. “Sabemos que a combinação de compostos com a borracha mais dura, junto com o composto do pneu traseiro que transmite perfeitamente a potência para a pista, vai criar um coquetel de pneus ideal para uma boa performance”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de setembro, com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, 13ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.