Miller e Kent se enroscam no fim, e Márquez conquista em Motegi terceiro triunfo da temporada 2014 da Moto3

Aproveitando o erro de Danny Kent e Jack Miller nos metros finais do GP do Japão, Álex Márquez conquistou seu terceiro triunfo na temporada 2014 da Moto3. Éfren Vázquez e Brad Binder completam o pódio

A cobertura completa do GP do Japão no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Álex Márquez antecipou a festa da família e conquistou seu terceiro triunfo na temporada 2014 da Moto3 na manhã deste domingo (12) no Japão. Na casa da Honda, o piloto da Estrella Galicia 0,0 recebeu a bandeirada com 0s357 de vantagem para Éfren Vázquez, com Brad Binder completando o pódio.

Os mais novo dos irmãos de Cervera esteve na briga pela vitória desde o início do GP do Japão, mas tinha Jack Miller como principal rival. Adversários pelo título, os dois passaram a maior parte da corrida colados, com o australiano na ponta em boa parte do tempo. 
Álex Márquez dedicou triunfo no Japão a Jules Bianchi (Foto: Repsol)
A classificação do Mundial de Moto3 após o GP do Japão

Nas voltas finais, Danny Kent conseguiu uma boa recuperação, passou Márquez e começou a pressionar Miller. De tanto insistir, o britânico tomou a ponta, mas sem muito esforço para manter a posição, já que podia usar o vácuo para tomar a ponta na última curva e garantir a vitória. 

 
Na curva 11, entretanto, Kent e Miller escaparam da trajetória e acabaram atrapalhando um ao outro. Márquez, então, herdou a liderança e não rejeitou o presente, cruzando a linha de chegada na ponta pela terceira vez no ano.
Quem também tirou proveito da confusão de Miller e Kent foi Éfren Vázquez, que recebeu a bandeirada em segundo. Quebrando o domínio da Honda no top-3, Brad Binder, de Mahindra, completa o pódio.
 
John McPhee coroou seu bom fim de semana com um quarto lugar, à frente de Miller, que perdeu um pouco mais em relação a Márquez na luta pelo título. Kent ficou com o sexto posto.
 
Em uma boa atuação, Romano Fenati conseguiu se recuperar de uma largada ruim, mas não teve condições de descontar o atraso e entrar na briga pela vitória. O italiano recebeu a bandeirada em sétimo, à frente de Enea Bastianini e Niccolò Antonelli.
 
Álex Rins, por sua vez, foi um dos que mais perdeu no fim de semana. Fora da pista ainda nos primeiros metros, o espanhol precisou remar bastante, mas não conseguiu nada melhor que o décimo posto.
Jack Miller agora tem 25 pontos de atraso na briga pelo Mundial (Foto: Gold & Goose/KTM)
Com o resultado, Márquez chegou aos 231 pontos, levando a vantagem em relação a Miller para 25. Rins vem em terceiro, com 194. Além de aumentar a vantagem no Mundial de Pilotos, Álex também colocou a Honda à frente da KTM na disputa entre os construtores. 
 
Em sua primeira entrevista após a vitória, Álex dedicou o triunfo a Jules Bianchi, que luta pela vida em hospital japonês. O piloto da Marussia na F1 sofreu um gravíssimo acidente no domingo passado, quando colidiu com um trator que estava em uma área de escape da pista de Suzuka para remover um carro que tinha batido no giro anterior.
 

As imagens deste sábado em Motegi
#GALERIA(5106)

Saiba como foi o GP do Japão de Moto3:
 
As temperaturas caíram um pouco em Motegi em relação aos dias anteriores, mas as condições seguiam perfeitas para a corrida. Pouco antes da largada, os termômetros marcavam 19°C, com o asfalto chegando aos 28°C. A umidade relativa do ar estava em 55%, com os ventos soprando a uma velocidade de 8 km/h. 
 
Ainda se recuperando do estrago causado pelo tufão Phanfone, o Japão acompanha a aproximação do Vongfong, que atualmente está cruzando as ilhas do sul do país.
 
O Vongfong ganhou força na última terça-feira e se tornou o mais violento tufão registrado pelos meteorologistas na temporada. A tempestade, entretanto, permaneceu por um longo tempo no mar e foi perdendo força conforme se aproximava do Japão. 
Eric Granado fechou o GP do Japão em 16º (Foto: LaGlisse)
A passagem do Vongfong pelo arquipélago de Okinawa, no extremo sul do país, deixou um saldo de 20 feridos. 
 
Na manhã de sábado, a Agência de Meteorologia do Japão, anunciou que o Vongfong caiu da categoria de supertufão para tufão potente, mas segue muito forte, com ventos de até 230 km/h.
 
A última atualização feita pela agência colocava a região de Kanto sob aviso, o segundo dos quatro níveis de alerta. A expectativa é que o Vongfong chegue à área do circuito de Motegi na segunda-feira, já com ventos mais fracos. 
 
Pela segunda vez na carreira, Danny Kent tinha a pole-position. Na última vez em que esteve na posição de honra do grid, no GP do Japão de 2012, o britânico também conquistou sua primeira vitória no Mundial. Esta, aliás, também é a primeira pole da Husqvarna no campeonato.
 
Igualando seu melhor grid — Jerez de la Frontera e Silverstone —, Niccolò Antonelli tinha o segundo posto na ordem de partida, à frente de John McPhee, um debutante na primeira fila.
 
Em seu melhor grid desde o GP da Malásia do ano passado, Miguel Oliveira abre a segunda fila, seguido por Jack Miller. O piloto da Red Bull KTM Ajo, que liderou o Mundial até o GP de Aragão, não conseguiu terminar no pódio nas outras quatro ocasiões nesta temporada em que não conseguiu largar na primeira fila.
 
Atrás de Isaac Viñales, Álex Márquez abre a terceira fila do grid. O novo líder do Mundial, aliás, conquistou seu primeiro triunfo no campeonato na mesma pista de Motegi. 
 
Brad Binder aparece no oitavo posto, à frente de Álex Rins. Desde o início do ano passado, esta é a segunda vez que o piloto #42 inicia uma corrida fora do top-8 do grid — no GP de Indianápolis, o espanhol largou em 12º. Juanfran Guevara completa a lista dos dez primeiros na ordem de partida.
 
Único brasileiro no Mundial de Motovelocidade, Eric Granado se classificou em 21º para o GP do Japão. O piloto da LaGlisse anotou 1min58s121 em seu melhor giro na classificação, 1s566 mais lento que o tempo da pole. 
 
Durante o warm-up, Granado sofreu uma queda ao tocar a roda traseira de Rins. Apesar do susto com o impacto inicial, Eric deixou a pista caminhando.
Álex Rins escapou da pista nos metros iniciais e ficou apenas em décimo (Foto: Repsol)
Para a corrida deste domingo, a Dunlop, fornecedora única dos pneus da categoria, levou para Motegi o novo pneu dianteiro duro H2, que foi desenvolvido no Japão e testado na Europa visando a temporada 2015.
 
Além do pneu identificado pela escrita Dunlop na cor amarela, os pilotos também terão os compostos médios dianteiros, marcados com um selo prata, à disposição. Para a roda traseira, a fabricante levou pneus médios e macios, que podem ser reconhecidos pelo selo amarelo. 
 
Para a prova deste domingo, os pilotos da primeira fila optaram por um par de pneus médios, assim como aqueles que largaram entre o quinto e o 18º posto. Oliveira, por outro lado, apostou no dianteiro duro, colocando a borracha média apenas na traseira. Granado seguiu a maioria e optou pelo pneu médio.
 
Quando as luzes se apagaram em Motegi, Kent conseguiu manter a ponta, à frente de Antonelli e Miller, que fez uma ótima largada. McPhee caiu para terceiro. 
 
Nos primeiros metros, Rins escapou da pista e voltou para a prova apenas em 23º. Ainda na primeira curva, Niklas Ajo, Scott Deroue, Hikari Okubo e Sena Yamaha caíram, abandonando a disputa.
 
Assim, Kent seguia na ponta, à frente de Miller, Antonelli, Márquez, Binder, Oliveira, McPhee, Viñales, Bagnaia e Bastianini. Granado aparecia em 21º.
 
Pouco depois, Andrea Migno caiu e não se feriu. O italiano ficou tentando colocar a moto em funcionamento para voltar para a prova, assim como Matteo Ferrari, que também tentava voltar.
 
Confirmando o bom ritmo do fim de semana, Kent seguia na ponta e já tinha 0s141 de vantagem para Miller. Márquez, sem muita demora, se instalou em terceiro e logo passou a pressionar Jack pela segunda colocação. 
 
Ainda na segunda volta, Márquez registrou a melhor volta da disputa. Tentando fugir do piloto da Estrella Galicia 0,0, Jack partiu para o ataque, mas Kent conseguiu defender a liderança.
 
Por dento, Márquez passou Miller na segunda volta e assumiu o segundo posto, Jack deu o troco pouco antes da reta, mas levou o X na primeira curva. Aproveitando a movimentação adiante, Binder atacou o piloto da Red Bull KTM Ajo e assumiu o terceiro posto.
 
Pouco depois, com Kent escapando do pelotão, Miller passou Binder e voltou para o terceiro posto. O sul-africano também foi ultrapassado por Oliveira e caiu para quinto.
Danny Kent se atrapalhou no fim e perdeu pódio em Motegi (Foto: Gold & Goose/Ajo)
Lá atrás, Rins tentava se recuperar, mas vinha em 17º, 0s621 atrás de Jakub Kornfeil, que ocupava a posição da frente. Ainda mais atrás, Granado aparecia em 22º, 0s386 atrás de Luca Grünwald.
 
Rodando em segundo, Márquez recortou a vantagem de Kent e se colocou na briga pela ponta. Oliveira vinha junto, mas foi ultrapassado por Miller, que também pressionava pela liderança.
 
Márquez conseguiu passar e cruzou o túnel de Motegi na ponta, mas levou o troco de Miller pouco depois.
 
Miller atacou o piloto da Husqvarna e assumiu a ponta, enquanto Márquez despencou para a quinta colocação, atrás de Binder e Oliveira.
 
Completadas as cinco primeiras voltas da disputa, Miller, Kent, BInder, Oliveira, Márquez e McPhee formavam o primeiro pelotão, com Vázquez aparecendo em sétimo, 1s483 atrás do companheiro de equipe.
 
Pouco depois, Binder passou Kent e assumiu o segundo posto. Na sequência, o britânico foi deixado para trás por Márquez. McPhee vinha em quinto, à frente de Oliveira. Rins continuava escalando o pelotão e ocupava o 14º lugar.
 
Na sexta volta, Alexis Masbou caiu e se despediu da corrida.
 
Márquez aproveitou o vácuo de Binder para se posicionar e ultrapassar o piloto da África do Sul na entrada da curva cinco, recuperando a segunda colocação. Miller vinha na ponta, 0s084 à frente.
 
Ainda com chances matemáticas no Mundial, Fenati também vinha tentando se recuperar de uma classificação ruim. Nessa primeira parte da disputa, o pupilo de Valentino Rossi aparecia em 11º.
 
De olho em retomar a ponta, Kent passou Binder na curva um e recuperou o terceiro posto. Márquez era o próximo alvo.
 
Entrando na curva V, os três ponteiros ficaram lado a lado, mas Miller conseguiu se manter na ponta. Pouco depois, Márquez conseguiu passar.
 
Metros mais tarde, Miller atacou e recuperou a liderança na curva cinco, trazendo Binder junto. Márquez caiu para terceiro, à frente de Oliveira, McPhee, Vázquez e Kent. 
 
Na nona volta, Juanfran Guevara caiu e abandonou a disputa no Japão. No giro seguinte, Jakub Kornfeil e Jorge Navarro caíram e as motos ficaram no meio da pista. O tcheco foi ao chão primeiro e a moto da LaGlisse foi atingida pelo piloto da Marc VDS.
 
Alheios aos problemas dos rivais, Miller se mantinha na liderança, à frente de Márquez, Binder, McPhee, Oliveira, Kent e Vázquez. Rins já aparecia em oitavo, 3s5 atrás de Éfren, que ocupava a posição da frente. Granado era 18º.
 
Na 11ª volta, Márquez ficou lado a lado com Miller na curva 90° e conseguiu tomar a frente. Pouco depois, Oliveira sofreu um violento high-side e foi removido da pista de maca.
 
Metros adiante, Miller colocou por dentro e passou Márquez, voltando ao comando da disputa.
 
Enquanto o primeiro pelotão se revezava na liderança, mais atrás as coisas seguiam na mesma temperatura. Fenati deixou Bastianini e Rins para trás de assumiu o sétimo posto, mas foi superado por Enea pouco depois.
Jakub Kornfeil sofreu uma queda feia em Motegi (Foto: LaGlisse)
Mais atrás, Granado assumiu o 16º posto com um pequeno acidente de Grünwald, que despencou para 21º. O brasileiro agora tinha 2s326 de atraso para Alessandro Tonucci, o 15º.
 
Mesmo envolvido em uma disputa por posição, Fenati foi conseguindo recortar o atraso para o primeiro pelotão. Com seis voltas para o fim, o italiano tinha 4s772 de atraso para Vázquez, o sexto colocado. 
 
Na ponta, Miller seguia liderando à frente de Márquez. McPhee vinha em terceiro, com Binder e Kent brigando pelo quarto posto.
 
Nas retas de Motegi, Márquez seguia se colocando ao lado de Miller, mas sem conseguir passar. McPhee era o terceiro, seguido por Binder, Vázquez, Kent, Fenati, Bastianini e Rins. 
 
Com um ritmo bem bom, Márquez parecia guardar uma surpresinha para Miller para os metros finais. O espanhol tinha uma chance real de vencer em Motegi e ampliar sua vantagem no comando do Mundial.
 
Binder ocupava o terceiro posto, à frente de Vázquez, Kent, McPhee, Fenati, Rins, Bastianini e Viñales. Granado era 16º.
 
Na abertura do 18º giro, Márquez voltou a se colocar do lado de Miller, mas seguiu em segundo, colado no ponteiro. Vázquez era o terceiro, à frente de Binder e Kent.
 
Mais adiante, Álex passou Jack, mas levou o troco pouco depois. Kent também conseguiu passar Vázquez e subiu para terceiro. 
 
Perseguindo Miller, Márquez foi ultrapassado por Kent, que se colocou em segundo, voltando, definitivamente, para a briga pela vitória.
 
Na última volta, Márquez passou Kent, mas levou o troco, ficando em terceiro. O britânico vinha perseguindo Miller, bem colado no líder.
 
Com menos de meia volta para o fim, Kent assumiu a ponta, mas não dificultou muito a vida de Miller, já que queria usar o vácuo para garantir a vitória. 
 
Nos metros finais, Miller e Kent escaparam da linha na curva 11 e acabaram atrapalhando um ao outro. Márquez herdou a ponta e recebeu a bandeirada na frente, com 0s357 de vantagem para Vázquez. Binder completou o pódio.
 

Moto3, GP do Japão, Motegi, Final:

 
1
12
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
39:26.830
20 voltas
2
7
ÉFREN VÁZQUEZ
ESP
RTG Honda
+0.357
 
3
41
BRAD BINDER
SAF
AMBROGIO Mahindra
+0.484
 
4
17
JOHN McPHEE
ING
RTG Honda
+0.672
 
5
8
JACK MILLER
AUS
AJO KTM
+1.161
 
6
52
DANNY KENT
ING
AJO Husqvarna
+1.796
 
7
5
ROMANO FENATI
ITA
VR46 KTM
+5.927
 
8
33
ENEA BASTIANINI
ITA
GRESINI KTM
+6.025
 
9
23
NICCOLÒ ANTONELLI
ITA
GRESINI KTM
+6.527
 
10
42
ALEX RINS
ESP
ESTRELLA GALICIA Honda
+6.686
 
11
25
ISAAC VIÑALES
ESP
LAGLISSE KTM
+6.988
 
12
98
KAREL HANIKA
TCH
AJO KTM
+18.713
 
13
14
FRANCESCO BAGNAIA
ITA
VR46 KTM
+18.757
 
14
63
ZULFAHMI KHAIRUDDIN
MAL
ONGETTA Honda
+19.242
 
15
19
ALESSANDRO TONUCCI
ITA
CIP  Mahindra
+19.664
 
16
57
ERIC GRANADO
BRA
LAGLISSE KTM
+24.788
 
17
65
PHILIPP OETTL
ALE
INTERWETTEN Kalex KTM
+40.080
 
18
38
HAFIQ AZMI
MAL
SIC-AJO KTM
+40.154
 
19
95
JULES DANILO
FRA
AMBROGIO Mahindra
+40.888
 
20
13
JASPER IWEMA
HOL
CIP Mahindra
+41.011
 
21
43
LUCA GRÜNWALD
ALE
KIEFER Kalex KTM
+1:00.736
 
22
4
GABRIEL RAMOS
VEN
KIEFER Kalex KTM
+1:01.752
 
23
55
ANDREA LOCATELLI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+1:10.995
 
24
3
MATTEO FERRARI
ITA
TEAM ITALIA Mahindra
+1 volta
 
 
44
MIGUEL OLIVEIRA
POR
MAHINDRA
NC
 
 
58
JUANFRAN GUEVARA
ESP
ASPAR Kalex KTM
NC
 
 
84
JAKUB KORNFEIL
TCH
LAGLISSE KTM
NC
 
 
99
JORGE NAVARRO
ESP
MARC VDS KTM
NC
 
 
10
ALEXIS MASBOU
FRA
ONGETTA Honda
NC
 
 
31
NIKLAS AJO
FIN
AJO Husqvarna
NC
 
 
16
ANDREA MIGNO
ITA
MAHINDRA
NC
 
 
83
HIKARI OKUBO
JAP
HOT RACING Honda
NC
 
 
9
SCOTT DEROUE
ALE
RW Kalex KTM
NC
 
 
81
SENA YAMADA
JAP
LIBERTO Honda
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
POLE
DANNY KENT
ING
AJO Husqvarna
1:56.555
148.2 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA KTM
1:57.112
147.5 km/h
RECORDE
ÁLEX MARQUEZ
ESP
ESTRELLA GALICIA KTM
1:58.380
146.0 km/h
MELHOR VOLTA
DANNY KENT
ING
AJO Husqvarna
1:56.555
148.2 km/h
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 19ºC | pista: 28ºC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.