Mir bate Fenati e Martín nos metros finais de prova movimentada em Barcelona e vence pela quarta vez no ano na Moto3
Joan Mir aproveitou os metros finais do GP da Catalunha para bater Romano Fenati e Jorge Martín e conquistar seu quarto triunfo na temporada. O #36 da Kiefer sai de Montmeló ainda mais líder da Moto3
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Joan Mir deixou para trás o sétimo lugar do GP da Itália em grande estilo. Neste domingo (11), o piloto da Kiefer foi impecável nos metros finais do GP da Catalunha e conquistou a quarta vitória na temporada 2017 da Moto3.
Largando na primeira fila, o #36 esteve na briga pela vitória ao longo das 22 voltas da corrida, mas teve de encarar um inspirado Romano Fenati e Jorge Martín, que segue em busca do primeiro triunfo.
A classificação do Mundial de Motovelocidade após o GP da Catalunha |
Joan Mir venceu pela quarta vez no ano (Foto: Kiefer)
Nos metros finais, Mir conseguiu se impor e recebeu a bandeirada com 0s191 de margem para Fenati, com Martín completando o top-3.
Enea Bastianini também brigou na ponta, mas acabou em quarto, à frente de Arón Canet, Marcos Ramírez, Andrea Migno e Fabio Di Giannantonio. Niccolò Antonelli e Nicolò Bulega completam o top-10.
Pouco depois da bandeirada, a direção de prova anunciou punições de 0s5 a Antonelli, John McPhee e Migno por excederem o limite da pista. Aleix Viu também foi sancionado, neste caso com 2s. Assim, Di Giannantonio ficou em sétimo, à frente de Migno, Bulega e Tatsuki Suzuki. Antonelli caiu para 11º, seguido por McPhee.
Com o resultado, Mir chegou aos 133 pontos e lidera o Mundial com 45 de vantagem para Fenati, que avançou para o segundo lugar da classificação. Canet tem o terceiro posto, com Di Giannantonio e Migno completando o top-5.
Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:
Relacionadas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
A previsão do tempo foi certeira em Montmeló e o domingo amanheceu ainda mais quente. Pouco antes da largada da Moto3, os termômetros marcavam 31°C, com o asfalto chegando a 40°C. A velocidade do vento era de 8 km/h.
Pela quinta vez no ano, Jorge Martín tinha a pole-position. Arón Canet se classificou em segundo, mas foi punido por rodar lento no treino classificatório e perdeu três posições no grid, mesma pena aplicada a Nicolò Bulega e Andrea Migno.
Neste fim de semana, os pilotos da Moto3 tinham a opção de usar pneus dianteiros macios ou médios ‘M’ e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. No grid, uma escolha totalmente uniforme: todos os pilotos com a borracha mais resistente disponível.
Na hora as largada, foi Guevara quem saiu melhor e entrou primeiro na curva um, à frente de Fenati, Mir, Canet, Di Giannantonio e Bastianini. Martín caiu para sétimo.
Ainda nos metros iniciais, Fenati a tomou a ponta de Guevara e assumiu o comando da prova, com Mir aparecendo para pressionar o italiano, à frente de Canet.
Na passagem seguinte, Mir aproveitou a longa reta catalã para assumir a ponta, mas não conseguiu escapar do pelotão. No giro seguinte, Canet usou o vácuo para entrar primeiro na curva um, seguido por Romano, Di Giannantonio, Mir e Martín.
De novo na reta, Fenati pulou para a ponta, mas Martín deu o bote pouco depois. Canet caiu para terceiro, à frente de Di Giannantonio e Mir.
Em meados da quinta volta, Canet tomou a liderança, à frente de Fenati e Martín, que estabeleceu um novo recorde para a pista: 1min53s861.
Na sequência, foi a vez de Di Giannantonio assumir a liderança, mas o comando do #21 durou pouco, já que Martín apareceu para retomar a ponta. Fenati era terceiro, à frente de Mir e Canet.
Com 15 voltas para o fim, Gabriel Rodrigo caiu na curva 15 e acabou atingido pela moto. O argentino, que volta de cirurgia após fraturar a clavícula, não aparenta ter se ferido com gravidade, mas saiu da pista de maca.
Enquanto isso, Canet voltou ao comando, mas perdeu pouco depois, com Fenati pulando para a frente na reta. Na sequência, Martín assumiu a ponta, enquanto Di Giannantonio escapou da pista e caiu para sexto.
No giro seguinte, Fenati assumiu a liderança mais uma vez, mas perdeu pouco depois, com Canet assumindo a liderança, à frente de Martín e Mir.
Com 12 voltas para o fim, Martín tinha a ponta, à frente de Mir, Canet e Fenati. Um segundo pelotão vinha ligeiramente atrás, liderado por Di Giannantonio, com Bastianini, Ramírez e Suzuki. Nono, Migno tinha mais de 2s de atraso para o oitavo colocado.
Na reta, Fenati adotou uma linha diferente e entrou em segundo na curva um, lançando mão de uma manobra por dentro para tomar a liderança na curva seguinte.
Como sempre, as coisas mudaram na reta, com Canet tomando a ponta. O espanhol ficou por lá o giro todo, mas Martín deu o bote na volta seguinte, com Mir assumindo o segundo posto, antes de ser superado por Fenati.
Pouco depois, Martín se defendeu bem do ataque de Fenati, mas o italiano insistiu e tomou a primeira posição metros depois. Mir era terceiro, à frente de Ramírez e Canet.
Martín subiu para a liderança pouco depois, com Mir em segundo e Ramírez assumindo o terceiro posto. Di Giannantonio era o quarto, à frente de Bastianini, Fenati e Canet.
Na reta de Montmeló, Martín, de novo, conseguiu defender a ponta, mas Mir passando Ramírez depois de uma inversão de posições metros antes. Mais atrás, com Bulega no comando, o pelotão ia se aproximando.
Na 17ª volta, Fenati foi impecável e entrou primeiro na curva um, abrindo logo 0s4 de margem para Mir. Martín era o terceiro, à frente de Ramírez e Bastianini.
Enquanto Mir e Martín brigavam pelo segundo posto, Fenati aproveitou para escapar ligeiramente, nada que fosse muito significativa para garantir a vitória, mas…
Com três voltas para o fim, Mir colou em Fenati na reta e assumiu a liderança na entrada da curva um. Martín caiu para terceiro, à frente de Canet, Bastianini e Ramírez, que tinha errado a curva um. Pouco depois, Jorge passou Romano pela segunda colocação.
Na volta seguinte, Martín assumiu o comando depois de dividir a curva um com Fenati. Mir caiu para terceiro, à frente de Bastianini e Canet. Antes do fim do giro, Enea pegou o terceiro posto do líder da Moto3.
Fenati, mais uma vez, colou em Martín na reta, mas o espanhol conseguiu anular a tentativa do italiano. Mir, Canet e Bastianini vinham logo depois.
Mais adiante, Fenati deu uma erradinha e levou o bote de Mir, que atacou Martín pouco depois e assumiu o comando, seguindo na ponta até a bandeirada.
#GALERIA(7073)
Moto3, GP da Catalunha, Montmeló, Corrida:
1 | 36 | JOAN MIR | ESP | KIEFER Honda | 42:11.846 | |
2 | 5 | ROMANO FENATI | ITA | ONGETTA Honda | +0.191 | |
3 | 88 | JORGE MARTÍN | ESP | GRESINI Honda | +0.279 | |
4 | 33 | ENEA BASTIANINI | ITA | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | +0.462 | |
5 | 44 | ARÓN CANET | ESP | ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda | +0.674 | |
6 | 42 | MARCOS RAMÍREZ | ESP | WORLDWIDE KTM | +0.740 | |
7 | 21 | FABIO DI GIANNANTONIO | ITA | GRESINI Honda | +1.143 | |
8 | 8 | NICOLÒ BULEGA | ITA | VR46 KTM | +1.662 | |
9 | 24 | TATSUKI SUZUKI | JAP | SIC58 Honda | +1.863 | |
10 | 16 | ANDREA MIGNO | ITA | VR46 KTM | +1.889 | +0s5 |
11 | 23 | NICCOLÒ ANTONELLI | ITA | RED BULL KTM AJO | +2.588 | +0s5 |
12 | 17 | JOHN MCPHEE | ING | BRITISH TALENT TEAM Honda | +6.171 | +0s5 |
13 | 65 | PHILIPP OETTL | ALE | SCHEDL GP KTM | +8.631 | |
14 | 12 | MARCO BEZZECCHI | ITA | CIP Mahindra | +16.603 | |
15 | 64 | BO BENDSNEYDER | HOL | RED BULL KTM AJO | +17.089 | |
16 | 71 | AYUMU SASAKI | JAP | SIC Racing Team KTM | +17.128 | |
17 | 58 | JUANFRAN GUEVARA | ESP | RBA Mahindra | +21.614 | |
18 | 7 | ADAM NORRODIN | MAL | SIC Racing Team Honda | +22.362 | |
19 | 48 | LORENZO DALLA PORTA | ITA | ASPAR Mahindra | +22.718 | |
20 | 96 | MANUEL PAGLIANI | FRA | CIP Mahindra | +22.754 | |
21 | 41 | NAKARIN ATIRATPHUVAPAT | TAI | TEAM ASIA Honda | +22.888 | |
22 | 84 | JAKUB KORNFEIL | TCH | SAXOPRINT Peugeot | +23.376 | |
23 | 27 | KAITO TOBA | JAP | TEAM ASIA Honda | +24.243 | |
24 | 14 | TONY ARBOLINO | ITA | SIC58 Honda | +33.334 | |
25 | 11 | LIVIO LOI | BEL | KIEFER Honda | +33.396 | |
26 | 6 | MARÍA HERRERA | ESP | ARGIÑANO & GINÉS KTM | +1:10.768 | |
27 | 4 | PATRIK PULKKINEN | FIN | SAXOPRINT Peugeot | +1:33.544 | |
28 | 81 | ALEIX VIU | ESP | 42 MOTORSPORT KTM | NC | |
29 | 40 | DARRYN BINDER | RSA | WORLDWIDE KTM | NC | |
30 | 95 | JULES DANILO | FRA | ONGETTA Honda | NC | |
33 | 19 | GABRIEL RODRIGO | ARG | RBA Mahindra | NC | |
34 | 63 | VICENTE PÉREZ | ESP | AVINTIA ACADEMY KTM | NC | |
POLE | JORGE MARTÍN | ESP | GRESINI Honda | 1:53.368 | 147.8 km/h | |
VOLTA MAIS RÁPIDA | JORGE MARTÍN | ESP | GRESINI Honda | 1:53.861 | 147.1 km/h | |
RECORDE | JORGE MARTÍN | ESP | GRESINI Honda | 1:53.861 | 147.1 km/h | |
MELHOR VOLTA | JORGE MARTÍN | ESP | GRESINI Honda | 1:53.368 | 147.8 km/h | |
Condições do tempo | PISTA SECA | ar: 32ºC | pista: 45ºC |
A NOVA F1 SE APROXIMA MAIS DA INDY. E ÁUDIO EM MÔNACO É PROVA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }