MotoGP abre temporada de 2013 com dois dias de testes coletivos no circuito de Valência

A MotoGP iniciou os trabalhos para a temporada de 2013 nesta terça-feira (13) em Valência. Testes marcam retorno de Valentino Rossi à Yamaha e estreia de Marc Márquez na Honda

 

► Diretor do GP da Argentina garante que prova será confirmada com homologação da pista

O ano ainda não acabou, mas para os times da MotoGP a temporada de 2013 já começou. Nesta terça-feira (13) as equipes da classe rainha voltam ao circuito de Valência para dois dias de testes coletivos, mas as atividades devem ser atrapalhadas pela chuva, que já começou a interferir nas condições do asfalto.

 
A grande sensação do dia é o retorno de Valentino Rossi à Yamaha. O italiano decidiu voltar ao time que deixou em 2010 após duas temporadas muito difíceis com a Ducati. 
Rossi deixou os boxes pouco mais de 10 minutos após a abertura da pista (Foto: MotoGP)

O multicampeão volta a editar a parceria com Jorge Lorenzo e em suas declarações assumiu o posto de segundo piloto no time que ajudou a reerguer na temporada de 2004.
 
Outro foco de atenção em Valência nesta terça é o box de número nove, de onde Marc Márquez sairá para suas primeiras voltas na RC213V da Honda, equipe que defenderá em sua estreia na MotoGP.
 
A expectativa no jovem espanhol é alta, já ele encantou os fãs do Mundial de Motovelocidade com atuações de gala na Moto2. Além de se acostumar com os sistemas da moto, Marc também terá de se adaptar ao peso e a potência da RC213V e aos pneus Bridgestone. 
Márquez ainda não conseguiu testar a RCV por causa da chuva (Foto: MotoGP)

Mas as novidades não ficam só entre Honda e Yamaha. No box da Ducati também tem estreia: Andrea Dovizioso, que deixou a Tech 3 para assumir o posto de Rossi ao lado de Nicky Hayden.
 
O time satélite da Yamaha é outro que conta com um estreante. A equipe de Hervé Poncharal promoveu Bradley Smith da Moto2. O jovem britânico fica com a vaga de Dovizioso, ao lado de Cal Crutchlow. 
 
Quem também veio da Moto2 é Andrea Iannone, que fará seu debute na classe rainha pela Pramac. O italiano será companheiro de Ben Spies, mas o norte-americano não vai participar das atividades, pois ainda se recupera de lesões.
Dovizioso assumiu o posto de Rossi na Ducati (Foto: MotoGP)

Na LCR, as coisas seguem inalteradas. Stefan Bradl inicia os trabalhos para cumprir seu segundo ano de contrato com o time de Lucio Cecchinello após uma boa estreia na classe rainha.
 
Álvaro Bautista manteve sua vaga na Gresini, mas vai para pista com novo patrocinador e novas cores. Após sete anos, o time de Fausto Gresini encerrou a colaboração com a San Carlo e deu boas vindas à Go & Fun Energy Drink, dando adeus ao branco e pintando as motos da MotoGP e da Moto3 de preto.
 
A previsão é de chuva nos próximos dias, e a Yamaha não deve treinar em Valência nos dois dias. O time é esperado em Aragón na quarta, onde vai se juntar a equipes do Mundial de Superbike para dar sequência aos trabalhos. A equipe tenta fugir da chuva e da pressão da imprensa, que quer acompanhar todos os detalhes do retorno de Rossi. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.