MotoGP divulga calendário de 2023 com 21 etapas e GPs no Cazaquistão e na Índia

O Mundial de Motovelocidade divulgou nesta sexta-feira (30) o calendário provisório da próxima temporada. Programação começa em 26 de março, em Portugal, em termina em 26 de novembro, com o tradicional GP da Comunidade Valenciana. O GP de Aragão caiu para acomodar os recém-chegados GPs do Cazaquistão e da Índia

A MotoGP divulgou nesta sexta-feira (30) o calendário provisório da temporada 2023: no total, são 21 etapas, com a introdução dos GPs do Cazaquistão e da Índia e a saída do GP de Aragão. A previsão é que a temporada comece em 26 de março e termine oito meses depois, em 26 de novembro.

Tal qual já havia sido anunciado anteriormente, o Mundial de Motovelocidade vai abrir o ano com o GP de Portugal, já que Lusail, que tradicionalmente acomoda a abertura do campeonato está passando por reformas, o que empurrou o GP do Catar para o final da temporada.

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
🧮 Quartararo usa caos no Japão e amplia vantagem na MotoGP

Calendário provisório da MotoGP para 2023 (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Depois de Portimão, o campeonato atravessa o oceano e desembarca na América do Sul, onde realiza o GP da Argentina, em 2 de abril. Na sequência, no dia 16, o Circuito das Américas recebe o GP das Américas.

A chegada à Europa acontece em 30 de abril, com o GP da Espanha, em Jerez. Depois, o Mundial passa por França, Itália, Alemanha e Holanda. A estreante prova no circuito de Sokol, no Cazaquistão, foi marcada para 9 de julho, mas ainda depende da homologação da pista por parte da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Em 6 de agosto, Silverstone recebe o GP da Grã-Bretanha, que será seguido por Áustria, Catalunha e San Marino e Riviera de Rimini. O GP da Índia, em Buddh, está marcado para 24 de setembro, abrindo o giro por Ásia e Oceania. Esta corrida, porém, também depende da chancela da entidade máxima do esporte ao autódromo indiano.

O GP do Japão vem na sequência, seguido por Indonésia, Austrália, Tailândia e Malásia. O GP do Catar, como prova noturna, está agendado para 19 de novembro. O GP da Comunidade Valenciana encerra o ano em 26 de novembro.

A ausência de Aragão é resultado de um acordo entre os circuitos espanhóis, que concordaram com um rodízio no calendário, se revezando ano a ano. Assim, não se trata de uma saída definitiva do MotorLand.

Outra diferença em relação ao programa original de 2021 é a ausência do GP da Finlândia. Depois de seguidos cancelamentos, a prova no KymiRing sequer entrou na programação. Alguns rumores indicam que o autódromo está à beira da falência.

Além da estreia de duas novas praças, a temporada 2023 terá como grande novidade a adoção de um novo formato pela MotoGP, com corridas sprint em todas as corridas. A partir do próximo ano, todas as corridas serão no formato de rodadas dupla, com uma prova no sábado, mais curta, e outra no domingo, no formato tradicional.

O GP da Tailândia, 17ª etapa da temporada 2022 da MotoGP, está marcado para o próximo domingo (2), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Calendário MotoGP 2023:

DATAETAPACIRCUITO
26/3GP DE PORTUGALPORTIMÃO
2/4GP DA REPÚBLICA DA ARGENTINATERMAS DE RÍO HONDO
16/4GP DAS AMÉRICASCIRCUITO DAS AMÉRICAS
30/4GP DA ESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
14/5GP DA FRANÇALE MANS
11/6GP DA ITÁLIAMUGELLO
18/6GP DA ALEMANHASACHSENRING
25/6GP DA HOLANDAASSEN
9/7GP DO CAZAQUISTÃO¹SOKOL
6/8GP DA GRÃ-BRETANHASILVERSTONE
20/8GP DA ÁUSTRIARED BULL RING
3/9GP DA CATALUNHABARCELONA
10/9GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINIMISANO
24/9GP DA ÍNDIA¹BUDDH
1/10GP DO JAPÃOMOTEGI
15/10GP DA INDONÉSIAMANDALIKA
22/10GP DA AUSTRÁLIAPHILLIP ISLAND
29/10GP DA TAILÂNDIACHANG
12/11GP DA MALÁSIASEPANG
19/11GP DO CATAR²LUSAIL
26/11GP DA COMUNIDADE VALENCIANARICARDO TORMO
¹ Depende de homologação da FIM
² Prova noturna

LEIA TAMBÉM
Petrucci volta à MotoGP e substitui lesionado Mir na Suzuki no GP da Tailândia
MotoGP fecha acordo de 5 anos e vai correr no Cazaquistão a partir da temporada 2023
LCR confirma Nagashima como substituto de lesionado Nakagami no GP da Tailândia
Chefe admite que Aprilia “fodeu tudo” com erro no Japão: “Vamos analisar e melhorar”
Marc Márquez vê diferença e crê que “nível de 2019” é insuficiente na MotoGP atual
Ducati afaga Bagnaia após erro no Japão: “Revela espírito lutador de um campeão”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.