MotoGP fecha com Magneti Marelli, que passa a fornecer unidade única de controle eletrônico às equipes

A MotoGP anunciou nesta quarta-feira (26) acordo com a empresa italiana Magneti Marelli, que vai fornecer o sistema único de controle eletrônico para as equipes da classe rainha a partir de 2013

A MotoGP anunciou na manhã desta quarta-feira (26) que a empresa italiana Magneti Marelli vai disponibilizar para todas as equipes da classe rainha a opção de usar o sistema único de controle eletrônico, desenvolvido pela empresa, a partir de 2013. A medida é mais uma na busca dos organizadores em reduzir os custos da categoria principal e, assim, atrair mais fabricantes ao campeonato. Entretanto, cada equipe ainda tem a possibilidade de continuar usando seu próprio sistema. 

O acordo, que tem duração de quatro anos, vai possibilitar o acesso das equipes ao sistema eletrônico, que incluiu a unidade de controle dos chassis e do motor, como dados de bordo, bem como ferramentas para análise de informação e painel de instrumentos.


 
Empresa italiana será responsável pela contralina das equipes da MotoGP a partir de 2013 (Foto: Yamaha)

"Este sistema, que representa a mais avançada opção tecnológica oferecida pela Magneti Marelli, contará com o apoio permanente de técnicos em pista, bem como do desenvolvimento e evolução contínuos no seu centro de Pesquisa e Desenvolvimento para MotoGP na sede de Bolonha, que será especificamente criado por conta desse acordo", disse a nota da categoria.

"Não posso esconder o fato de que estou bastante contente com essa nova cooperação da Magneti Marelli. O acordo fechado agora com a companhia italiana serve para mostrar que a MotoGP incorpora e encoraja as mais recente e inovadoras tecnologias. A experiência desta companhia, que está no esporte a motor no mais alto nível há anos, representa também um passo importante para a categoria rainha", explicou Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, a empresa que organiza e promove a MotoGP.

A Magneti Marelli, que é uma subsidiária do Grupo Fiat, também é responsável pela parte eletrônica de várias equipes da F1.

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube